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Investigando as percepções dos alunos de uma escola pública de Belo Horizonte acerca da importância do ensino de Astronomia
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho faz parte de um projeto de iniciação científica na Educação Básica promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. Nesta pesquisa investigaram-se os argumentos de estudantes do Ensino Médio para justificar o ensino de Astronomia. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa de intervenção. Os dados coletados foram tabulados, e os resultados mostram a importância do conhecimento a respeito de como os estudantes compreendem a relevância do ensino e como a iniciação científica se configura importante oportunidade formativa para os estudantes da Educação Básica.

A utilização das TDIC e metodologias ativas no Ensino Médio
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo analisa os desafios da utilização de metodologias ativas aliadas às tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no Ensino Médio. A pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foi realizada com docentes da cidade de Itaperuna/RJ, por meio de questionários sobre práticas pedagógicas, infraestrutura e uso das TDIC. Os resultados evidenciam que, embora as metodologias ativas favoreçam o protagonismo estudantil, sua implementação enfrenta obstáculos estruturais e formativos. Verificou-se que as TDIC, quando utilizadas estrategicamente, potencializam a aprendizagem, mas não substituem o papel do professor nem garantem, isoladamente, práticas inovadoras.

Dieta sem glúten e sem caseína para crianças com TEA: revisão literária
Nutrição e Alimentos, Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do desenvolvimento que exerce impacto significativo no desenvolvimento cognitivo infantil; sua etiologia permanece desconhecida, embora seja objeto de diversas hipóteses multifacetadas. O propósito deste estudo é explorar e analisar as mais recentes produções científicas relacionadas à nutrição, especificamente a dieta sem glúten e sem caseína (dieta SGSC), no contexto do tratamento de crianças com TEA. Além disso, busca-se fornecer informações e orientações essenciais para profissionais da Educação, cuidadores e pais e responsáveis para um adequado suporte nutricional durante o período escolar.

A Educação Empreendedora no século XXI: desafios e perspectivas no processo pedagógico criativo
Comunicação, Formação de Professores e Política Educacional

O direito à educação, estabelecido pela Constituição Federal de 1988, visa promover o desenvolvimento integral dos cidadãos. Este estudo foca em habilidades empreendedoras e no uso de recursos tecnológicos em ambientes educacionais, onde os professores medeiam o aprendizado. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza o empreendedorismo como ferramenta para o desenvolvimento de competências, incluindo atitudes sustentáveis. A pesquisa explora como a integração entre tecnologia e empreendedorismo pode promover o desenvolvimento integral dos estudantes.

Tecnologias digitais e ludicidade no processo de alfabetização: verificando a aplicação de uma sequência didática mediada por recursos tecnológicos
Vivências de Sala de Aula

Nesta pesquisa, desenvolvida em uma escola da Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro/RJ com crianças em processo de alfabetização, observamos o interesse coletivo em trabalhar com as tecnologias digitais, tendo em vista serem ferramentas lúdicas e significativas para as gerações X, Y e alpha. Desenvolvemos uma sequência didática (SD) com diferentes recursos tecnológicos, visando às dificuldades apresentadas pelos estudantes. Durante a avaliação da SD, coletamos dados referentes ao interesse dos estudantes em realizar as atividades mediadas e seus desempenhos durante as atividades propostas.

O potencial transformador da educação pautada nos valores democráticos
Direito e Sociologia

O presente trabalho discorre sobre a necessidade de uma educação pautada nos valores democráticos com o objetivo de chegar a uma sociedade justa e igualitária. Para tanto, analisa-se o conceito de democracia como expressão que não apenas refere-se a uma das formas de governo, mas sobretudo de prática cotidiana; centra-se o direito à educação como sustentáculo da democracia e propõe-se que a escola seja espaço de conscientização e ensinamento dos valores humanísticos, considerando que eles vão ao encontro das convicções almejadas pela democracia. Verificou-se que a educação pautada nos valores democráticos tem potencial transformador.

Modelagem Matemática e o uso de tecnologias digitais: concepções de professores de Matemática do Ensino Médio
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo investiga as percepções de professores do Ensino Médio sobre a Modelagem Matemática e tecnologias digitais no ensino da Matemática, focando no 3º ano. A pesquisa incluiu questionário on-line. A Modelagem Matemática é destacada como uma metodologia que conecta a Matemática ao cotidiano dos alunos, incentivando uma abordagem investigativa. Os docentes valorizam essa metodologia por desenvolver pensamento crítico e habilidades sociais, mas há desafios como falta de tempo para planejamento e a necessidade de cumprir o currículo tradicional.

Rendimento escolar e fatores que interferem na aprendizagem de estudantes do 9º ano de escolas de tempo integral do Recife/PE
Instituição Escola

Este trabalho tem por objetivo identificar o rendimento de estudantes do 9º ano de escolas municipais de tempo integral da cidade de Recife/PE, em relação às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, bem como identificar os fatores que interferem na sua aprendizagem. Trata-se de um estudo do tipo quanti-qualitativo, realizado por meio de questionário baseado na escala de Likert. A análise estatística utilizou o teste t de Student e o teste de Friedman. Os resultados mostraram melhor desempenho em Língua Portuguesa, mas os fatores que interferem na aprendizagem são estatisticamente os mesmos.

Novos olhares para a Geografia Escolar: experiências docentes em escola municipal de Fortaleza/CE
Geografia e Vivências de Sala de Aula

Durante muitas décadas, a Geografia Escolar foi vista apenas como uma disciplina que descrevia lugares. Atualmente, diante de um contexto socioespacial globalizado, é necessário ser criativo, propositivo e inovador no ensino de Geografia. Nesse sentido, buscamos como objetivo deste trabalho apresentar as experiências docentes no ensino de Geografia na Escola Municipal Angélica Gurgel desenvolvidas de 2020 a 2022. Este artigo é um recorte da pesquisa de dissertação apresentada no Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente (IFCE/Unilab). Utilizamos levantamento bibliográfico e observação participante na sua construção.

A metodologia ativa na contemporaneidade: perspectivas da prática docente dos professores da rede municipal de Manaus/AM
Vivências de Sala de Aula

O presente estudo tem como finalidade analisar a metodologia ativa na contemporaneidade e as perspectivas à prática docente dos professores da Secretaria Municipal de Educação de Manaus/AM. Para tanto foram traçados objetivos específicos: conhecer a história e o conceito da metodologia ativa e destacar as estratégias de metodologias ativas no contexto educativo de tempo integral de Manaus. Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica com enfoque qualitativo, o que fundamenta a sistematização das informações coletadas a partir da leitura dos trabalhos levantados entre os meses de fevereiro e maio de 2021.