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Políticas educacionais e o ensino de Sociologia: a reforma do Ensino Médio de 2017 e o cenário de consequências para o pós-ensino remoto
Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

A emergência de uma política conservadora pós-impeachment de Dilma Rousseff trouxe consigo uma agenda neoliberal. Em razão dos múltiplos impactos à sociedade pelas outorgas de um programa de governo ferino, figurado na Lei nº 13.415/17, foi realizada uma análise situacional e foram tratados os possíveis futuros impactos dessa norma por meio de revisões bibliográficas em caráter exploratório. Apresenta-se neste trabalho uma reflexão histórica da disciplina Sociologia em razão dos lastros de uma política pública educacional impregnada de pensamento colonialista e classista.

A multidisciplinaridade da Etnomatemática no Ensino Fundamental II
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho é oriundo de um projeto final de estágio cuja proposta era estudar o raciocínio lógico com uma abordagem multidisciplinar unindo Matemática, Artes, História e Português. O trabalho foi realizado em 2022, sob o título Projeto Multidisciplinaridade da Etnomatemática, com o estudo lúdico de três jogos culturalmente ricos: Jogo da Onça, Tangram e Mancala, em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental numa instituição pública municipal de Caruaru/PE. A proposta culminou no desenvolvimento de uma oficina de jogos criada pelos estudantes e apresentada para outras turmas da escola.

Aplicação de metodologias diferenciadas no ensino de Ciências, Matemática e Química: da Educação Básica ao Ensino Superior
Matemática, Química e Vivências de Sala de Aula

Este trabalho contempla práticas pedagógicas realizadas por professores de Ciências, Matemática e Química em instituições públicas do Rio de Janeiro, com alunos da Educação Básica e Superior. As metodologias diferenciadas em Ciências e Matemática foram realizadas no Ensino Fundamental, enquanto as de Química, com alunos de um curso de Formação de Oficiais. Este trabalho é caracterizado como um relato de experiência de natureza qualitativa. Os dados surgiram de observações e fotografias. Diante das práticas realizadas, foi observada maior troca de conhecimentos e um maior interesse dos alunos.

A Zoologia Cultural como abordagem em potencial para a Educação Básica
Zoologia

O ensino em Zoologia apresentou diversas mudanças com o passar das décadas, sendo um ensino muito importante por se tratar do contato científico dos alunos com os animais; torna-se necessário levantar reflexões sobre as abordagens presentes no estudo. A abordagem utilitarista que, segundo a literatura, é a mais presente atualmente, promove uma segregação dos animais em úteis e inúteis, o que não se baseia na Zoologia como ciência. Este artigo promove uma reflexão sobre a Zoologia Cultural como possível abordagem alternativa para o ensino formal da Zoologia no Ensino Básico público brasileiro.

Educação de qualidade: o quarto objetivo da Agenda 2030 como orientador de ações e práticas sustentáveis
Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento e Política Educacional

Este estudo se refere ao quarto dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), que trata das metas a serem alcançadas pela Educação. O objetivo foi investigar ações e práticas pedagógicas sustentáveis desenvolvidas por professores da Educação Básica em uma escola pública de Lavras/MG. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo, documental e exploratório, com base na técnica de Análise do Conteúdo. Os resultados indicaram relações com documentos educacionais vigentes e a ausência de políticas públicas específicas acerca da temática, conforme os relatos dos professores.

Perspectivas interprofissionais entre saúde e educação no Projeto Balança Maré
Nutrição e Alimentos, Saúde, Psicologia, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística, Educação Física e Política Educacional

Este artigo visa relatar e refletir sobre a experiência ocasionada na interprofissionalidade entre saúde e educação, especificamente nas áreas de Educação Física, Arte, Nutrição, Enfermagem e Psicologia. Além da ação integrada com algumas práticas integrativas e complementares – PICS, como arteterapia, ioga, meditação e fitoterapia. Como relato de experiência interprofissional, juntas, saúde e educação se associam no Projeto Balança Maré, da ONG Maré Produções Artísticas e Educacionais, e ao longo dos seus sete anos de existência desenvolvem edições que vislumbram a saúde física, a interação, a socialização, o jogo competitivo e a prática de hábitos saudáveis referentes à questão alimentar e de exercícios físicos no combate à obesidade.

Tirando os estudantes da plateia para colocá-los no palco: um relato de experiência sobre o uso de seminários nos anos finais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste texto é descrever uma experiência e uma estratégia didática voltada para a sala de aula da Educação Básica que utiliza o método de seminário no processo de ensino-aprendizagem em turmas de 7º e 8º anos do Ensino Fundamental. A inclusão desse método nas aulas de História revelou algumas habilidades que precisam ser aprimoradas pelos estudantes, produziu estratégias de intervenção que talvez não fossem realizadas em aulas exclusivamente expositivas e proporcionou a utilização de estratégias de aprendizagem diversificadas.

Arborização da E. E. I. F. Tarcísio Gonçalves de Oliveira, em Aurora/CE, a partir da participação na Jornada Cidadania nas Escolas em 2018
Ecologia e Meio Ambiente e Geografia

Este artigo indica como a participação da Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Tarcísio Gonçalves de Oliveira, na Jornada Cidadania nas Escolas, impactou na promoção de práticas coletivas, nos legados ecológicos e paisagísticos dentro do ambiente escolar, com destaque para o processo de arborização no entorno da unidade escolar. A metodologia desta pesquisa consistiu na inscrição da UE na Jornada Cidadania nas Escolas, na atividade de campo com a aplicação de entrevistas com a comunidade, no desenvolvimento do processo de arborização do entorno escolar e, por fim, na análise de todo esse processo a partir da escrita deste texto.

Jogo de consciência fonológica no processo de alfabetização linguística
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho discute o uso de jogos didáticos de consciência fonológica no processo de alfabetização. Em tal processo, o professor propõe aos alunos atividades que ampliem e aprofundem habilidades linguísticas relacionadas à apropriação do Sistema de Escrita Alfabética. O contexto da investigação foi uma escola municipal de Cachoeira do Arari/PA, com alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Foi aplicado o jogo Bingo dos Sons Iniciais, que explora a consciência fonológica. Os resultados indicaram que as atividades lúdicas contribuíram para que as crianças compreendessem o funcionamento do sistema alfabético.

Ensino em tempos pandêmicos: reflexões acerca das competências digitais na formação inicial docente e os desafios no ensino remoto
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente trabalho tem por objetivo abordar os enfrentamentos e desafios ocorridos no contexto pandêmico que o Brasil enfrenta em suas diversas vertentes. Escolas enfrentaram inúmeras dificuldades para atender aos alunos, entre elas podemos destacar a falta de experiência docente com as tecnologias e problemas de acesso à internet pelos discentes. Em contrapartida, é notório o empenho de professores e faculdades para aprofundar-se no mundo tecnológico e acompanhar em tempo real seus alunos e suas atividades, efetuando a comunicação em salas de aula virtuais, não obstante haja barreiras impostas pelo distanciamento social.