Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Quiz como proposta de atividade lúdica em Ciências no Ensino Fundamental
Avaliação

O uso do quiz em sala de aula pode constituir uma excelente ferramenta para facilitar o processo de aprendizagem de tópicos de Ecologia em Ciências Naturais. Demonstrou-se que o uso de atividades simples, como jogos que necessitam de poucos recursos financeiros, contribui para a aprendizagem e, assim, permite atender os objetivos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para o ensino de Ciências. Além disso, os resultados apontam que os alunos têm preferência por aulas diversificadas em lugar de aulas expositivas tradicionais.

Ensino remoto de Artes na Educação Básica e Superior em 2020
Educação a Distância e Educação Artística

Este trabalho aborda minha experiência como professor durante a pandemia da covid-19 e procura, a partir de um breve contexto da EaD no Brasil e da chamada Revolução web 2.0, descrever o momento de adaptação àquela realidade, na forma de um estudo exploratório, com o objetivo de levantar pontos fundamentais e analisar resultados que possam servir como referência para futuras crises análogas à da covid.

Profissional educador em formação e a reflexão da e na prática
Formação de Professores e Instituição Escola

Este artigo foi escrito a partir da reunião de textos de diversos autores, objetivando tecer reflexões acerca da formação de professores aliada à experiência advinda da prática de profissionais já em atuação na educação. Após a introdução, os textos são rapidamente explanados visando expor partes consideradas fundamentais de seus conteúdos. No tópico seguinte, os mesmos materiais são comentados em igual sequência, trazendo suas contribuições para a temática abordada. Conclui que a formação com a vivência profissional e o contato com professores mais experientes é positiva para os docentes e toda a sociedade.

Ensinando Matemática em tempos de pandemia
Matemática e Educação a Distância

É preciso desenvolver novas estratégias que visem a amenizar o distanciamento social vivido entre docentes e estudantes, a fim de que estes últimos não abandonem o ano letivo (já que todos foram submetidos a ficarem em casa). Dessa maneira, o docente precisa mais do que nunca inovar em suas aulas, já que agora o ensino passou a ser quase inteiramente remoto. Para isso, foi regulamentada uma lei que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública.

Tecnologias educacionais: um relato de experiência no Ensino Fundamental I
Vivências de Sala de Aula

Este artigo demonstra como as tecnologias digitais contribuem no processo de ensino-aprendizagem de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de um colégio privado do Paraná. A pesquisa foi realizada a partir da literatura especializada, além de acesso a sites de busca acadêmica e bibliotecas virtuais. A experiência com a utilização das tecnologias educacionais em sala de aula foi desenvolvida nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, utilizando as plataformas Khan Academy, Phet.colorado, Kahoot e Wordwall. Conclui-se que o uso de tecnologias digitais fez as aulas mais dinâmicas, atrativas e participativas.

Aulas remotas de Língua Portuguesa no contexto da pandemia: os desafios de professores de escolas estaduais da Região Metropolitana de Recife/PE
Educação a Distância e Língua Portuguesa e Literatura

A evolução das tecnologias de informação ao longo dos anos exigiu do professor novas habilidades. A pandemia da covid-19 alterou a rotina, e o ensino remoto passou a ser mais frequente. Esta proposta de pesquisa tem o objetivo de investigar como os professores de Língua Portuguesa da rede estadual de Pernambuco enfrentaram os desafios impostos pela pandemia à educação. O estudo é uma pesquisa exploratória apoiada em análise qualitativa. Seus resultados revelaram que os desafios se tornaram dificuldades quando os professores se depararam com novas ferramentas digitais para manter o processo de ensino-aprendizagem.

Formação continuada de professores em tempos de pandemia: do improviso à realidade – relato de experiência na Educação Especial
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Este artigo apresenta as percepções de “segundas professoras” e professoras que atuam no AEE sobre a participação em um processo de formação continuada. É um estudo de caráter exploratório e descritivo, do tipo relato de experiência, com abordagem qualitativa, desenvolvido no contexto do trabalho remoto em decorrência da pandemia da covid-19. A formação continuada de professores mediada pelas tecnologias digitais e organizada a partir das demandas que emergem da prática pedagógica é uma possibilidade de enfrentamento das dificuldades encontradas no trabalho remoto e no ensino presencial.

Uma sequência didática para o ensino de Física sob a perspectiva da Educação Inclusiva de alunos cegos nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia
Física, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

A inclusão escolar é hoje vista como o acolhimento a todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino. Para que a inclusão se efetive é necessário também aprimorar a proposição e a disponibilidade de recursos ou materiais didáticos apropriados para a aprendizagem desses alunos. O presente texto relata uma pesquisa-ação na área de ensino de Física e traz uma sequência didática desenvolvida no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia com enfoque na inclusão de um aluno cego na disciplina. Constata-se que o processo de inclusão é individualizado, e por isso deve ser minuciosamente pensado e trabalhado na perspectiva de cada aluno que adentra o ambiente escolar.

Facebook: um instrumento auxiliador no processo de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa
Língua Portuguesa e Literatura

A utilização de ferramentas tecnológicas vem ganhando espaço, uma vez que são recursos corriqueiros na vida da comunidade escolar. Nesse contexto, o Facebook torna-se um importante instrumento no desenvolvimento das competências e habilidades almejadas para os estudantes na Educação Básica. Assim, com este estudo ressaltamos a relevância do trabalho pedagógico educacional que esse meio pode proporcionar aos seus usuários. Desenvolvemos um trabalho com os estudantes da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública municipal de Venturosa/PE em que os estudantes usaram o Facebook como prática de estudo para o Enem.

Uma perspectiva sobre metodologias e práticas docentes vistas por uma aluna de pedagogia no estágio supervisionado
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

A prática docente é muito importante para o desenvolvimento da carreira do magistério, respeitando o aluno e seu processo de aprendizagem, valorizando a brincadeira como forma de construir o conhecimento em sala de aula e gerar educandos atuantes, autônomos, ativos, críticos, reflexivos e participativos.