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A guerra de três mundos

Essa é a história de um outro mundo que vive à espera de um outro mundo. E nenhum desses dois mundos é o nosso. Por isso, para prosseguir na leitura, é preciso que o leitor se dispa de suas noções de possível e impossível. Se eu fosse fazer a genealogia do terror muçulmano, o leitor se perderia num emaranhado de nomes de difícil pronúncia. Teria de voltar aos precursores dos homens-bomba, os adeptos da seita dos assassinos, no século XI, que inauguraram os ataques suicidas. Mas não será necessário recuar tanto. Porque a sustentação teórica do terror islâmico contemporâneo foi elaborada no século XX. Dois nomes se destacam: Hassan Al-Banna e Sayyid Qutb. Conhecê-los, saber o que pensam e o que pregam, é fundamental para entender a al-Qaeda e Bin Laden. É este o propósito da série de três artigos que tem início hoje. Se eu obtiver êxito, o leitor nunca mais achará que a possibilidade de um ataque terrorista usando armas atômicas é apenas uma paranoia. E, talvez, passe a admitir que, contra essa gente, nossa forma ideal de combate, nós que não gostamos de guerras, não tem serventia. Porque o lema que eles usam desde 1928 - "preparem-se para a Jihad e sejam amantes da morte" - não é uma frase vazia.

Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.

Ludicidade no processo ensino-aprendizagem: motivação para alunos e professores
Vivências de Sala de Aula

As brincadeiras das crianças apresentam características presentes no meio em que vivem seus sujeitos brincantes. Neste trabalho, de vertente bibliográfica, se pretende refletir sobre as possibilidades de utilização de jogos e brincadeiras na Educação, tendo a escola como espaço privilegiado de inserção cultural e social. Seu objetivo principal é mostrar os benefícios que a ludicidade, os jogos, brinquedos e brincadeiras são capazes de promover no ambiente escolar, assim como as mudanças geradas a partir dela e como o ensino se beneficia de tais práticas.

Mudar mentalidades e práticas: um imperativo

A crise climática é a consequência mais evidente, mais imediata e mais ameaçadora do modelo industrial, produtivista e consumista em que se baseia a nossa economia e o modo de vida que levamos. Não se trata de algo conjuntural, mas de esgotamento de um sistema que tem como motor o ter e o acumular, ou seja, um desenvolvimento que tem como pressuposto básico o crescer, crescer mais, sem parar, sem respeitar limites naturais, tudo para concentrar riquezas. Como condição para desenvolver, não importa a destruição ambiental que possa provocar, nem que a geração de riqueza seja, ao mesmo tempo, geração de pobreza, exclusão social, desigualdades de todo tipo. O aquecimento global e a crise do clima são, por isso, expressões de uma inviabilidade intrínseca desse desenvolvimento. Tanto de um ponto de vista ambiental como social, não dá para tornar sustentável tal desenvolvimento. Não importa o lugar que ocupamos neste planeta único e finito, o fato é que precisamos mudar. Esse é, hoje, um imperativo ético, de vida; está em questão a integridade da vida e de sua visceral relação com o meio ambiente, e, portanto, da humanidade inteira.

O ceticismo em Memórias Póstumas de Brás Cubas

O presente trabalho tem o propósito de procurar no texto Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, o delineamento de um pensamento cético. Antes de tudo, vamos traçar um breve panorama do contexto histórico em que o romance se dá: o processo de modernização da sociedade brasileira, o liberalismo escravagista, a recepção da moral burguesa. Em seguida vamos expor algumas breves considerações a respeito dos aspectos fundamentais do ceticismo, e a partir daí veremos de que modo esse pensamento se faz presente nas Memórias.

Modelo didático tridimensional aplicado ao ensino sobre os besouros (Insecta: coleóptera)
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de Aula

O ensino sobre os coleópteros na disciplina de Ciências possui barreiras de aprendizado, uma vez que geralmente as aulas estão vinculadas apenas aos livros didáticos. Como alternativa para um ensino lúdico sobre estes artrópodes, esta pesquisa propôs a utilização de modelos didáticos tridimensionais no ensino da ordem Coleóptera a estudantes de uma escola pública localizada no município de Santana/AP. Inicialmente foi aplicado um questionário para se obter o conhecimento prévio dos estudantes, logo após foi ministrada uma aula teórica mostrando as principais características dos besouros e seus hábitos.

Ensino de História: novos contextos e novas práticas
Computação e Tecnologias, História, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo explora os impactos do crescente uso da tecnologia na área da educação, mais especificamente em relação ao ensino de História, através de metodologias de ensino e aprendizado que têm utilizado novos recursos para dinamizar a experiência pedagógica. Para isso, foi feita uma observação das antigas práticas de ensino, um levantamento bibliográfico e uma análise do uso de tecnologias de informação e comunicação digital no espaço escolar. Essas análises nos fizeram observar que os desafios e os ganhos acerca do uso de novas tecnologias não se limitam ao ensino de História e que os benefícios são observados em outras licenciaturas.

Estratégias de aprendizagem para o ensino de Matemática na pré-escola
Educação Infantil

O presente artigo apresenta um relato de experiência, tendo como base uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativa, estruturada por meio de uma pesquisa básica acerca das práticas lúdicas no ensino de matemática na pré-escola como estratégias de aprendizagem, tendo como referência as ideias de alguns autores como Vygotsky e Maranhão, entre outros, os quais dão sustentação teórica às afirmações feitas à temática em análise. Este estudo buscou apoio nas atividades desenvolvidas no estagio supervisionado na pré-escola, realizado de agosto a novembro de 2021, em um Centro de Educação infantil em Gurupi/TO.

O documentário como uma potencialidade educativa na Educação Ambiental
Ecologia e Meio Ambiente e Formação de Professores

Este artigo traz uma contribuição em relação à produção e utilização de documentários como recurso didático. É o resultado da participação das autoras na disciplina de Análise e Produção de Recursos Didáticos ofertada no curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática (Educimat) do IFES sobre os passos necessários para a produção de um documentário e sua utilização como recurso didático. Teve como público-alvo os próprios alunos do programa de Mestrado do Educimat. O tema escolhido do documentário nasceu de uma inquietação em relação ao movimento de Educação Ambiental e suas reais ações.

A obrigatoriedade do aprender: uma política de Estado contrária aos ideais emancipatórios de Rancière

O objetivo deste trabalho, que foi apresentado no seminário Estatuto Filosófico, na UERJ, em 2010, é relacionar o tema da obrigatoriedade do ensino às questões trabalhadas no livro O mestre ignorante, de Jacques Rancière. Partindo da análise realizada na obra sobre os conceitos de emancipação e embrutecimento, o texto visou aproximar ou distanciar a política de Estado da obrigação escolar dos tais conceitos. Para cumprir uma relação mais satisfatória entre o objeto de pesquisa e o livro em questão, alguns recortes serão estipulados, como o cenário, tempo e grau de escolaridade. Foi escolhido o Brasil como espaço, a transição Império/República como marco temporal – mais precisamente o período de 1870 a 1910 – e o ensino primário obrigatório, devido à sua acessibilidade para um maior contingente de população no período citado.