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Buscas pedagógicas em tempos de crise: sobre os pensamentos de Boaventura de Sousa Santos
Computação e Tecnologias, Comunicação, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste artigo é um estudo do livro de Boaventura de Sousa Santos e serviu de estímulo para análise conjuntural daqueles que apoiam os pressupostos da inclusão e de uma “educação para todos”. Associada ao distanciamento presenciado na pandemia, encontramos a exclusão perene e histórica que estudantes vulneráveis enfrentam. A atuação docente avançou para o ambiente virtual como uma construção em trânsito e sem manuais. A pandemia foi mais difícil para grupos vulneráveis e a adaptação já tem sido considerada fator inicial de mudança em estudos sobre Educação Inclusiva.
Cabelo: currículo, chapinha e secador: imagens e narrativas de cabelo na perspectiva dos currículos em redes
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo analisar como o cabelo influencia as relações interpessoais e o processo de ensino-aprendizagem dentro do espaço escolar, discutindo questões sobre o currículo e suas redes no chão da escola. A pesquisa foi bibliográfica e de campo, tendo caráter qualitativo com objetivo descritivo, pois traz a análise de casos limitados que foram retirados de vídeos da internet, relatos de pessoas próximas e/ou relatos pessoais. A conclusão gira em torno dos currículos em redes, em que os saberes negados são reconhecidos como elementos fundamentais para a criação e a reformulação do currículo cotidiano.
Representações sociais da Educação Física: uma análise de narrativas docentes
Educação FísicaA pesquisa analisa as representações da disciplina e dos professores de Educação Física no ambiente escolar para compreender como são construídas pelos docentes. Trata-se de um estudo que empregou a Análise de Conteúdo para examinar as narrativas de 21 professores de diferentes áreas de conhecimento de escolas públicas de Teresina/PI. As narrativas resultaram em três categorias de análise, revelando representações de uma identidade fragilizada do professor, de uma disciplina percebida com menos relevância no processo educacional, da postura passiva dos professores em relação a decisões importantes na escola e da falta de renovação didática na disciplina, perpetuando práticas pedagógicas antiquadas.
Uma análise sobre o percurso no estágio curricular do curso de Pedagogia
Formação de ProfessoresEste artigo reflete sobre a formação docente com base em inquietações suscitadas pelos autores, que, quando estudantes do curso de Pedagogia, vivenciaram a dialética entre teoria e prática, em experiências diversas em estágios curriculares no chão da escola. Investigou-se a formação do professor como agente reprodutor dos valores das classes dominantes. Conclui-se que, para romper com uma formação conformadora e reprodutora do poder hegemônico, precisamos pensar o currículo como espaço de disputa, partindo do entendimento da escola como espaço transformador.
A influência das avaliações externas na rede pública estadual de Goiás: um olhar para o modelo de Ensino Médio em período integral
AvaliaçãoEste texto refere-se às avaliações externas nos centros de educação em período integral (CEPI) da rede estadual de educação em Goiás. Realizou-se a análise da influência de duas avaliações aplicadas pelo Governo Federal no Ensino Médio em uma escola que oferece a modalidade de ensino em tempo integral. A metodologia utilizada foi a revisão bibliográfica de autores que contextualizam as avaliações externas, além da consulta a documentos normativos do trabalho escolar. Parte significativa do trabalho realizado no CEPI converge para contemplar os objetivos das avaliações externas problematizadas.
A importância da Literatura Infantil nas aulas de Inglês nos anos iniciais
Língua EstrangeiraO presente artigo tem por objetivo ressaltar a importância da Literatura Infantil nas aulas de Língua Inglesa, com possibilidades de desenvolvimento de atividades utilizando histórias infantis, já que o letramento escolar proporciona o engajamento linguístico do aluno, desenvolvendo sua criatividade. As histórias infantis asseguram às crianças o direito a uma aprendizagem significativa da língua inglesa, pois a torna contextualizada e voltada para o presente. Alunos dos anos iniciais necessitam ações que tornem o ensino do Inglês um processo significativo e envolvente. Esperamos que o ensino de uma língua estrangeira pelas vias das histórias infantis estimule as práticas literárias e possa ocupar a escola, seu espaço de privilégio.
Ensino de História: ferrovias em Minas Gerais e direito à cidade, uma reflexão a partir da história local
HistóriaEste texto contribui para reflexões que envolvem o ensino da História na Educação Básica. Ele se articula a partir da associação de saberes e de desafios que o trabalho com a história local, como campo de conhecimento, implica a quem se dedica fazê-lo e suas aproximações às áreas de pesquisa com a ideia de direito à cidade. Propomos a utilização das ferrovias que atravessam grande parte dos municípios mineiros como caminho possível para dar significado ao ensino de História, entendido como a aquisição de parte do direito à cidade. Desenvolvemos essa associação a partir da compreensão de que tanto a aquisição do conhecimento como a compreensão do direito à cidade implicam possibilidades de formação e exercício de cidadania.
Autonomia: fator essencial para a formação discente além da sala de aula
Instituição Escola, Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalEste artigo analisa a importância da autonomia para a formação de um aluno independente e motivado, capaz de ler criticamente para refletir sobre questões diversas. As tecnologias digitais também podem contribuir nesse processo, por meio de atividades digitais interativas que estimulem o discente a ser pesquisador. A abordagem metodológica desta pesquisa é uma revisão bibliográfica com autores que tratam dos assuntos autonomia, tecnologias digitais, artefatos pedagógicos e leitor competente. Propomos contemplar o tema autonomia articulado a um leitor competente e às possibilidades viáveis por meio das tecnologias.
Análise da inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo analisou a utilização e inserção das metodologias ativas de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas e particulares. Apresentaram-se várias metodologias ativas aos professores, e apesar de 70% dos professores da rede pública e 92% dos professores da rede privada afirmarem saber o que são essas metodologias, verificou-se que nem todos os tipos são conhecidas por eles. Observou-se, também, que na escola pública os professores utilizam principalmente dois tipos dessas metodologias, enquanto na escola privada há uma maior diversificação de utilização. Os professores da rede pública se sentem mais incentivados a buscarem novas metodologias de ensino do que os professores da rede privada. Da mesma forma, um percentual maior de professores da rede pública afirmou ter recebido treinamentos e capacitações sobre estas metodologias do que os professores da rede particular.
Um caminho para o cálculo: o ensino da matemática na perspectiva das investigações
Vivências de Sala de AulaAprender sobre números demanda uma longa trajetória no processo de aprendizagem do sujeito educando e possibilitar que as crianças pensem enquanto aprendem torna-se um elemento libertador, que proporciona reflexão, conexões e novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo expõe algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, partindo do conceito de número até a chegada do algoritmo convencional, na forma de cálculo armado, na perspectiva das investigações matemáticas, debruçando-se sobre a seguinte situação: como propor aos alunos um ambiente aritmizador desde a Educação Infantil até os anos iniciais? Em prol de buscar respostas a essa indagação, parte-se como percurso metodológico à pesquisa de cunho bibliográfico e de viés qualitativo. Como resultado, verificamos que o papel do pedagogo do ponto de vista da prática de ensino da Matemática, de forma a que proponha um ambiente de aprendizagem pautado nas investigações, far-se-á presente na relação mútua entre aprender e ensinar, com proposta de atividades e mediação que respaldem diretamente o fomento do interesse dos educandos pelo universo matemático.