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Ler, escrever, ouvir, pensar e falar criticamente: uma contribuição da Filosofia para a formação discente no Ensino Médio integral
Filosofia e Formação de ProfessoresPara priorizar o protagonismo dos estudantes, é preciso prepará-los para serem sujeitos de seus processos, especialmente com a capacidade de “ver o mundo”, conforme Paulo Freire, e a pluralidade proposta por Hannah Arendt.
Potencialidades da aula prática no ensino de Ciências: oficina sobre digestão de macronutrientes em uma turma de EJA
Vivências de Sala de AulaAs aulas práticas são consideradas estratégias oportunas para o ensino de Ciências, por promoverem a interação dos sujeitos com o fenômeno estudado. Realizou-se uma oficina prática em uma turma da Educação de Jovens e Adultos em uma escola pública da cidade de Salvador/BA. O objetivo deste trabalho é descrever essa oficina prática sobre o processo de digestão de macronutrientes realizada em turma do Tempo de Aprendizagem IV da EJA e discutir, com base nessa experiência, as potencialidades e os desafios do uso de atividades práticas no ensino de Ciências. A oficina teve participação ativa dos estudantes.
O desafiador contexto da Educação Especial Inclusiva e a afetividade: processos socioafetivos estruturando a inclusão
Educação Especial e InclusivaDiante dos desafios encontrados, é comum perceber na realidade escolar pública o desânimo e a negligência consciente e/ou inconsciente tomando forma e lugar, o que é desumano e ilegal. Percebe-se que a afetividade, em seu sentido amplo, longe de ser apenas emoções ou permissividade, ainda que de forma bem implícita, é citada em todos os textos que abordam a inclusão, principalmente os que sugerem práticas mais concretas. Apesar de já se saber que a afetividade é fundamental no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento humano, ela nunca ganhou tantas falas e relevância quanto agora, com o desenvolvimento da Educação Especial Inclusiva. Nesse contexto, fala-se de relações intrínsecas entre todos os envolvidos desta rede. A escola, a família, a comunidade e o próprio aluno enfrentam diversos desafios para uma real efetivação da Inclusão Escolar.
Mapeando as principais dificuldades de aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estudos na Revista Cefac
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de AulaEste artigo objetiva identificar as principais dificuldades de aprendizagem que os alunos apresentam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, propondo a análise das causas dessas dificuldades e apontando possíveis soluções. Após essa análise, pôde-se concluir que os alunos apresentam dificuldade em leitura, escrita e cálculo matemático. As causas podem ser de ordem intrínseca ou extrínseca, mas podem ter relação com vários fatores, entre eles inadequação pedagógica e o meio social desfavorável. É necessário criar estratégias de ensino e elaborar atividades adaptadas que considerem as especificidades dos alunos.
Pós-escravidão brasileira, educação submissa e o cibercidadão
Este trabalho se insere no âmbito da História Social, principalmente a brasileira. Tem a pretensão de, através da geração do conceito de sociedade paralela (Schmith, 1990, passim), hoje excluídos sociais (Katz, Bavcar, 2003, passim) dos setores produtivos da sociedade, analisá-la.
A ESCOLA ENQUANTO INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR
Avelino da Rosa Oliveira
Arte Popular com A maiúsculo
A ideia original de nossa visita ao Museu Casa do Pontal era lá termos uma conversa com a diretora da Instituição, Ângela Mascelani, antropóloga e pesquisadora especializada em Arte Popular. Mas isso não foi possível, na ocasião. Poucos dias depois, no entanto, fomos convidadas pela Ângela para conversarmos em sua casa, o que foi uma longa e prazerosa aula sobre a Arte Popular brasileira.
Bullying na escola e suas implicações na aprendizagem
Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaO artigo discute impactos do bullying no processo de ensino-aprendizagem, elucidando as características dessa violência, seus personagens e possíveis causas. Aponta algumas medidas para a contenção dessa problemática, enfatizando a importância da parceria família-escola em sua prevenção e combate. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com suporte teórico de autores como Fante, Pereira e Silva, entre outros. Observa-se que os maus-tratos nas relações interpessoais podem contribuir para evasão escolar, assim como dificuldades de aprendizagem, problemas no psiquismo e na vida social dos alunos envolvidos.
ESCOMBROS
"Desenho, legado e latência das deficiências do 'corpo social' dos esquecidos da 'cultura escravista' no cotidiano carioca (1870-1898) e suas complexidades modernas em uma era participação globalizada"
Modernismo africano: questões, problemas e desafios para o ensino de História das Artes africanas no contexto brasileiro
História e Artes PlásticasEste artigo propõe um estudo dos modos de leitura e ensino de História das Artes e do modernismo africano, tendo como base os saberes da visualidade criados por artistas africanos. São abordadas narrativas do continente africano e sua relação com a produção modernista europeia, apresentando as fissuras e as violências epistemológicas que marcaram esse campo. Em seguida, as contribuições africanas para o debate, partindo da produção visual de alguns artistas modernos africanos, além de uma análise crítica dos problemas e das possibilidades do ensino de História das Artes africanas no contexto da educação brasileira.