Biblioteca
Filtrar os artigos
Gênero e educação escolar: um debate necessário
Geografia e Instituição EscolaObjetivou-se investigar as desigualdades de gênero com os estudantes das 3ª séries do Ensino Médio, por meio de pesquisa bibliográfica, questionários e entrevistas realizadas com estudantes, equipe pedagógica e professores das disciplinas afetas às Ciências Humanas e Linguagens do Colégio Estadual Padre Reus, na cidade de Pérola D’Oeste/PR. Para tanto, buscou-se verificar como o conceito de gênero está presente nos documentos que fundamentam a educação escolar brasileira. Verificou-se o conhecimento dos alunos referente às questões de gênero, seus estereótipos e o papel do espaço escolar nessa (des)construção, visto que a escola é fruto do contexto social em que está inserida. Percebeu-se que, apesar de a Constituição Federal (1988) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996) assegurarem a discussão de gênero na escola, o debate acerca do tema é frágil e os profissionais pesquisados apresentam desconhecimento e/ou desinteresse sobre o assunto, enquanto os estudantes apresentam interesse e acreditam que a escola deva ser o espaço de discussão sobre as relações de gênero.
Mediação didática lúdica: uma experiência com a produção de desenhos e reutilização de materiais reciclados
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresA escola constitui um importante local para construção de conhecimentos sobre a interação entre humanos e animais. Os objetivos do trabalho foram conhecer a percepção dos alunos sobre a fauna urbana e sua relação com o humano e discutir a importância do respeito e do cuidado com os animais por meio de estratégias lúdicas e arte. O trabalho foi desenvolvido em uma escola de Vitória da Conquista/BA, com 20 estudantes do 4º ano. A produção dos desenhos permitiu conhecer a percepção dos estudantes sobre a fauna urbana e sua relação com os humanos. O uso de materiais recicláveis incentivou a criatividade, a autonomia e a promoção da conscientização ambiental nos estudantes.
Desvendando o núcleo: perspectivas e desafios a respeito da elaboração e aplicação de um jogo de tabuleiro online
Avaliação, Educação a Distância e Formação de ProfessoresDurante a pandemia da covid-19, professores tiveram que se adaptar ao ensino remoto. Diante disso, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) elaboraram um jogo de tabuleiro online colaborativo a respeito do núcleo celular para alunos do Ensino Médio. Após a aplicação do jogo, 177 participantes responderam a um formulário avaliativo. Nas respostas, prevalecem aspectos socioafetivos, como a interação com colegas e monitores. A maior parte dos estudantes (95%) considerou o jogo interessante, divertido e colaborativo para a fixação de conteúdo.
História e cultura afro-brasileira dialogando com a língua inglesa numa perspectiva interdisciplinar
HistóriaA discriminação social está presente também na escola, e é preciso trabalhar alunos e professores para que ela deixe de existir. Uma experiência interdisciplinar discute essa situação estuda uma série de TV, uma variante do inglês e produção de textos.
Educação Inclusiva: uma questão de ponto de vista, olhares diferentes... na mesma direção
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.
Análise do processo de inclusão do surdo nas escolas regulares de Lucas do Rio Verde/MT
Educação Especial e Inclusiva, Outras Mais Específicas e Política EducacionalA presente pesquisa tem como objetivo analisar o processo de inclusão de alunos surdos nas escolas regulares em Lucas do Rio Verde/MT. Para tanto, foram realizadas consultas em livros e artigos científicos que discutem surdez, Libras, inclusão e aprendizagem. Consultamos o Plano Municipal de Educação e o documento de referência curricular do município. O método utilizado foi o dedutivo e os resultados apontaram para a necessidade do fortalecimento contínuo das políticas públicas, visando a uma atuação efetiva em favor do atendimento desses alunos, a partir de políticas que garantam o respeito às diferenças para uma educação de qualidade.
A resolução de problemas de contagem por jovens e adultos: o uso de conhecimentos prévios e a metodologia de resolução de problemas
Matemática, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO presente trabalho tem como propósito apresentar a prática de uma aula que foi inédita para a docente. A referida aula foi aplicada no componente curricular Matemática Planejada e Aplicada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio durante os três anos de um curso oferecido a distância por uma instituição privada em Porto Alegre/RS. Os estudantes tinham acesso às aulas de Matemática, de forma autônoma, pela plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), contendo fórum de dúvidas para eventual contato com a docente.
Práticas pedagógicas para reconhecimento de gêneros textuais e compreensão de descritores da Matemática em classe multisseriada
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO presente artigo surgiu a partir de uma dissertação de mestrado e tem como objetivo propor uma nova estratégia pedagógica para o reconhecimento dos gêneros textuais e a compreensão dos descritores da Matemática em classe multisseriada com os alunos do 5º ano, por meio de um simulado digital. Para atingir o objetivo da pesquisa, convidamos gestores escolares, professores, responsáveis e alunos. Após a aceitação do convite para a pesquisa, aplicaram-se questionários no Google Forms, além de uma atividade pedagógica com questões de Língua Portuguesa e Matemática, pelo aplicativo Socrative.
Do literário ao teatral: Morte e vida severina em cena
Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV, Educação Artística e Língua Portuguesa e LiteraturaEste relato de experiência apresenta um projeto desenvolvido na Escola Municipal Ignácio de Andrade Melo, de Belo Horizonte, em que, motivados pela leitura da obra literária Morte e vida severina, de João Cabral de Melo Neto, alunos do 9º ano encenaram trechos da obra. Como objetivo principal estava a leitura da obra, preparando os alunos para a prova do Coltec/UFMG. Paralelamente, foram estudadas práticas teatrais (figurino, palco, cenário, postura corporal e vocal). Para tal, realizaram-se aulas teóricas e práticas, concentradas nas disciplinas de Artes e Língua Portuguesa. Este projeto foi baseado no conceito de retextualização; na noção de criação teatral; no processo de humanização; e nos papeis de aluno e professor. Os resultados do trabalho foram pequenos atos encenados de trechos de Morte e vida severina selecionados pelos alunos, que foram os responsáveis também pelo aparato decorativo utilizado durante as encenações.
A Educação Ambiental no Ensino de Jovens e Adultos nas escolas públicas: dificuldades e desafios
Ecologia e Meio AmbienteA Educação Ambiental pode contribuir para melhorar as condições de vida da população, mas para isso é preciso que professores e alunos tenham consciência de sua importância e desenvolvam projetos focados na realidade da região e da comunidade.