Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: 2016
Limpar filtros
(Multi)Letramento e ensino de língua portuguesa na era digital
Língua Portuguesa e Literatura

Com o avanço tecnológico e, consequentemente, o surgimento das redes sociais, a língua ganhou mais um veículo para se exprimir: os suportes digitais. Assim, surge um novo canal de comunicação e de expressão. A partir da proposta de um ensino de Língua Portuguesa baseado nos gêneros discursivos, busca-se compreender e refletir acerca desse ensino na era digital. Para tanto, buscou-se uma definição para o termo língua para então refletir acerca dos currículos e das práticas de (multi)letramento.

A educação para a Economia Criativa

Você já ouviu falar em Economia Criativa? Esse é um tema novo, e por isso ainda não existe um conceito formado. Mas, com base em uma definição divulgada na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, pode-se dizer que engloba toda atividade que utilize a criatividade e o conhecimento para produzir bens e serviços com valor agregado, o que vai desde o turismo ao artesanato, passando pelas atividades culturais, inovações tecnológicas e pela comunicação.

Vivenciando a ludicidade e interatividade a partir da formação continuada de professores do Ensino Fundamental
Formação de Professores

Este relato fala de experiências que buscam valorizar a aprendizagem colaborativa entre professores a partir de uma metodologia diferenciada, trabalhando por uma educação para a autonomia que seja dialógica, colaborativa e bidirecional, durante uma semana de formação continuada em que foram trabalhados vários autores de forma a trazer a prática, a teoria e a reflexão durante toda a formação.

Slam: literatura e resistência!
Antropologia, Filosofia, História, Sociologia e Língua Portuguesa e Literatura

Uma competição de poesia falada vem movimentando espaços culturais no Brasil: é o Slam, oriundo dos Estados Unidos. Participam dessa batalha poesias faladas de até três minutos, sem objetos cênicos ou acompanhamento musical. O tema é livre, mas grupos historicamente excluídos vêm ocupando esse espaço de expressão artística, como forma de dar visibilidade às suas lutas.

Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
Química

Fazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.

Pedagogias do esporte e práticas pedagógicas docentes
Formação de Professores

As pedagogias do esporte buscam deslocar o ensino do esporte da simples repetição técnica para um ensino que vise à formação de sujeitos. Nosso objetivo foi problematizar a importância da realização de momentos teóricos e práticos no processo formativo docente. O estudo caracteriza-se como pesquisa-ação. Foi formado um grupo de estudos com onze professores que ensinam exclusivamente esportes na Escola Arena da Educação. Ao final dos encontros, esses professores puderam evidenciar que a formação continuada no contexto teórico-prático no ensino do esporte potencializa o afastamento em relação aos modelos tecnicistas.

A dimensão emocional no contexto educacional
Formação de Professores e Política Educacional

Na prática docente, a educação emocional no cotidiano da sala de aula pode ser útil para diminuir as emoções tidas como negativas, contribuindo, desse modo, para reduzir a violência, forma mais extrema da raiva.

Concepções de escola inclusiva: o olhar da família de pessoas com TEA sob análise
Educação Especial e Inclusiva

O presente artigo tem por objetivo analisar a concepção de escola inclusiva com base nas narrativas de mães de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) matriculados em duas escolas públicas da cidade de Goiânia/GO. O referencial teórico adotado para compreender a inclusão escolar, discutir a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno com TEA e contribuir para a temática da inclusão foram Vygotsky, Fontana, Furgeri e Passos e Mantoan. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa com objetivo exploratório; a amostra da pesquisa foi composta por duas mães de estudantes com TEA, às quais foi aplicado um questionário.

Precisamos de livros de literatura: relato de experiência na biblioteca de uma escola técnica
Língua Portuguesa e Literatura

Uma experiência realizada em biblioteca escolar mostra que é possível desenvolver projetos de incentivo à leitura e à cultura com o apoio da comunidade, mostrando que a valorização da cultura nos currículos escolares pode ser apropriada nos trabalhos feitos nos diferentes setores das instituições, não apenas na sala de aula.

Políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Educação a Distância e Política Educacional

Este estudo apresenta uma análise das políticas públicas desenvolvidas para a Educação de Jovens e Adultos, marcadas pelas campanhas de alfabetização e por características de provisoriedade. Apresenta as funções e finalidades específicas da EJA presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais, traz a discussão sobre a escola como local de excelência para a realização dos processos de ensino e aprendizagem em uma relação dialógica, dialética, democrática, inclusiva e problematizadora numa sociedade multicultural e reflete sobre uma recente resolução que apresenta a Educação a Distância como possibilidade de realização na EJA, desconsiderando que o reingresso de muitos adultos à escola é permeado por dificuldades de um hiato temporal.