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Busca: DOI: 10.18264/REP
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Da rua para a universidade e da universidade para a rua
Educação Física

Wiliam Prudêncio viveu na rua, morou em abrigos, graduou-se em Economia e Relações Internacionais e dá aulas de Capoeira Angola para a população em situação de rua, aproveitando essa oportunidade para falar de temas como negritude, racismo, homofobia.

Análise do aprendizado de Genética e Biologia Molecular em um pré-vestibular social: um reflexo do Ensino Médio
Biologia e Biociências e Avaliação

O trabalho buscou identificar as dificuldades dos discentes frente aos temas de Genética e Biologia Molecular, relacionando-os à educação formal no Ensino Médio. A pesquisa foi realizada em um pré-vestibular social do Estado do Rio de Janeiro. O resultado da análise mostra defasagem na aprendizagem, assim como o desinteresse pela atualização dos conceitos de biotecnologias aplicadas na sociedade. Verificou-se também a ausência de associações funcionais dos processos biológicos, além da controversa busca de bases bibliográficas.

Tecnologias educacionais e divulgação científica no ensino de Ciências: desenvolvimento e usabilidade do aplicativo CiênciaGO
Biologia e Biociências, Física e Química

Diante das constantes negações à ciência, atualmente a divulgação científica é cada vez mais necessária e o ambiente educacional é um forte apoio a essa divulgação. Dessa forma, faz-se necessário emancipar o estudante quanto à sua formação científica também no ambiente virtual. Assim, foi desenvolvido um aplicativo de divulgação científica chamado CiênciaGO. Seu uso foi avaliado por professores de Ciências do Ensino Médio de Picos/PI, e os resultados mostram que é necessária uma prática de divulgação científica aliada a uma maior contextualização dos conceitos sobre a qual o professor posiciona-se como mediador entre o estudante e o conhecimento.

Workshop como metodologia para o ensino técnico em enfermagem: relato de experiência
Saúde

O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem, utilizando experiências reais do cotidiano no cuidado em saúde, favorece a motivação autônoma dos profissionais. O objetivo do relato é descrever a experiência da realização de um workshop com estudantes do curso Técnico em Enfermagem. Participaram do workshop 30 estudantes de enfermagem em cinco estações de trabalho com duração média de 30 minutos cada. O relato visa contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema, oferecendo subsídios para repensar o processo de ensino-aprendizagem e as possíveis iniciativas.

Considerações sobre nativos e analógicos digitais, enquanto valores construídos pela escola, na perspectiva de formação do cidadão

Até a vigência da atual Constituição Federal, a educação no Brasil era havida genericamente como uma necessidade e um importante fator de mudança social, subordinada, entretanto, e em muito, às injunções e aos acontecimentos políticos, econômicos, históricos e culturais. A normatividade de então se limitava, como fazia expressamente na Constituição Federal de 1967, com a redação que lhe deu a Emenda Constitucional nº 1, de 17 de outubro de 1969, ao afirmar a educação como um direito de todos e dever do Estado, com a consequente obrigatoriedade do ensino dos 7 aos 14 anos e a gratuidade nos estabelecimentos oficiais, restringindo-se, quanto ao restante, inclusive na legislação ordinária, a dispor sobre a organização dos sistemas de ensino.

Mujica na ONU: “Nada vale mais que a vida”

Em 2013, José Alberto Mujica Cordano, conhecido popularmente como Pepe Mujica, presidente do Uruguai, fez um discurso na ONU que leva a pensar muito. Aqui está.

Educação Infantil: relato de vivências nos campos de experiências da BNCC: Educação e experiências mediadas pelas famílias
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

A finalidade desta produção é descrever as experiências vivenciadas no ensino remoto com o auxílio e mediação das famílias na pandemia de covid-19 no ano de 2020. E assim reconhecer o ótimo trabalho da Escola do/no Campo Municipal Santo Antônio do Caramujo, situada no Distrito de Caramujo, Município de Cáceres/MT. As atividades estudadas foram desenvolvidas especialmente com a turma de creche unificada de dois e três anos de idade; para esse propósito, foram realizadas atividades com o objetivo de dar continuidade e beneficiar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos.

Contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia: potencialidades e aplicações curriculares
Biologia e Biociências, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho é um relato de uma série de atividades pedagógicas realizadas com alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola do Estado do Rio de Janeiro, tendo como objetivo analisar, sob a ótica dos docentes e discentes, as contribuições da Astrobiologia para o ensino de Biologia. Dois questionários foram aplicados aos alunos e aos docentes de Biologia após a realização das atividades. Houve boa receptividade dos docentes e dos discentes às atividades realizadas e à inserção do tema Astrobiologia no ensino da disciplina Biologia. Pela ótica dos docentes, muitos temas previstos nos PCN do Ensino Médio e na BNCC podem ser trabalhos à luz da Astrobiologia.

Percepção de estudantes sobre as expectativas de aprendizagem para o componente curricular Química durante o ensino presencial
Química

Nesta pesquisa objetivou-se identificar os fatores que auxiliam ou dificultam o processo de ensino-aprendizagem para o componente curricular Química dentro da perspectiva do ensino presencial em uma rede pública de ensino. Projeta, assim, meios ou formas de como atender às demandas dos estudantes. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa para entender e descrever as possíveis relações existentes entre as variáveis ensino x aprendizagem x motivação x produtividade. Utilizou-se como instrumento de coleta da pesquisa um questionário semiestruturado, elaborado pelo Google Forms disponibilizado para os estudantes do 3° ano do Ensino Médio que cursaram o 1° ano na modalidade presencial.

Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação Física

O artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.