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Busca: DOI: 10.18264/REP
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O professor de Libras em atuação no atendimento educacional especializado em Uberlândia/MG
Educação Especial e Inclusiva

O artigo discute a experiência de uma professora de Libras em Uberlândia/MG, no contexto do atendimento educacional especializado (AEE). São descritas as estratégias pedagógicas utilizadas com um aluno surdo fluente em língua de sinais e embasadas em conceitos como identidade e cultura surda, além do ensino de Libras, da Pedagogia Visual, das diretrizes municipais e da BNCC. Métodos qualitativos, como a observação participante e entrevistas, foram empregados. Os resultados revelaram um impacto positivo do trabalho centrado na identidade e na cultura surda, evidenciando maior interesse e motivação do aluno, assim como melhorias em seu entendimento das temáticas.

Uso de diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de Aula

O ensino de Ciências tem o grande desafio de tornar o ensino mais prazeroso, interativo, com mais diálogo e atividades que sejam capazes de fazer o aluno reconhecer o conhecimento científico em situações do seu dia a dia, já que os estudantes ainda possuem dificuldade de relacionar o que aprende em sala de aula com seu cotidiano.

Infância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da Educação

Este texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.

Hegel Fitness Center

Ando tramando alguma revolta luciferiana contra os determinismos genéticos, mas até agora não consegui encontrar nada que ao menos se compare ao que o personagem de John Milton fez em "O Paraíso Perdido". Vou explicar. Depois de seis meses de uma rigorosa dieta, quilos perdidos e massa muscular reposta ao devido lugar, não é nada reconfortante saber que suas taxas de triglicérides ainda estão estratosféricas."Você deve ter algum problema no fígado", disse o meu médico. Ótimo.

O jogo Trilha dos Restos: uma metodologia para o ensino de Matemática utilizando material concreto
Matemática e Formação de Professores

Nosso objetivo com este trabalho, mais do que mostrar a importância da utilização de jogos de material concreto no ensino de Matemática, é revelar os efeitos positivos e imediatos da aplicação de um questionário que contenha problemas relacionados aos conteúdos matemáticos velados no jogo, como complemento da proposta lúdica que envolve o jogo, para a aprendizagem do aluno. Para tal, utilizaremos o jogo Trilha dos Restos. Ele se justifica pela escassez de literatura acerca da importância e do papel do uso de questionários após a aplicação de jogos para a verificação da aprendizagem de Matemática por parte do aluno. Partindo dos preceitos de Ubiratan D’Ambrosio, o que se procura com a aplicação deste questionário é que os alunos consigam visualizar sem muita dificuldade os conceitos matemáticos envolvidos nessa nova metodologia.

Educação Inclusiva e formação continuada de professores no Ensino Fundamental I: reflexões a partir de uma experiência educativa na rede pública municipal de Guaçuí/ES
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores e Política Educacional

O principal objetivo do presente trabalho foi apresentar algumas reflexões sobre o processo de inclusão dos alunos da rede municipal nas escolas do segundo ano da Educação Fundamental de Guaçuí/ES. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com docentes atuantes nesse nível de ensino (os professores diretamente envolvidos) acerca de suas percepções a respeito da formação continuada, no intuito de investigar o quantitativo de crianças em atendimento. Por meio da pesquisa, foi possível perceber que há inúmeras dificuldades no cotidiano escolar da Educação Inclusiva.

Descobrindo a Astronomia em Itaocara

No dia 26 de abril de 2006 foi fundado na cidade de Itaocara, no Estado do Rio de Janeiro, o Clube de Astronomia de Itaocara Marcos Pontes, que vem escrevendo uma trajetória de sucesso ao incentivar o Ensino de Ciências no Noroeste Fluminense.

Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico
Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

O intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.

Biblioteca escolar: reflexões à luz da legislação educacional brasileira
Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem por objetivo propor uma reflexão à luz da legislação educacional brasileira sobre biblioteca escolar, buscando identificar seus silêncios e/ou omissões. Com o advento da Lei nº 12.244/10, que assegura a obrigatoriedade de implantação e implementação de bibliotecas escolares nas redes de ensino do país, a sua análise torna-se elemento importante para a sua efetivação na Educação Básica. Como metodologia, utiliza-se a revisão bibliográfica sobre bibliotecas públicas e escolares e a construção histórica sobre o sistema educacional brasileiro. A respeito dessa temática, analisamos à luz da política educacional vigente algumas possibilidades e desafios já identificados pelos profissionais que atuam nesse ambiente: professores, bibliotecários e/ou voluntários. Os resultados apontam que presença da biblioteca escolar na legislação educacional é recente e apresenta entraves à sua efetivação.

A escola e a formação de novos públicos

A atitude de recolhimento do indivíduo cuja disposição para a arte é cultivada inexiste naquele que não a cultiva, seja por falta de acesso ou por falta de desejo de frequentar os espaços de cultura. Em 1936, falando do limiar daquele século, Walter Benjamim escreve: "fazer as coisas ficarem mais próximas é uma preocupação tão apaixonada das massas modernas como sua tendência a superar o caráter único de todos os fatos através da reprodutibilidade", mas parece que nesse outro século em que vivemos não há mais essa preocupação tão apaixonada para fazer as coisas ficarem próximas. Antes, parece que há uma certa apatia em relação à busca de opções de arte e cultura que não aquelas oferecidas de forma bastante direta pelos meios de comunicação e pelas empresas de marketing.