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O uso das tecnologias digitais no ensino de Matemática numa perspectiva construcionista
Matemática, Educação a Distância e Formação de ProfessoresEste estudo propõe apresentar o construcionismo de Seymour Papert como arrimo para o uso das tecnologias digitais no ensino da Matemática. Nesse sentido, foi realizado um estudo bibliográfico de Papert e Valente sobre o construcionismo e feita uma consulta à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando os capítulos que o associam ao uso das tecnologias em Matemática. Concluiu-se que as diretrizes vigentes para o componente curricular de Matemática se associam fortemente às ideias construcionistas e que a teoria construcionista pode contribuir para uma visão mais ampla do ensino da Matemática.
Perspectivas e potencialidades dos saberes populares no ensino de Ciências da Natureza
Botânica, Ecologia e Meio Ambiente, Nutrição e Alimentos, Agronomia, Biologia e Biociências, Física, Química e Formação de ProfessoresO conhecimento popular está permeado por ações empíricas, repleto de potencialidades para o ensino de ciências. Coletamos e analisamos em domínios on-line obras em português referentes aos saberes populares e relacionamos aos conteúdos de Ciências da Natureza. As obras foram mineradas entre outubro de 2021 e março de 2022 e categorizadas. Observamos que há maior associação entre os saberes e currículos de Biologia e Química; essa temática está sendo mais publicada contemporaneamente, corroborando as legislações referentes à história e cultura afro-brasileira e indígena.
Da eterna inconclusão do aprender a ser docente: algumas reflexões sobre o ensino de Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO presente artigo tem como objetivo realizar breves reflexões acerca da formação docente como ato contínuo e infindável; para tal, iremos pensar a formação do professor de Matemática e sua prática no contexto do ensino. Deste modo, pensando a Matemática enquanto um saber que é tido pela sociedade como sendo formal, autores como Baldin e Felix trazem o processo de ensino e aprendizagem de Matemática como sendo muito mais amplo e que envolve as interações sociais e culturais.
Desenvolvimento de uma sequência didática investigativa apoiada pelo uso da tecnologia da informação e comunicação
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO uso das TIC no campo da educação tem sido apontado como ferramenta pedagógica. A partir dessa premissa foi desenvolvida uma sequência didática investigativa abordando o tópico Fotossíntese dentro de um ambiente virtual de aprendizagem como apoio ao ensino presencial. Trata-se de uma SEI para o Ensino Médio, porém acreditamos que o conteúdo, devidamente adaptado, poderá ser utilizado igualmente no Ensino Fundamental. O propósito foi criar uma ferramenta pedagógica que dê aos estudantes a oportunidade de ter contato com experimentos, artigos científicos e jogos digitais.
Gibis no ensino: uma proposta de aprendizagem lúdica e interdisciplinar
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA licenciatura em Ciências Biológicas concentra-se nos saberes pedagógicos e interdisciplinares, de modo que futuros professores possam desenvolver práticas pedagógicas com mais autenticidade. O objetivo do estudo é relatar a experiência desenvolvida na disciplina Leitura e Produção de Imagem, do curso de Ciências Biológicas da UNEB, a partir da confecção de gibis temáticos como estímulo à leitura, à escrita e à criatividade. Partiu-se do seguinte questionamento: o que há por trás do imaginário de alunos novatos e veteranos na confecção de gibis temáticos? As temáticas envolvem Educação Ambiental e meio ambiente.
Ensino de História: avaliação de estágio curricular no contexto da pandemia da covid-19
História e Formação de ProfessoresFoi avaliado o desempenho dos estagiários durante a regência no contexto do ensino remoto emergencial. Esse tipo de avaliação deve contribuir para o aperfeiçoamento da formação docente. Para definir os critérios de avaliação, utilizaram-se os conceitos de eficácia escolar e eficácia docente, importantes para a compreensão da ação docente em sala de aula. Optou-se pelos seguintes critérios: clareza, interação com os alunos, entusiasmo, apoio e expectativa. Utilizando-se uma escala do tipo Likert, foi possível descobrir alguns pontos que poderiam melhorar na formação docente.
Um olhar sobre o letramento digital do Novo Ensino Médio no interior do Amazonas
Outras Mais EspecíficasEste artigo descreve as práticas de letramento digital entre estudantes do Ensino Médio de uma escola pública no Amazonas. A pesquisa foi realizada no âmbito do Programa Ciência na Escola, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, com aplicação de questionário sobre acesso, uso da internet, tempo de conexão e interesses. Considerando teorias discursivas e estudos de letramentos, os resultados apontam baixa adesão ao uso investigativo da rede, limitando-se às mídias locais, necessitando promover novas abordagens de competência digital capazes de empoderar criticamente os indivíduos na transformação social.
Protagonismo dos estudantes na mobilização da comunidade escolar para ações de impacto ambiental positivo na escola
Ecologia e Meio Ambiente e Vivências de Sala de AulaA urgência frente às questões climáticas atuais privilegia práticas e reflexões envolvendo a Educação Ambiental na escola. Nesse sentido, um dos desafios do educador é encontrar estratégias pedagógicas que promovam sentidos nos estudantes e os provoquem a propor soluções possíveis para problemas ambientais locais. O estudo de caso aqui apresentado aconteceu em um colégio estadual localizado no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, protagonizado por 21 alunos do 3º Ano do Ensino Médio Integral. Os alunos prepararam três projetos de intervenção.
O pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas
Instituição Escola e FotografiaO Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo.
Tecnologias da cultura africana e afrodescendente: pesquisa bibliográfica a partir da perspectiva decolonial
História, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalEste artigo analisa como as tecnologias da cultura africana e afrodescendente são apresentadas da perspectiva da decolonialidade, a fim de evocar saberes invisibilizados por uma ótica colonial. A questão principal se faz a partir do modo como o conceito de decolonialidade contribui para as discussões sobre a desconstrução da perspectiva eurocêntrica nos processos educativos. A metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica. Os resultados destacam as contribuições científicas e tecnológicas dos povos africanos, reconhecendo e valorizando a sua produção cultural.