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"Corre que dá tempo!": um jogo de tabuleiro para a conscientização da importância da vacinação
Vivências de Sala de Aula

A criação da vacina é uma das maiores conquistas da humanidade, tendo erradicado doenças como varíola e rubéola. Contudo, a pandemia da covid-19 intensificou movimentos antivacinas, gerando desinformação e insegurança. Para promover a conscientização sobre vacinação, especialmente nas escolas, este trabalho desenvolveu e avaliou o jogo educativo "Corre que dá tempo!", focado no combate a doenças imunopreveníveis. O jogo, de baixo custo e com mecânicas eficazes, demonstrou ser uma ferramenta lúdico-pedagógica poderosa, capaz de facilitar a aprendizagem e promover a importância da vacinação nas escolas.

Todos contra a dengue: um jogo interativo produzido em PowerPoint
Formação de Professores

Não é preciso reafirmar que as atividades lúdicas atraem os estudantes e facilitam o aprendizado de determinados conteúdos. Ao mesmo tempo, é sabida a importância do envolvimento da população nas ações voltadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Um jogo criado de maneira razoavelmente simples pode ajudar na preparação de estudantes para disseminar informações para a comunidade e contribuir para reduzir a incidência da dengue.

Aprendizagem baseada em problema: uma prática colaborativa na perspectiva da Taxonomia de Bloom
Vivências de Sala de Aula

As práticas pedagógicas têm sofrido diversas transformações, tanto para atender as demandas dos estudantes quanto para agregar a tecnologia em atividades mais colaborativas, em que o educando assume o protagonismo de seu aprendizado. A Taxonomia de Bloom apresenta-se como uma estratégia que visa definir, organizar e avaliar os objetivos de aprendizagem que se pretende alcançar com as atividades propostas. A aprendizagem baseada em problema constitui-se em uma metodologia que promove o desenvolvimento de habilidades necessárias ao processo de ensino-aprendizagem do educando de forma ativa e participativa.

Estado da arte: a importância do uso das TDIC como auxílio no processo de ensino-aprendizagem no conteúdo de modelos atômicos de Química
Química, Avaliação, Formação de Professores, Instituição Escola e Política Educacional

Buscou-se através deste trabalho fazer um levantamento de pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2017 a 2021 do uso dos recursos didáticos com auxílio das tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de Química, mais especificamente conteúdos relacionados aos modelos atômicos. Fez-se uso de uma abordagem quanti-qualitativa de caráter exploratório, com mapeamento das produções acadêmicas, mediante o método do “estado da arte”, na base de dados Google Acadêmico. Verificou-se que as pesquisas voltadas para a importância das TDIC no processo de ensino-aprendizagem ainda são relativamente pequenas.

Design e jogos educacionais: uma proposta de intervenção pedagógica para o Curso Técnico em Design Gráfico
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo propor um projeto de intervenção imersivo para os alunos do Curso Técnico em Design Gráfico, com a finalidade de explorar possíveis melhorias no desenvolvimento de jogos educacionais. Esta proposta de intervenção consiste na imersão no universo educacional interativo. Os resultados esperados incluem a ampliação das habilidades na construção de jogos educacionais pelos alunos, preparando-os para oportunidades de emprego na indústria de jogos digitais educacionais. A integração dos jogos na educação proporciona uma experiência rica em conhecimento no âmbito de aprendizagem.

Uma oficina em Parasitologia Aplicada no Programa Ciências & Arte nas Férias, da Unicamp
Saúde, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

Na oficina O Papel de Vetores na Transmissão de Doenças de Relevância Nacional e Internacional foram discutidas as interações vetor-patógeno da doença de Chagas, da esquistossomose, da febre maculosa e da leishmaniose. Participaram 91 estudantes da rede pública de ensino do Estado de São Paulo; a motivação da maioria foi a aquisição de conhecimento e a possibilidade de conhecer a Unicamp. No início da atividade, poucos alunos identificaram os vetores como transmissores de patógenos; todavia, com uma metodologia ativa de ensino aliada à prática, houve assimilação e compreensão significativa do conteúdo apresentado.

Como tornar o ensino da Matemática mais acessível e interessante: práticas pedagógicas em aulas sobre frações
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho relata uma experiência de ensino de Matemática sobre frações na qual foram adotadas estratégias pedagógicas que conectam os conteúdos a situações cotidianas e profissionais dos estudantes. O objetivo foi tornar o aprendizado mais significativo e envolvente, estimulando a adoção de práticas pedagógicas criativas e lúdicas para promover uma melhor aprendizagem da Matemática com o uso de materiais de fácil acesso. A pesquisa incluiu observação sistemática e aplicação de formulário avaliativo durante três aulas sobre frações conduzidas com uma turma do 6º ano de uma escola pública em Lages/SC.

Os setenta anos de uma senhora rebelde: a UNE

“A UNE somos nós, nossa força, nossa voz!”

A educação das relações étnico-raciais (2003-2013): racismo, transparência e efetividade

O presente artigo visa discutir à luz do seu decênio, a lei que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para a o Ensino da História e Cultura da África e dos Afro-brasileiros. Isso se deu por meio da alteração da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), pelas Leis nº 10.639/03 e 11.645/08 (Art. 26-A da LDB).

Reflexões sobre A segunda vida

Escrever sobre a produção de Machado de Assis não parece, num primeiro momento, uma tarefa divertida para as férias. O instante depois da decisão de pensar sobre a engenhosidade desse autor pode ser uma gota de suor frio a escorrer pelas têmporas, ou a confortável certeza de que há outros, mais experientes, capazes de levar adiante tal intento e poupar o leitor dos eventuais deslizes dos principiantes.