Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo apresenta reflexões sobre os desafios do ensino em tempos de pandemia. A crise sanitária global provocada pela Covid-19 trouxe impactos econômicos, políticos, sociais e educacionais sem precedentes. Nesse contexto, o ensino remoto foi adotado em diversas redes de ensino mundo afora, uma vez que o isolamento social se tornou necessário como tentativa de controle da pandemia. Assim, com base em relato de prática docente desenvolvida na rede municipal de ensino de São Paulo, por meio de aulas virtuais, são analisadas questões relacionadas a aspectos institucionais; à funcionalidade das ferramentas digitais adotadas; à inclusão digital; às demandas dos docentes; às potencialidades e dificuldades envolvidas no ensino remoto para estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. Considerando que o relato apresentado é um recorte da realidade de uma importante rede de ensino, as discussões levantadas podem contribuir para o debate necessário nesse contexto inédito, com vistas ao fortalecimento da educação pública como instrumento de equidade.

Uma experiência de aplicação do GeoGebra no ensino da função polinomial do 2º grau
Matemática e Formação de Professores

Este trabalho investiga as contribuições do software GeoGebra no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos relativos à função polinomial do 2º grau em uma turma do 1º ano do Ensino Médio no Colégio Estadual Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes/RO. Trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica de natureza qualitativa; foram feitos estudos teóricos e aplicada uma sequência didática de atividades. Posteriormente, realizamos a análise de conteúdo dos registros colhidos na aplicação da sequência didática. Nosso objetivo é mostrar que a sua utilização acarreta uma aprendizagem significativa, minimizando as dificuldades encontradas no ensino das funções.

Considerações sobre metodologias ativas na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata a experiência de um grupo de crianças de três anos de uma escola em São Paulo que desenvolveu um projeto pedagógico com o auxílio da metodologia Problem Based Learning (PBL). Essa abordagem permitiu criar um contexto significativo abrangendo os campos de experiência da BNCC, promovendo o protagonismo dos alunos e utilizando as ferramentas da metodologia escolhida. Os resultados demonstram como o planejamento baseado na escuta das crianças, na documentação de suas atividades e na adoção de metodologias inovadoras pode impactar positivamente um projeto pedagógico na Educação Infantil.

Intimidação sistemática (bullying): reflexões e dicas de elaboração de projeto antibullying
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O bullying é uma prática de violência sistemática que vem merecendo reflexões da parte de vários profissionais. Além disso, deve provocar análises que levem a atitudes que impeçam sua concretização na escola.

Trabalho, saúde e cidadania: um estudo das pesquisas escolares realizadas por estudantes cearenses na Biblioteca Pública de Maranguape
História da Educação

Este trabalho investigou as pesquisas escolares dos estudantes cearenses no ano de 1980 realizadas na Biblioteca Pública Capistrano de Abreu, em Maranguape/CE. O esforço consistiu em identificar e caracterizar essas pesquisas, classificando-as por áreas de conhecimento. A pesquisa, de cunho quanti-qualitativo, inserida no campo da História da Educação, adotou a abordagem da história cultural, privilegiando a perspectiva teórica de Chartier sobre práticas sociais de leitura e escrita. Ao inventariar tais pesquisas, evidenciamos o repertório de saberes curriculares.

Educação Ambiental aplicada: um relato de experiência na Educação Infantil
Ecologia e Meio Ambiente e Educação Infantil

É notório que a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais presente. Este estudo teve como objetivo principal relatar a experiência de uma oficina de Educação Ambiental aplicada por meio de uma abordagem participativa com crianças matriculadas na Educação Infantil. Na ocasião, foram explorados conceitos de Ecologia, conservação da biodiversidade, mudanças climáticas e uso sustentável de recursos, combinando informações teóricas com atividades práticas. Os participantes foram sensibilizados a agir em prol do meio ambiente, demonstrando maior entendimento das questões ambientais e vontade de fazer a diferença.

O Centro de Educação Infantil pelo olhar das crianças
Formação de Professores

A criança é um sujeito histórico e social, produtor de cultura, que interage socialmente com os outros por meio de diversas linguagens. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs) as crianças são protagonistas; precisam ser escutadas, pois fazem parte desse laboratório e possuem um olhar diferente que precisa ser valorizado. Ali são realizadas atividades de conversação, de fotografia, de desenho, de leitura de imagens e narrativas. O que notamos é que as crianças gostam do CEI e se sentem felizes e acolhidas.

Desafios docentes da segunda fase do Ensino Fundamental na Educação Remota em Cacimba de Dentro/PB
Educação a Distância

Em meio à pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram suspensas para evitar aglomerações, sendo adotado o ensino emergencial (aulas remotas). Utilizando-se a tecnologia (tablets, smartphones e computadores). Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar quais são os principais desafios que os professores da segunda fase do Ensino Fundamental de Cacimba de Dentro/PB estão enfrentando ao ensinar de maneira remota. Objetivos gerais: fazer levantamento bibliográfico sobre os desafios docentes na educação remota; aplicar questionário on-line (usando o Google Forms); analisar artigos e monografias disponíveis na internet sobre desafios docentes na educação remota.

A escola e a distante formação de docentes: o que necessita (auto)conhecer para entender suas realidades?
Formação de Professores

O presente estudo tem como objetivo discutir a formação de docentes a partir da distante teoria proporcionada pelas universidades em relação às realidades existentes nas escolas. As universidades operam cada dia mais distantes das realidades escolares e das individualidades docentes e discentes, enfatizando o seu caráter tecnicista e seu pouco diálogo como constituição entre teoria e prática. O estudo bibliográfico, de cunho exploratório, tem por base os pensamentos de Rudolf Steiner e Selma Garrido Pimenta, que discutem conceitualmente a formação docente, o autoconhecimento e o conhecimento a respeito das individualidades.

O gênero multimodal sticker: uma possibilidade de ressignificação do ensino de língua inglesa à luz do letramento visual crítico
Formação de Professores, Língua Estrangeira e Política Educacional

Este trabalho discute a importância de desenvolver o letramento visual crítico nas aulas de Língua Inglesa da Educação Básica e investiga como o uso de algumas categorias da Gramática do Design Visual em atividades de análise de imagens no 6º ano pode favorecer tal processo. Para se inteirar dessa problemática, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa e de caráter participativo, com princípios da pesquisa-ação. Contou-se com a participação de professores de Língua Inglesa, que responderam a um questionário. Além de apresentar adesão a tais propostas, esses docentes mencionaram lacunas na formação oferecida pelos cursos de Letras.