Biblioteca
Filtrar os artigos
Sequência didática utilizando plataformas digitais na construção do conhecimento sobre o autocuidado, autoconhecimento e saúde íntima em uma escola estadual de Vitória/ES
Saúde, Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação Especial e Inclusiva, Vivências de Sala de Aula e Cidadania e ComportamentoO estudo aborda sequência didática, plataformas digitais e educação sexual com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, avaliando seu nível de conhecimento. Os métodos de pesquisa aplicados foram de natureza quali-quantitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de diálogos e participação em atividades experimentais. A análise dos dados se deu por meio de contextos histórico, social e cultural. Os resultados evidenciam que os educandos tinham limitados conhecimentos prévios referentes ao tema proposto. No entanto, após a aplicação, observou-se maior aprendizado e entusiasmo por parte dos educandos.
Aquisição tardia de língua de sinais e impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e educação de pessoas surdas
Psicologia e Educação Especial e InclusivaNeste artigo procuramos analisar alguns dos impactos de diagnósticos associados à dificuldade de aprendizagem e a aquisição de língua de sinais tardia na educação de pessoas surdas. Para tanto buscamos junto à literatura abordar questões pertinentes à visão que a sociedade manifestou no decorrer da historia sobre as pessoas surdas. Desse modo percorremos percepções de exclusão e invisibilidade, bem como questões referentes à compreensão intrafamiliar, tensões nos diversos âmbitos de relacionamentos sociais. Também buscamos trazer à cena correlações referentes a aspectos emocionais e cognitivos advindos dos vários enfrentamentos de lugares de poder e saber que as pessoas surdas vivenciam no cotidiano. Outro ponto abordado foi referente às questões sobre mitos envolvidos nas línguas de sinais, lugares de poder e estereótipos criados pela sociedade majoritária. Ainda foram enfatizadas possíveis estratégias de simulação de entendimento de contextos de segunda língua que contribuem para percepções equivocadas de dificuldades de aprendizagem. Além disso, destaca-se a importância da visibilidade da identidade da pessoa surda.
A importância da literatura articulada ao ensino de Ciências na pré-escola, a partir do lúdico e da contextualização
Ecologia e Meio Ambiente, Educação Infantil, Formação de Professores, Instituição Escola, Cidadania e Comportamento e Política EducacionalO artigo faz uma análise cronológica das concepções de criança e infância, construindo um paralelo com os avanços desses conceitos até os dias atuais. Em seguida, investiga como a implementação da Literatura, com temáticas voltadas para as Ciências, especialmente a Educação Ambiental, pode incentivar a construção do conhecimento na Educação Infantil de modo a romper com a estrutura do ensino tradicional. A partir de teorias desenvolvidas por diversos autores, observamos que é notória a importância da percepção da criança em seu processo de crescimento, necessitando explorar o meio, descobrir suas curiosidades e caminhar valorizando as ciências experimentais.
A Pedagogia de Projetos na prática da orientação pedagógica e educacional em tempos remotos. Ações de consciência na escola e da escola no ano letivo de 2020
Educação Infantil, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalA ação da Orientação Pedagógica e Educacional pela prática de Pedagogia de Projetos foi um espaço de construção de conhecimento da escola pública de tempo integral, no ano letivo de 2020. Vivendo tempos de pandemia, a escola busca inovar, por meio de uma práxis comprometida com um mundo solidário e humano a partir do diálogo e tendo agora características tecnológicas que propiciam o fazer pedagógico. A Pedagogia de Projetos é vista como um meio capaz de fomentar nos sujeitos da aprendizagem o desejo de desvendar o mundo por um olhar único e, ao mesmo tempo, plural.
Formação de professores por meio das tecnologias educacionais via web
Educação a Distância e Formação de ProfessoresNa sociedade contemporânea, a manipulação e o domínio das tecnologias digitais de comunicação e informação são demandados em várias áreas do conhecimento, especialmente a Educação, transformando o processo de ensino-aprendizagem.
Aula de Artes: experimentando possibilidades com uma turma de pré-escola
Vivências de Sala de Aula e Educação ArtísticaO presente relato é construído a partir de uma proposta de prática de sala de aula sobre o processo de experiência com Artes por alunos da pré-escola, mais precisamente com educandos do pré-II com faixa etária entre 5 e 6 anos de idade. Além disso, o professor também se coloca na experiência junto com educandos e, a partir dessa implicação, relata uma proposta de trabalho na aula de arte desenvolvida em uma pré-escola.
Aprendizagem colaborativa e Taxonomia de Bloom em sala de aula
Formação de ProfessoresEste texto reflete sobre a aprendizagem colaborativa aliada à Taxonomia de Bloom. Seu objetivo está na definição desses conceitos, buscando alinhá-los à prática do uso das tecnologias como auxílio para os estudos na sala de aula. Utilizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. Seu referencial teórico aporta-se em pesquisadores que buscam definir os conceitos de forma objetiva e com precisão. Apresentando uma prática colaborativa embasada nesses conceitos, o texto propõe-se a pensar a escola como espaço de ensino e de aprendizagens para melhorar competências e habilidades para o desenvolvimento cognitivo e afetivo.
Projeto Vídeo-alerta: aproximações entre ensino, tecnologia e mídias digitais
Vivências de Sala de Aula e Outras Mais EspecíficasEste trabalho apresenta o desenvolvimento e os resultados do projeto Vídeo-alerta, cujo intuito é a disseminação de informações relativas à covid-19. O projeto foi desenvolvido por meio da abordagem dos letramentos. Assim, o trabalho foi conduzido com uma pesquisa qualitativa junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, com foco em suas produções – roteiros e vídeos –, utilizando como instrumento de coleta de dados o formulário do Google. Os resultados apontam que a abordagem dos multiletramentos pode contribuir para a criatividade dos alunos e para a articulação com o contexto comunitário.
Giz ou gis na sala de aula? A utilização de sistemas de informação geográfica no ensino médio.
O título deste texto é uma brincadeira feita a partir da observações de pessoas que, geralmente, não conhecem o significado da sigla GIS, e quando se deparam com algum material produzido pelas técnicas da geomática (Ciência e tecnologia para obtenção, análise, interpretação, distribuição e uso da informação espacial.), tendem a trocar os nomes. Na verdade, GIS é a sigla, em inglês, do que chamamos de Sistema de Informação Geográfica (SIG). Existe alguma controvérsia no mundo acadêmico em relação à tradução do termo; muitos estudiosos utilizam a denominação Sistemas Geográficos de Informação (SGI) em detrimento do SIG. O texto se refere à utilização deste tipo de ferramenta no Ensino da Geografia. A atividade que será proposta é recomendada para alunos do Ensino Médio, dada à necessidade de realização de trabalho de campo, para o levantamento sobre algumas variáveis de uma área a ser determinada para o estudo.
Qual é o meu lugar? a busca feminina pela inserção profissional, educacional e reconhecimento social
Cidadania e ComportamentoO papel da mulher na sociedade vem crescendo nos últimos séculos, deixando de ser aquela responsável unicamente pelo lar e ganhando participação nas esferas educacionais e econômicas, ainda que continue a haver algum tipo de discriminação.