Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
God of War, mitologia e filosofia
Filosofia

O sucesso do jogo God of War provoca a busca pelo conhecimento sobre mitologia de modo geral e a grega, especificamente. A utilização de figuras como Zeus, Cronos, Athena, Bia é significativa do estudo feito pelos desenvolvedores do jogo – que já está em sua quarta versão.

O ensino da cultura afro-brasileira na sala de aula por meio da arte
Educação Infantil, Formação de Professores, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas e Educação Artística

O tema desta pesquisa está ligado ao ensino da cultura afro-brasileira, que está assegurado por lei; este trabalho analisa a presença dessa cultura nas aulas de Artes, quando podem ser levantadas questões polêmicas, e para isso é necessário abdicar de qualquer tipo de preconceito, pois o que está sendo trabalhado é determinada cultura. Uma das perspectivas do ensino de Artes é o ensino da cultura afro-brasileira para o resgate cultural. Trata-se de uma pesquisa teórica, voltada para análise dos materiais produzidos e das legislações vigentes que a tangenciem.

Tai-Chi Fraldinha: a prática de aulas de Tai Chi Chuan na Creche Angelino Pigatto, em Paulínia/SP
Educação Infantil

O Tai Chi Chuan, arte marcial chinesa, cuja prática é desenvolvida por meio de movimentos lentos e silenciosos, estimulando a atenção, a consciência corporal e a tranquilidade, nos pareceu ser perfeitamente aplicável a crianças do maternal, por propiciar momentos agradáveis na área externa da escola. Por meio de áudio, convidando as crianças a prestar atenção em sua respiração, por alguns minutos, seriam inseridos na rotina escolar na área interna da escola, dentro das salas de aula.

O processo de inclusão de jovens infratores no ambiente escolar contemporâneo
Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo apresenta breve estudo sobre a inclusão de jovens infratores na instituição escolar. Na elaboração do estudo, registraram-se as opiniões de autores que debatem a temática. Por meio dessa abordagem, pretende-se chegar à compreensão e à distinção dos temas indisciplina e ato infracional. Após a elucidação dos termos, iniciamos um processo investigativo da proposição. O embasamento teórico ocorreu por meio do levantamento e da leitura da bibliografia relacionada ao tema. Inicialmente, o foco está atribuído às teorias comportamentalistas, enfatizando o contexto social, familiar e histórico, com a intenção de situar os alunos no ambiente escolar.

Tecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.

Conceitos de teoria e prática na terapia psicomotora
Saúde, Comunicação, Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Educação Física, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

É preciso mais que conhecimento teórico científico para atender; estar aberto a entender o mundo do outro (empatia) faz parte da caminhada para construir um conhecimento sólido, em que não somente o conteúdo seja ensinado/ministrado/discursado, mas também valores, cooperação, compaixão e empatia.

Práticas de multiletramentos e letramentos críticos: outros sentidos para a sala de aula de línguas
Formação de Professores

Neutralidade na língua não existe. Todo e qualquer texto escrito traz em si um posicionamento ideológico, uma identidade, confere poder. Os textos são situados e posicionam o leitor. O ponto inicial para a aprendizagem é perceber que, com base na leitura crítica dos textos, os textos são representações parciais do mundo.

Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Na oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.

A infância no Ensino Fundamental: desafios em tempos de pandemia e ensino remoto
Educação Infantil, Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo discute o direito à infância no cenário piauiense. O tema nasceu das inquietações e experiências docentes das autoras no que diz respeito aos impasses na garantia do direito à infância. O texto apresenta resultados da pesquisa qualitativa que objetivou investigar a infância nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com base no trabalho docente de três professoras. A investigação adotou abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e documental. Os dados revelaram que a pandemia trouxe um cenário atípico para a educação, tornando-se ainda mais desafiador promover educação capaz de garantir o direito à infância.

A importância da metodologia de Resolução de Problemas nas aulas de Matemática e o que presumem professores da rede municipal de Alhandra/PB sobre o tema
Matemática

A Resolução de Problemas como metodologia de ensino e aprendizagem é um tema alvo de constantes discussões no âmbito da Educação Matemática, o que tem provocado inquietações recorrentes nessa área do conhecimento. Na perspectiva de refletir mais detidamente sobre essa temática e seus desafios, este trabalho objetiva analisar e discutir as potencialidades de tal metodologia, o que acreditam alguns professores de Matemática a respeito desse tema, verificar se eles compreendem de fato os preceitos e definições que embasam tal metodologia e se eles as utilizam em suas práticas docentes.