Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: Carnaval
Limpar filtros
Semana de Poesia da TV Escola

No próximo dia 16, a TV Escola, canal do MEC voltado para as escolas públicas de todo o país, dá início à terceira edição da Semana de Poesia. Durante toda a semana - de 16 a 20 deste mês -, o canal irá transmitir duas horas diárias de programação especial, em homenagem ao dia mundial do poeta, comemorado em 20 de outubro.

Caranguejo, camarão e eternidade

Um feriado é uma ilha. As ilhas são lindas em suas solidões. Mas lindo ainda é um feriado pousado no meio de um oceano de dias banais. No último feriado, saí com a família atrás de comer caranguejo pelas praias do litoral de nosso estado.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.

Questões de gênero e folclore

Com o aparecimento do primeiro homem e da primeira mulher, as especificidades de gênero vêm sendo construídas e reconstruídas ao longo das diferentes culturas e sociedades humanas. Mas foi no último século, caracterizado por novos conhecimentos científicos, uma infinidade de invenções tecnológicas e um cem número de transformações sócioculturais, que as relações de gênero começaram a ser questionadas, desequilibrando o status quo, do relacionamento homem-mulher no planeta Terra. E, assim, interferindo, modificando e reinventando a própria história da humanidade.

História da África e cultura afro-brasileira: desafios e possibilidades no contexto escolar
História

Este trabalho apresenta uma reflexão acerca da obrigatoriedade de abordar a História da África e da Cultura Afro-Brasileira valorizando a contribuição dos africanos para a formação da nossa cultura e, entre outros aspectos, a superação de preconceitos. Uma pesquisa de campo permitiu conhecer o que pensam os professores sobre a obrigatoriedade do trabalho com a temática, qual a importância, as dificuldades de realizar o trabalho com esse tema, entre outros aspectos. Os resultados deixam claro, que para a concretização plena da lei, é necessário que haja formação para os profissionais desenvolverem de forma satisfatória essa temática.

Museu - novo tempo para o templo das musas

A palavra Museu é de origem grega - museîon - significa a residência das musas, as nove filhas de Zeus e de Mnemósine, a deusa grega guardiã da memória. Segundo a mitologia grega, as musas eram ninfas que habitavam os bosques e, mais tarde, foram elevadas à categoria de divindades, inspiradoras da música e da poesia.

Breve itinerário da literatura infantojuvenil de Clarice Lispector

Meu enleio vem de que um tapete é feito de tantos fios que não posso me resignar a seguir um fio só; meu enredamento vem de que uma história é feita de várias histórias. Clarice Lispector, Os Desastres de Sofia. In: Felicidade Clandestina, 1988, p. 100.

Violência e direitos humanos

In: "Políticas Públicas para as Mulheres no Brasil - 5 anos após Beijing" Articulação de Mulheres Brasileiras, Brasília, 2000

Os Natais do Rio

Em 19 de dezembro, uma árvore de Natal de 20 metros foi inaugurada perto da estação do teleférico do Morro do Adeus, tendo como mestre de cerimônias a atriz Regina Casé e show de abertura com o AfroReggae. O Complexo do Alemão – e toda a Penha – puderam ver os efeitos especiais e as cores verde e azul da árvore, depois de encararem dias e noites acinzentados. A invasão ao Complexo pelas polícias federal, militar e das forças armadas ainda não havia completado um mês. A comunidade, após anos de um regime de terror e de governo paralelo impostos por traficantes, compareceu à festa de inauguração e ouviu as promessas de áreas de lazer e de uma vida mais digna para a população. Qualquer pessoa que passe pela Linha Vermelha, via de acesso entre o Rio de Janeiro e cidades da Baixada Fluminense, pode ver que o nível de vida no lugar é indigno. A população parece dar um voto de confiança ao governo.