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Desenvolvendo práticas de enfrentamento ao preconceito por meio do lúdico
Vivências de Sala de Aula

Compreendendo que a educação deve contribuir para a formação de indivíduos capazes de refletir sobre o mundo que os cerca, bem como intervir sobre a realidade que vivenciam, o presente artigo tem por objetivo abordar sobre a educação formal que é ofertada aos alunos dos anos iniciais de escolaridade, considerando que são necessárias práticas com foco na apropriação do respeito e tolerância desde a mais tenra idade. Neste sentido, apresentamos um relato de experiência desenvolvida em uma escola situada em Teixeira de Freitas (Bahia), nos reportando aos anos iniciais de escolaridade como um período repleto de particularidades, fundamentado no processo de conhecer, descobrir, interagir e se apropriar de conhecimentos de forma prazerosa e envolvente. Partindo dessa experiência, conclui-se que as práticas pedagógicas fundamentadas no lúdico propiciam um ambiente acolhedor e propício para o debate de questões pautadas no enfrentamento a toda e qualquer ação discriminatória.

O QUE É EDUCAÇÃO LITERÁRIA?

Toda criança gosta de ouvir histórias antes de dormir. Há livros feitos para os bem pequenos, de grande apelo sensorial, provocando efeitos visuais, olfativos, táteis. Cada vez há mais títulos infantis e infantojuvenis no mercado, lançados por editoras especializadas nessa literatura. Ao se tornarem letradas, o presente habitual que crianças recebem é um livro, dado pela escola, pelos pais, parentes e amigos. A maioria das escolas comemora o coroamento do letramento com a ‘festa do livro’. Entretanto, à medida que essas crianças crescem, vão se afastando gradativamente do universo da leitura literária, quer por falta de exemplo em casa, quer porque outras leituras passam a predominar em sua vida como forma de lazer. A maioria tem total domínio dos recursos cibernéticos à sua disposição, fotografando a paisagem e enviando imediatamente para os amigos, via internet.

Formação docente: Artes no município de Araioses/MA
Formação de Professores

A arte está presente em todos os anos de escolarização, tornando-se importante na formação crítica, estética, social e cultural dos discentes. Por esse motivo, este trabalho discorre sobre a formação de professores de Artes para uma prática pedagógica de qualidade. Teve como objetivo pesquisar a formação inicial e continuada dos professores que ministram essa disciplina nas escolas públicas do município de Araioses/MA, com base em pesquisas bibliográficas e de campo. Percebeu-se que a disciplina não é valorizada, que os docentes não têm formação na área e que faltam recursos e suporte para exercer essas funções.

E agora, diretor, a quem é que vou culpar?
Formação de Professores, Instituição Escola e Vivências de Sala de Aula

O texto procura mostrar que o diretor de uma unidade escolar, além das atribuições comuns inerentes à função, no âmbito das dimensões pedagógica, administrativa e financeira, no dia a dia de uma escola acaba tendo outras. Ou seja, ele acaba assumindo obrigações que legalmente não são estabelecidas em legislação. No fim das contas, tudo que acontece no espaço escolar – e muitas vezes até fora dele – acaba sendo “culpa” do diretor da escola. O texto procura também mostrar que, apesar de tudo, a função de diretor traz conhecimentos novos e muita experiência, por isso, é muito gratificante.

A inclusão de pessoas com TEA fundamentada na relação entre o PEI e o TEACCH
Educação Especial e Inclusiva

Apresentamos a importância da relação do plano educacional individualizado (PEI) e do Treatment and Education of Autistic and Related Communication-handicapped Children (TEACCH) para a promoção do aprendizado de pessoas com deficiência. Usamos a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, a fim de fazer uma análise reflexiva sobre a inserção dessas duas ferramentas de ensino-aprendizagem nos ambientes de ensino. O resultado aponta que o PEI promove o planejamento e a avaliação contínua, enquanto o TEACCH cria os procedimentos, considerando o aprendiz individualmente.

Como promover a interatividade por meio das mídias nas aulas de Língua Inglesa

Atualmente, o uso de novas tecnologias faz parte do dia a dia de alunos e professores. Por essa razão, faz-se necessária a sua incorporação na prática educativa, de forma a utilizar o computador como ferramenta educacional, voltado para desenvolver no educando a autonomia e a capacidade de se socializar e construir conhecimento. Este trabalho tem a finalidade de apresentar um relato de experiência educacional em que foram utilizadas algumas mídias como prática inovadora em sala durante as aulas de Língua Inglesa, tendo como objetivo desenvolver ações práticas de interatividade com uma língua estrangeira. Desse modo, foi possível promover situações de criação, troca de experiências, pesquisa e produção de materiais em inglês.

Água: uso consciente e consumo inteligente
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde, Biologia e Biociências, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas e Espaços Urbanos

Este trabalho relata a experiência de elaboração de uma sequência didática interdisciplinar baseada na abordagem de ensino CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Catalão (Ufcat), a partir da proposta avaliativa de uma disciplina eletiva do respectivo Programa. A sequência didática elaborada abordou a temática água por meio da problemática: "Como contribuir para a (in)formação de cidadãos conscientes/aptos para decidir e atuar diante da realidade da poluição e da escassez de água?”

O despreparo dos professores: um ensaio sobre um dos problemas que afeta o processo ensino-aprendizagem dos educandos

A aprendizagem é algo fundamental na vida do ser humano; por isso ela deve ser construída e reconstruída na companhia de profissionais da educação capacitados e qualificados, capazes de propiciar aos seus receptores competências e habilidades necessárias para a sua formação. Pensando nessa questão, discutimos o despreparo do professor para a ação educativa, enfocando esse problema como um dos causadores da dificuldade dos alunos durante o processo de ensino e aprendizagem.

A formação do tutor de matemática
Matemática

A democratização do acesso à internet de banda larga permitiu maior comunicação e alcance das informações socialmente produzidas. Na Educação, houve a ressignificação das estratégias de Educação a Distância adotadas, o que promoveu a alteração nas relações do processo de ensino-aprendizagem.

Experiência de um estágio curricular obrigatório no ensino remoto emergencial: um relato científico construído em uma observação sistemática
Educação a Distância, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

Durante a pandemia da covid-19, a educação no mundo viveu momento atípico. No Brasil houve várias consequências, como a paralisação das escolas. A partir desse cenário e da observação da rotina escolar na modalidade de ensino remoto em um colégio particular de Belo Horizonte/BH, faremos algumas reflexões. Foram observados fenômenos escolares como semelhanças entre as modalidades, fenômenos novos do ensino remoto, fenômenos que deixaram de acontecer, o papel do professor, diferenças entre a rede pública e a rede privada, diferenças entre as escolas da rede privada, o ensino remoto na Educação Infantil e a inclusão.