Biblioteca
Filtrar os artigos
Comunicando culturas: o papel da literatura surda no processo de ensino-aprendizagem do estudante surdo
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalA inclusão da pessoa surda na sociedade implica diretamente a compreensão de que esse indivíduo é constituído pela experiência visual. Logo, a sala de aula, como processo fundamental da inclusão, deve ser pautada na divulgação e na valorização da cultura surda. Este artigo apresenta uma investigação propondo a literatura surda como indutora da cultura e da identidade surdas, observando sua repercussão positiva na aprendizagem do estudante surdo. Selecionamos quatro artigos e uma dissertação para embasamento na problematização e propomos discussões reconhecendo a inclusão como proposta de transformação e valorização das diferenças.
A contação de histórias combinada aos princípios do Desenho Universal para Aprendizagem: uma prática inclusiva na Educação Infantil
Formação de ProfessoresContar histórias é uma prática ancestral, utilizada para compartilhar vivências reais ou fictícias, transmitir valores, saberes e tradições. Na Educação Infantil, as histórias têm o potencial de estimular o imaginário, despertar a curiosidade e auxiliar no processo de aprendizagem e de socialização. Este estudo ressalta a importância da contação de histórias nesse contexto, principalmente quando essa prática está combinada com os princípios norteadores do Desenho Universal para Aprendizagem, que busca minimizar as barreiras da inclusão na educação. Esta pesquisa explora as potencialidades e as possibilidades dessa combinação.
Observação do sol a partir de parceria com o Projeto Internacional Charlie Bates
GeografiaA oportunidade de observar astros celestes traz grande incentivo ao estudo de ciências, possibilitando ainda a divulgação junto ao público em geral, ressaltando as precauções necessárias para essa atividade.
Tecnologia educacional para o ensino de Zoologia: uso de guia eletrônico como ferramenta de aprendizagem e divulgação científica
Zoologia, Biologia e Biociências e Computação e TecnologiasO objetivo deste estudo foi catalogar e e digitalizar 105 espécimes, conservados no Museu de Zoologia UniSales e disponibilizá-los por uma plataforma web. Foram capturadas até dez imagens em diferentes planos de cada exemplar, evidenciando aspectos anatômicos e morfológicos dos animais, visando o acesso público. O site foi hospedado no GitHub Pages. Além disso, buscou-se compreender a percepção do potencial pedagógico do site do Museu por meio de um questionário quali-quantitativo aplicado a professores de Ciências; os resultados revelam a presença do uso de ferramentas digitais no ensino de Ciências, ressaltando seus benefícios.
Família-escola e as práticas pedagógicas na sociedade imagética
Educação a Distância e Formação de ProfessoresEm uma sociedade na qual a comunicação cada vez mais acontece de maneira virtual e por imagens, pensar as possibilidades da relação família-escola se faz presente no dia a dia escolar, sendo o objetivo deste trabalho. Estudos apontam para a importância dessa colaboração entre família e escola e o quanto ela pode ser benéfica para o aluno quando direcionada para seu o bem, ainda que também apontem para a “separação” relacional que ocorre entre ambas. Contudo, considerando a atualidade comunicacional, questiona-se quais são as práticas que podem vir a servir para essa colaboração de maneira eficaz na aprendizagem.
A contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde
Saúde, Biologia e Biociências, Formação de Professores e Instituição EscolaA Educação Científica e a Educação em Saúde são conceituadas como aplicações de distintos saberes relacionados ao desenvolvimento do ser humano. Dessa maneira, a escola é a fonte essencial para o conhecimento comum e para a integração com a comunidade. Por essa razão, é necessário que o educador seja um facilitador do conhecimento, pois deve fazer com que os discentes se apropriem do conhecimento cientifico. Nessa perspectiva, o presente trabalho ressalta a contribuição da Educação Científica para a promoção da Educação em Saúde. Para a realização deste trabalho foi realizado um estudo bibliográfico em artigos científicos de 1990 a 2016 encontrados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico e em alguns capítulos de livros.
A importância do ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes
Educação Especial e Inclusiva, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO ensino de Libras como segunda língua para crianças ouvintes supera barreiras linguísticas, promovendo a convivência com alunos surdos e garantindo interações nas escolas. Isso sensibiliza quanto às diferenças e incentiva o uso de Libras no cotidiano. No contexto inclusivo, permite que crianças ouvintes aprendam uma segunda língua e que alunos surdos utilizem sua língua materna, proporcionando uma aprendizagem significativa para todos. A motivação deste texto é apresentar a história das pessoas com deficiência, especialmente as surdas, destacando a necessidade de preparar o ambiente escolar e inserir o bilinguismo para interações entre ouvintes e surdos.
A importância de considerar o Fundeb como política pública de Estado na garantia do direito à Educação Básica
Direito e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo principal avaliar se a efetivação do direito à Educação Básica sofre implicações se o Fundeb for considerado política pública estatal. Definindo o caráter do fundo e avaliando alguns de seus aspectos financeiros, pretende-se analisar em que medida o programa contribui para a garantia do acesso à educação por parte da população brasileira e como a atribuição de um status estruturante pode se fazer necessária para que tais efeitos se prolonguem no tempo.
Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.
O Brasil do século XIX através do samba-enredo: levantamento inicial de possibilidades ligadas ao ensino culturalmente relevante
História, Música e Outras Mais EspecíficasDada a importância das práticas culturalmente relevantes para o ensino, propõe-se a utilização e valorização de aspectos e produtos da cultura nacional e local para tais atividades. Neste estudo são elencados 65 sambas-enredo, produtos culturais genuinamente nacionais e ligados diretamente ao carnaval capazes de percorrer a História do Brasil do século XIX, com o intuito de servir como fonte de pesquisa primária para professores interessados na adoção de práticas culturalmente relevantes em sala de aula.