Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Infância e criança sob o olhar de Cecília Meireles: uma leitura de suas crônicas no Diário de Notícias
História da Educação

Este texto pretende discutir o pensamento de Cecília Meireles sobre os conceitos de infância e criança, baseado em suas crônicas escritas de 1930 a 1933. Assumimos como pressuposto que os conceitos apresentados pela escritora constituem importante fonte de pesquisa para o estudo da história da infância e da criança, no Brasil da primeira metade do século XX. Lançamos mão, para isso, de estudos da Sociologia da Infância.

Alfabetização, letramento e gêneros textuais: uma análise de manual didático do 1º ano do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

Esta pesquisa analisa como um livro didático de alfabetização trabalha os gêneros textuais no 1º ano do Ensino Fundamental e de que modo o trabalho com o letramento é efetivado pelos gêneros. O artigo trata dos capítulos III e IV do livro Itororó Português, da Editora Moderna, aprovado pelo PNLD 2019/2022 e selecionado pelos professores da cidade de Caxingó/PI para ser adotado nas escolas do local. O manual integra o Programa Nacional do Livro Didático, seguindo normas e padrões da BNCC para o processo de alfabetização. Com análise bibliográfica qualitativa, observaremos os gêneros textuais no processo do letramento.  

O papel da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na implementação de políticas públicas: o Projeto Hortas Pedagógicas
Ecologia e Meio Ambiente, Instituição Escola e Política Educacional

O contexto das sociedades contemporâneas mostra que os impactos humanos sobre o meio ambiente estão causando mudanças cada vez mais complexas. Este trabalho aborda a parceria entre o Ministério da Cidadania (atual Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Ministério da Educação (por sua Secretaria de Educação Básica, com apoio da Secretaria de Educação Profissional de Tecnológica) para a implantação do Projeto Hortas Pedagógicas na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, contribuindo para melhorias do processo alimentar, educacional e comportamental dos escolares.

As artes cênicas nas brincadeiras populares cantadas pelo Mestre Tadeu
Educação Artística

Nosso rico folclore é dotado das mais variadas manifestações; as brincadeiras populares são exemplos de musicalidade, representação cênica, jogo cooperativo e trabalho em equipe. No universo escolar, os aspectos relacionados ao folclore são apresentados como possibilidade de ações práticas que estimulam a manifestação das mais variadas áreas de nossa cultura popular.

Da cozinha à praia: uma experiência interdisciplinar
Formação de Professores

Uma atividade interdisciplinar envolvendo alimentação abordou, de forma lúdica e agradável, assuntos de Ciências da Natureza, Matemática, Língua Francesa, Biologia, Química e Educação Física, com conclusão em um piquenique na praia.

Na escola eu brinco de quê?
Educação Infantil

Este estudo se desenvolveu com crianças de cinco anos; tem como objetivo despertar o prazer pela brincadeira como processo de aprendizagem e interação afetiva entre criança, escola e família. Foi realizado em ambientes diversos como: sala de aula, pátio, pracinha e integrou alguns professores da escola e familiares. Caracterizado pelo viés qualitativo, apresenta dados coletados por registros fotográficos. Além disso, conta com o embasamento teórico sobre brinquedos e brincadeiras e sobre a aprendizagem significativa a contemplar os direitos de aprendizagem e os campos de experiência estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular.

Mudança radical na Educação Infantil: o brincar através das telas dos aparelhos eletrônicos
Educação Infantil

As atividades aplicadas na Educação Infantil são mais lúdicas, visto que as brincadeiras infantis proporcionadas dentro ou fora do ambiente educacional têm como uma de suas prioridades o desenvolvimento integral das crianças nos aspectos físico, afetivo, emocional, social e cultural. Entretanto, mesmo a sociedade vivendo na era da agilidade, da conectividade, em que tudo acontece através de um clique nas telas dos aparelhos eletrônicos, essa mudança abrupta no cenário da educação tornou-se um dos maiores desafios vivenciados pelos professores é trabalhar com a ludicidade.

Prudência, ação e virtude

O ditado Antiguidade é posto, em muitos casos, traduz a mais pura verdade. Principalmente quando o assunto é filosofia. Muito do que se escreve hoje sobre o tema tem nos gregos antigos a principal inspiração.

Tecnologias de informação e comunicação como ferramentas facilitadoras do processo de ensino e aprendizagem da Língua Inglesa
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Cada vez mais as tecnologias de informação e comunicação (TIC) estão presentes nas salas de aula, e isso se deve, principalmente, à potencialidade dos seus recursos para inovar e dinamizar as formas de ensino e aprendizagem das diferentes disciplinas, inclusive a língua inglesa. Quando bem empregadas, as TIC contribuem para o processo educacional a partir da utilização de ferramentas interativas que possibilitam a obtenção de conhecimentos sobre os diferentes contextos subjacentes à realidade e o amplo acesso às diversas fontes de informação.

Relatos de experiência sobre a produção da aguardente de cana-de-açúcar: uma prática contextualizada para o ensino de Química Orgânica
Química

Este estudo apresenta um relato de experiência de abordagem educacional sobre a produção da aguardente da cana-de-açúcar no município de Sucupira do Norte/MA, fornecendo uma proposta pedagógica de ensino contextualizado para os alunos do 3° ano do Ensino Médio. A pesquisa teve como objetivo demonstrar a relação entre a teoria e a prática quanto ao conhecimento dos processos de produção daquela bebida nos engenhos e as principais reações químicas envolvidas durante esses processos.