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Relato de experiência: desafios da intervenção pedagógica na Educação Infantil em tempos de pandemia
Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaÉ notório, com a chegada da pandemia da covid-19, que a sociedade, em geral, tenha sido marcada emocionalmente. Neste novo processo, os professores tiveram que se reinventar, buscando mecanismos de aprimoramento à prática pedagógica, com foco no desenvolvimento do aluno. Sendo assim, o ensino passou a ser remoto, por meio de apostilas e do aplicativo WhatsApp, com as orientações e as coordenadas das atividades realizadas por estes recursos pedagógicos. A sala de aula passou a ser um espaço em nossa casa e a família, uma parte fundamental do processo educativo.
Os desafios do ensino-aprendizagem de um aluno com transtorno do espectro autista no Ensino Técnico de Nível Médio em uma escola pública
Química, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO transtorno do espectro autista faz parte dos transtornos de desenvolvimento e é caracterizado pelo comprometimento de habilidades sociais de comunicação e comportamento estereotipados. O objetivo do presente trabalho é apresentar um relato de experiência sobre os enfrentamentos e ações desenvolvidas para acolher e ensinar um aluno com autismo num curso técnico integrado numa escola pública da rede federal. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa separada em duas etapas. O aluno apresentava dificuldades na fala e na escrita e as avaliações foram adaptadas: questões objetivas e com menor necessidade de escrita.
A união entre ludicidade e brincadeiras ao ar livre, um pilar do desenvolvimento infantil
Ecologia e Meio Ambiente, Psicologia, Educação Infantil e Vivências de Sala de AulaA presente pesquisa tem como foco discutir, conhecer e analisar a importância e o significado da ludicidade ao ar livre na Educação Infantil, visto que é notório o desprovimento de tais vivências ao ar livre em muitas escolas, por considerarem que as aprendizagens ocorrem somente dentro da sala de aula, com o ensino formal. Como metodologia, foi escolhida a revisão bibliográfica, inclusive de documentos como RCNEI e o ECA, que normatizam a Educação Infantil. Pensando sobre a temática, realizou-se um estudo de campo com o auxílio de questionário destinado a professores da Educação Infantil de escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro.
Think Pair Share por meio de Ensino Remoto: práticas científicas sobre higienização das mãos no Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como objetivo facilitar a aprendizagem de alunos da Educação Básica sobre os cuidados com a higienização das mãos, por meio da metodologia Think Pair Share (TPS) adaptada ao ensino remoto. Este estudo traz abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Foi elaborada uma sequência didática, dividida em seis etapas organizadas com foco no processo de aprendizagem dos estudantes. Os resultados evidenciaram que a utilização adaptada da metodologia TPS, no ensino não presencial, demonstrou ser efetiva no que diz respeito à aprendizagem sobre a lavagem das mãos como forma de interrupção da cadeia de doenças.
Projeto Acolhimento: habilidades socioemocionais para 3º e 4º anos do Ensino Fundamental
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaA escola, além de habilidades técnicas, deve desenvolver competências emocionais, sociais e afetivas. O objetivo deste artigo é apresentar uma sequência didática de um projeto embasado em valores humanos e habilidades socioemocionais, destinado a turmas de 3º e 4º anos do Ensino Fundamental. Para isso, foi selecionada uma coleção de dez livros que apresenta palavras de valores humanos. A sequência didática foi dividida em três etapas, planejadas para ocorrerem em doze aulas de 45 minutos cada. A sequência didática é adaptável à realidade de diferentes turmas e tem o potencial de trazer benefícios ao processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.
A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços UrbanosPossibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.
Sentido para a vida: a escola também é lugar do brincar
Educação InfantilA finalidade deste relato foi descrever uma experiência vivida com o primeiro ano B da Escola Dinalmir Ferreira Barros de Lisboa, de Ji-Paraná/RO, com o objetivo principal de desenvolver uma sequência de brincadeiras e brinquedos que, de maneira lúdica, despertasse nas crianças a imaginação, a criatividade e o faz-de-conta e proporcionar momentos de lazer e interação no espaço da escola, com crianças na faixa de seis a sete anos de idade. Para a realização da sequência de brincadeiras, utilizamos os espaços da escola durante uma semana de abril de 2023, 1h30min por dia. Realizamos brincadeiras diversas, com o intuito de brincar para divertir.
História da Matemática como dispositivo de aprendizagem: concepções de docentes da rede pública estadual de Minas Gerais
Matemática, História e História da EducaçãoEste artigo objetiva analisar as concepções de professores de Matemática acerca do uso da História da Matemática como dispositivo de aprendizagem em suas aulas na Educação Básica. Para tanto, utilizamos como coletor de dados um questionário online que foi respondido por 24 professores do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual de Minas Gerais, a fim de investigar a importância dada para a inclusão desse conteúdo em sala de aula. Percebemos, então, que, apesar de relatar dificuldade em incluir a HM no processo de ensino-aprendizagem, a maioria dos participantes concorda que ela deve estar presente no Ensino da Matemática.
Gamificação no ensino-aprendizagem de funções orgânicas: estratégias de avaliação da produção de um jogo educativo digital
Química e Vivências de Sala de AulaA aprendizagem baseada em jogos educativos digitais é um recurso disponível para motivar os alunos e aperfeiçoar o processo de aprendizagem com a mudança na práxis de ensino em sala de aula. Para melhorar a compreensão dos alunos sobre as funções orgânicas, criou-se um jogo interativo do tipo quiz, utilizando a premissa pedagógica construtivista para o processo de ensino-aprendizagem de Química. A fim de verificar a perspectiva docente em relação ao objeto educacional desenvolvido, elaborou-se um questionário de avaliação para aplicar aos professores de Química do Ensino Médio, contendo questões estratégicas motivacionais e fundamentadas no modelo ARCS.
Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico
Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.