Biblioteca
Filtrar os artigos
Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental
SaúdeO presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.
Campanha comunitária virtual: uma proposta de organização didática
Língua Portuguesa e LiteraturaCom o objetivo de promover o desenvolvimento de capacidades de linguagem e na produção textual, em aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Ensino Remoto Emergencial, alunos do 2° ano Ensino Médio, de uma escola pública do ano de 2021, foram desafiados a apresentar uma proposta de intervenção social por meio de uma campanha comunitária sobre a inserção da Literatura Indígena na lista de obras de leitura obrigatória para vestibulares. A organização do ensino considerou o planejamento de atividades didáticas e o agir do professor na sala de aula virtual, com interações síncronas e assíncronas.
As perguntas nos museus: um mundo de possibilidades
Educação ArtísticaAlguns guardam objetos que preservam histórias passadas de geração a geração ao longo dos séculos e que são apresentadas como um testemunho dos nossos ancestrais; outros parecem contar uma história mais recente sobre os avanços da Ciência e Tecnologia; por vezes, nem sabemos que podem ser considerados museus, mas eles estão lá, abertos ao público e querendo nos contar algo.
Ensino remoto: contextualização do bioma Caatinga a partir dos jogos didáticos
Ecologia e Meio AmbienteA Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro. Do ponto de vista científico, esse bioma é pouco conhecido na América do Sul, o que pode resultar em sua desvalorização. Assim, em torno desse ecossistema há inúmeros estereótipos, sendo o principal deles o de que a Caatinga é pobre em biodiversidade. Dessa forma, o domínio morfoclimático é pouco reconhecido e soma-se ao fato de que muitos professores e os livros didáticos abordam o bioma sem destacar as suas potencialidades. Nesse aspecto, os jogos didáticos representam uma alternativa viável para proporcionar essa compreensão da biodiversidade e da valorização do bioma, já que é possível trabalhar os aspectos educativo e lúdico.
Uso de ferramentas digitais no ensino de Astronomia e Cosmologia para a Educação Básica
Astronomia e FísicaEste artigo propõe o uso das TDIC em atividades de ensino que envolvem Astronomia e Cosmologia no Ensino Médio. Diante de algumas coleções que abordam o conteúdo de Ciências da Natureza, em livros didáticos aprovados pelo PNLD, notou-se a necessidade de trabalhar alguns temas com mais profundidade de modo que permitam mais interatividade entre os alunos e uma fonte de consulta para os professores. Com o intuito de oferecer subsídios e materiais de apoio para educadores, foram elaboradas algumas atividades que fazem uso de recursos digitais disponibilizados de forma gratuita na Internet.
Desatenção do aluno ou desestímulo docente? A visão do gestor sobre o rendimento escolar
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEste estudo visa revelar e discutir como as implicações do desinteresse pela aprendizagem dos educandos afeta direta e/ou indiretamente sua aprendizagem, bem como as consequências desse desestimulo em meio educacional, especificamente entre as relações estabelecidas entre professor e alunos. Busca argumentar sobre pressuposições assertivas que conferem às entrelinhas dos resultados do Ideb divulgados pelo Inep, em 2007. A metodologia adotada foi a quali-quantitativa, tendo como aspecto prático a pesquisa de campo. O estudo infere a necessidade de ampliar a discussão acerca do desinteresse discente e a investigação de práticas pedagógicas que se apresentem contraproducentes.
Educação que alimenta o corpo e a mente
Sociologia, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalEscrevi um artigo na época da faculdade, e um professor me fez a seguinte proposição: “Gostei muito de seu artigo, mas gostaria de saber: daria certo na prática?”. É algo que tenho perseguido desde o dia em que passei a lecionar em instituição pública: tornar minha metodologia de ensino prática, a ponto de permitir ao educando “indisciplinar-se” no processo de aprendizagem. Ao iniciar o curso de especialização Educação, Pobreza e Desigualdade Social, constatei algo que me impressionou e fez olhar o educando de forma diferente da qual estava acostumado: um ser humano que precisa da Educação para alimentar a mente e o corpo. Ou seja, procurou-se neste breve trabalho focar (metodologia da observação participante) em torno da realidade vivenciada em sala de aula, nas reuniões com pais/responsáveis de alunos e alunas e o material bibliográfico disponibilizado no curso e demais literaturas educacionais, tendo o objetivo de compreender os benefícios e deficiências da alimentação e realidade socioeconômica no processo de construção de saberes e a relação de aprendizagem.
Currículo Mínimo Emergencial: uma análise de temas relacionados à saúde no Ensino Fundamental
Instituição Escola e Política EducacionalO presente estudo tem como objetivo analisar se os temas relacionados à Educação em Saúde estão contemplados no Currículo Mínimo Emergencial da rede municipal de Santa Maria/RS. O estudo se caracteriza como documental e o recurso metodológico utilizado para o seu desenvolvimento foi a análise de conteúdo. Após realizada a busca, identificamos temas relacionados à saúde que estão presentes em 14 habilidades. Eles foram classificados em três categorias: biomédicas (37,5%), comportamentalista (28,8%) e biopsicossocial (37,5%). Concluímos que os temas ligados à saúde e inseridos no Currículo Mínimo Emergencial estão restritos a poucos componentes curriculares.
2020 uma odisseia em meu espaço: etnografia, literatura e cinema em meio à pandemia
Ecologia e Meio Ambiente, Agronomia, Antropologia, Comunicação, Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e LiteraturaEste é um relato de experiência como discente na disciplina Imagem, Memória e Imaginações Sociais: Antropologia, Literatura e Cinema; Experimentos Etnográficos de Análise e Escrita, no PPGCS/UFRRJ, adaptada ao período emergencial e realizada em 2020 via plataforma Zoom. Seu objetivo foi experimentar a análise e a escrita etnográfica, realizadas a partir de obras cinematográficas e literárias em diálogo com vivências cotidianas ou observações de campo. Foram realizados seminários a respeito de obras de referência, documentários e filmes. Os discentes elaboraram um ensaio ou resenha, contendo uma reflexão a partir dos textos teóricos.
Educação Financeira: discussões sobre finanças saudáveis com alunos da Educação Básica
EconomiaEste texto relata uma atividade extensionista sobre Educação Financeira em uma sala de aula do Ensino Médio regular. A organização do seminário teve como objetivo fundamental informar, esclarecer, orientar e discutir com os jovens os principais aspectos e impactos do início de uma vida financeira saudável, oferecendo aos estudantes orientações e informações sobre a melhor maneira de gerir seus recursos financeiros, em decorrência das variações dos índices de preços e das taxas de juros praticadas no sistema financeiro nacional e como isso afeta suas condições pessoais ao longo da vida.