Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
O impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro
Psicologia e Vivências de Sala de Aula

Este estudo tem como objetivo geral analisar o impacto da aprendizagem humanística na adesão de alunos em escolas municipais nas comunidades de baixa renda da cidade do Rio de Janeiro. A metodologia privilegiou a revisão de literatura, do tipo bibliográfica. Foram utilizadas plataformas de pesquisas acadêmicas como SciELO e outras, a biblioteca virtual e física da Universidade Estácio de Sá, além de dados publicados por instituições públicas como o IBGE e o Tribunal de Contas do Rio de Janeiro. A elegibilidade deste estudo contemplou as seleções de pesquisas de livros e artigos entre 1972 a 2021 que analisam a aprendizagem humanística.

Relatos de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Faetec/RJ: empregabilidade e inclusão social
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste artigo é fazer um relato de experiência docente no curso de Condutor de Turismo Esportivo da Rede Faetec. Este estudo de caso possui natureza empírica, caráter exploratório e a análise de dados qualitativa. Realizou-se pesquisa documental e observação participante para descrever e analisar os dados. Conclui-se que o curso de Condutor de Turismo Esportivo ajuda a transformar a realidade socioeconômica, na medida em que qualifica pessoas que não consideravam os aspectos da prática esportiva, como viajantes que participam de eventos, torcedores e equipamentos para visitação.

A relevância histórica de Fédora do Rego Monteiro para o movimento modernista brasileiro e sua atuação nas artes em Pernambuco
História, Artes Plásticas e Educação Artística

Este artigo explora a relevância do trabalho da pintora Fédora do Rego Monteiro para o desenvolvimento do modernismo em Pernambuco durante as primeiras décadas do século XX. A pesquisa foi realizada com análise bibliográfica qualitativa do movimento modernista e do papel desempenhado por Fédora. Ao lado de seus irmãos, ela contribuiu para colocar Recife no mapa nacional do movimento artístico modernista enquanto ganhava reconhecimento (inter)nacional por suas pinturas. A pintora também envolveu-se com a educação artística ao fundar a Escola de Belas Artes do Recife, o que possibilitou o surgimento de novos artistas na região.

Intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Outras Mais Específicas

O presente trabalho tem como objetivo destacar as intervenções e contribuições psicopedagógicas nas escolas indígenas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica na qual buscam-se informações em revistas, periódicos e artigos científicos que possam subsidiar nas informações necessárias sobre o assunto abordado. Sabe-se da importância que a Psicopedagogia representa e demonstra nas escolas e entre as famílias que necessitam desse acompanhamento. No entanto, muitas dificuldades jurídicas são encontradas para que pouco se desenvolva a inserção desses profissionais de Psicopedagogia em instituições públicas.

Pibid de Ciências Biológicas: abordagem do tema solo no Ensino Fundamental
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O solo é um importante tema para ser trabalhado, pois por meio dessa temática é possível compreender a sua formação e sua importância no ambiente em que cada um está inserido. O presente trabalho teve como objetivo aprender mais sobre o solo por meio do ensino de Ciências por investigação. De início foi realizada uma atividade prática assíncrona sobre erosão do solo e posteriormente um encontro síncrono sobre formação do solo com os alunos do Pibid. Pode ser observado que os trabalhos foram importantes para entender a formação do solo e a importância da preservação da vegetação.

A importância do educador físico no Núcleo Ampliado de Saúde da Família de São Gonçalo
Educação Física

A Educação Física tem objetivos vinculados à saúde e ao bem-estar de todas as pessoas; por isso, buscar o melhor atendimento a toda a população, incluindo idosos, deficientes e estudantes é o caminho para o desenvolvimento do sujeito em sua integralidade. Este artigo traz algumas experiências em serviços públicos em São Gonçalo/RJ.

O uso de paródias musicais no ensino de Zoologia: Platyhelminthes
Zoologia, Biologia e Biociências e Música

As atividades lúdicas estimulam a criatividade e a socialização; aí se inserem as paródias, que podem facilitar a memorização de informações, pois a música é uma arte universal que une as pessoas. Uma atividade em Biologia empregou paródias para trabalhar conceitos e informações em Zoologia.

Diálogos entre circo, educação e saúde no contexto do Programa Mais Educação
Outras Mais Específicas e Política Educacional

Este relato objetiva produzir reflexões sobre as relações entre circo, saúde e educação no contexto do Programa Mais Educação, tendo como base uma experiência realizada na Escola Municipal Guimarães Rosa, localizada em Magalhães Bastos, na cidade do Rio de Janeiro, de 2016 a 2018. Reunimos evidências sobre benefícios físicos e mentais obtidos pelas crianças participantes do programa, que promoveu atividades circenses no ambiente da escola pública em horário de contraturno. Conclui-se que as artes circenses têm grande potencial para contribuir na superação de barreiras enfrentadas por crianças vulnerabilizadas.

Iniciativas interdisciplinares: diálogo entre a Ciência e a Arte como potencial nas aulas de Anatomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta os resultados de uma experiência didático-pedagógica desenvolvida por dois alunos monitores do Ensino Médio e um professor de Ciências. O relato de experiência constitui-se do período de monitoria na disciplina de Ciências em duas turmas do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Teve como objetivo analisar as experiências e impressões vivenciadas pelos alunos monitores durante as atividades de anatomia humana desenvolvidas em sala de aula por intermédio de uma iniciativa interdisciplinar artística. Os dados são relatos procedentes dos diários dos alunos monitores (impressões anotadas em um caderno periodicamente). Desta forma, os dados foram organizados e discutidos segundo determinadas categorias, como: a) Experiência da monitoria nas aulas de Ciências; b) Impressões das atividades artísticas no ensino de Ciências como prática pedagógica. A partir da disciplina de Arte, o recurso desenho/ilustração, possibilitou discutir e compreender conceitos da anatomia humana abordados na disciplina de Ciências. Os resultados encontrados revelam que o ensino mediado pela interdisciplinaridade contribui para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, permitindo múltiplas possibilidades para a construção do conhecimento científico.

Repensando a sala de aula: desafios e possibilidades da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

Neste artigo, discutimos o uso da metodologia da sala de aula invertida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a análise de experiências de dois professores de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Foram registradas as vivências dos docentes com o uso dessa metodologia em um trabalho interdisciplinar sobre Segurança Digital. As realidades revelaram desafios tanto para professores quanto para alunos. Os resultados destacam a necessidade de ampliar o debate sobre essa prática, enfatizando a formação continuada dos docentes e a mediação com várias ferramentas tecnológicas.