Biblioteca
Filtrar os artigos
Ensino remoto emergencial e as competências tutoriais da Educação a Distância
Educação a Distância, Artes Plásticas e Educação FísicaEste artigo tem como objetivo refletir sobre as competências essenciais do tutor da Educação a Distância (EaD) agregadas no bom desempenho e condução do papel do professor no contexto do ensino remoto emergencial (ERE). As competências tutoriais gerenciais, tecnológicas, autoavaliativas, afetivas e pedagógicas são correlacionadas ao processo de ensino-aprendizagem das práticas das Artes Integradas na conjuntura do ERE. Trata-se de revisão bibliográfica e da prática com alunos da E. M. Dona Babita Camargos, em Contagem/MG. O autor sintetiza que ensino remoto emergencial não é Educação a Distância.
Currículo e Educação Física: uma reflexão sobre o espaço-tempo do esporte
Educação FísicaProblematiza-se o espaço-tempo do esporte no currículo da Educação Física como construtor de identidades. Opera-se com um aporte pós-estrutural do campo do Currículo para compreender esse espaço-tempo do esporte. O esporte pode assumir espaços-tempos no currículo que encetam a construção de identidades tradicionalmente técnicas ou críticas, pois seu espaço-tempo é fugidio, assumindo uma perspectiva crítica e possibilitando a formação de sujeitos capazes de tornar o mundo um lugar democrático e com justiça social. Considera-se que o espaço-tempo do esporte é pedagogizado, marcado e atravessado pela cultura.
Formação humana integral, na perspectiva da educação politécnica no âmbito da Educação Profissional na Rede Federal de Ensino
Ecologia e Meio Ambiente, Filosofia, Geografia, História, Sociologia, Avaliação, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo apresenta os resultados de pesquisa da dissertação de mestrado intitulada “Difusão do conceito de politecnia para os educadores atuantes no câmpus avançado do IFFluminense em São João da Barra”. Por meio de revisão bibliográfica, buscamos compreender a dualidade histórica presente na Educação Profissional, discutindo conceitos, contradições e disputas, bem como debates acerca de uma perspectiva de formação que rompe com o paradigma de preparação de mão de obra qualificada aos interesses capitalistas de produção, rumo a uma formação humana integral.
A importância da abordagem significativa no contexto lúdico durante o ensino remoto
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaO projeto teve como objetivo inserir uma proposta lúdica – o Jogo dos Biomas Brasileiros – introduzindo a aprendizagem significativa com a intenção de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Foi nítida a participação da maioria dos alunos; durante a atividade on-line, foi mencionado que outros educadores poderiam desenvolver atividades lúdicas com o intento de proporcionar momentos em que eles pudessem ser mais participativos e colaborativos. Por fim, a temática precisa ser mais contextualizada para fornecer mais embasamento teórico e tornar o discente capaz de caminhar e prosseguir com os estudos direcionados à Ecologia.
A percepção docente sobre a Educação Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Educação FísicaO trabalho possui como objetivo compreender como o professor dos anos iniciais do Ensino Fundamental utiliza a Educação Física em sua prática pedagógica no ambiente escolar. O método utilizado foi o de abordagem qualitativa/descritiva. O participante foi um docente uma escola pública do município de Floriano/PI. O instrumento de coleta dos dados foi um questionário semiestruturado. O procedimento de análise dos dados utilizado foi a Hermenêutica de Profundidade. Pelos resultados obtidos, constata-se que a Educação Física ainda é associada à saúde do corpo e que o futebol e o vôlei são as principais formas de avaliação utilizadas na atividade física.
Pinceladas pedagógicas: Projeto Maré em Telas
Educação ArtísticaUm projeto organizado por uma ONG está na quarta edição, voltado para o desenvolvimento de alunos em técnicas e teorias em artes visuais. Cada escola envia dez obras, e as melhores são premiadas. Os professores de Artes são responsáveis por trabalhar a técnica escolhida para cada ano.
Jogos didáticos e o ensino de Química: elementos comuns para a formação da cidadania
Química e Vivências de Sala de AulaNa experiência relatada aqui, foi possível perceber que os jogos didáticos contribuem para a aprendizagem dos alunos, podendo ser usados, com adaptações, pelo/a professor/a de Química que opta por utilizar esta ferramenta de ensino em aulas da Educação Básica.
Estudo do lúdico no ensino de Matemática: uma pesquisa bibliográfica exploratória
MatemáticaA ludicidade no Ensino de Matemática é muito importante para os processos de ensino-aprendizagem. O presente artigo propôs desenvolver um estudo qualitativo exploratório de revistas do estrato A pela plataforma Sucupira, da Capes. Os dados foram subdivididos em: tipo de recurso, ano, público-alvo e conteúdo abordado. Os resultados apontaram maiores pesquisas sendo desenvolvidas com o uso da ludicidade no segundo segmento do Ensino Fundamental (atual 6º ao 9º ano), além do uso predominantemente analógico como recurso de ensino e com a Aritmética como conteúdo de maior contemplação para o uso da ludicidade.
O uso da gamificação como ferramenta didático-pedagógica no processo de ensino-aprendizagem de discentes do Ensino Médio
Computação e TecnologiasA gamificação é compreendida como uma técnica que promove a motivação individual por meio do uso de games, engajando pessoas na realização de atividades de diversas áreas, motivando a ação e promovendo a resolução de problemas de forma lúdica e divertida. Com o desenvolvimento e a expansão de novas tecnologias, surge a necessidade de repensar as metodologias usadas em sala de aula e a necessidade de ressignificar o termo “ensinar”, partindo do pressuposto de que o ensino para os “nativos digitais” se tornou um desafio para os educadores que insistem em permanecer no “ensino tradicional”. Este trabalho compõe-se de consistente revisão bibliográfica em trabalhos especializados.
A inserção de tecnologias no ensino de Física
Computação e Tecnologias e FísicaA interação do aluno com a natureza que o cerca é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. A Física, como disciplina do Ensino Médio, deve assegurar a competência investigativa dos alunos. Nesse contexto, a tecnologia móvel vem alcançando proporções cada vez maiores.