Biblioteca
Filtrar os artigos
Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro
O Instituto de Educação sempre foi considerado exemplo de ensino de altíssima qualidade. Ali, estudaram pessoas de grande expressão no cenário cultural carioca, tais como: Tônia Carrero, Marieta Severo, Zezé Polessa, só para citar algumas. Mas para manter essa qualidade foi preciso passar pelo tempo - em 5 de abril de 2006 o Instituto completou 126 anos de existência - por diversas fases ligadas aos altos e baixos das políticas públicas e muito, mas muito trabalho.
Inclusão e mediação escolar: relato do processo inclusivo de uma criança autista
Psicologia, Educação Especial e Inclusiva, Instituição Escola e Política EducacionalEste artigo buscou compreender o processo inclusivo de uma criança com necessidades educacionais especiais através do relato de caso, objetivando incitar novos olhares que sejam capazes de evidenciar que a inclusão social é fundamental para alcançar o êxito no processo de inserção escolar e, a partir disto, promover a construção de diferentes arranjos organizacionais. A escolha desta temática decorreu do acompanhamento diário, como profissional de apoio, das vivências de socialização desse aluno em situação de inclusão em uma escola particular do Rio de Janeiro. Para tanto, o estudo pautou-se em uma pesquisa qualitativa que se deu através da revisão bibliográfica sustentado teoricamente em pressupostos que discutem a inclusão.
Intervenção pedagógica de primeiros socorros no curso Técnico em Farmácia
Farmácia e Formação de ProfessoresEste trabalho consiste em uma proposta de intervenção pedagógica sobre o conteúdo de primeiros socorros em uma turma do 4º semestre do curso Técnico em Farmácia, com a finalidade de identificar e intervir em situações menores de resgate. A metodologia, de abordagem qualitativa, realizou intervenção por meio de oficinas e visitas técnicas. Espera-se que a intervenção pedagógica contribua no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, possibilitando que identifiquem e executem adequadamente as práticas de primeiros socorros. O papel do professor é considerado fundamental aqui.
Os desafios da educação remota em tempos de isolamento social
Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaO ensino remoto é um grande desafio atualmente, pois, além das dificuldades tecnológicas, também é necessário garantir a interação com os alunos, mantendo-os atentos, para assegurar a aprendizagem. Mesmo sendo apontada como a principal questão da desigualdade no ensino, a tecnologia pode, sim, ser uma importante aliada dos educadores. As experiências do aluno na educação remota não são iguais às do presencial, focando sempre em tecnologias atuais e acessíveis aos alunos.
“Por detrás da cortina”: reflexões sobre as políticas educacionais da Língua Brasileira de Sinais no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalNos últimos tempos, tem crescido o número de alunos com alguma deficiência – em particular de surdos – nas salas de aula que se encontram despreparadas para recebê-los. O objetivo desta pesquisa foi analisar a efetividade das políticas públicas educacionais e seus reflexos na educação de alunos surdos. Foi possível observar que, apesar de os documentos oficiais serem específicos quanto à inserção da Libras na formação de professores e sua inserção no ambiente escolar como prática integradora, muitas escolas ainda não conseguiram se encaixar nesse eixo.
Movimentos sociais, tecnologias de informação e o ativismo em rede
Assim como os atores políticos e econômicos se globalizam, também se globalizam os coletivos sociais, incorporando o que as novas tecnologias de informação e comunicação melhor lhes oferecem, de forma a compensar a desigual distribuição de recursos e poder.
O autista com dificuldade de leitura e escrita - métodos de aprendizagem
Psicologia, Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalEste estudo surge da necessidade de informações sobre quais metodologias devem ser aplicadas por profissionais da Educação em consonância com a família, no caso de crianças portadoras de autismo, definido como transtorno global do desenvolvimento, comprometendo o indivíduo na sua comunicação, interação social e na elaboração de atividades, das mais simples às mais complexas. Os autistas criam formas próprias de relacionamento com o mundo exterior, isolando-se de tudo. Alguns aspectos e comportamentos autísticos são abordados para que seja feito um prévio diagnóstico e trabalhar de forma a amenizar o problema.
Sobre ciência e conhecimento alicerçados no método e no contexto social
Filosofia, Sociologia e Formação de ProfessoresEstamos imersos num percurso teórico que exige refletir sobre saber, conhecimento científico e método; razão; abordagens empírico-analíticas do conhecimento; as diferentes abordagens que levam à fenomenologia da percepção e metodologias das ciências sociais e o materialismo histórico-dialético que pontua a economia política e a ontologia do ser social.
O educador face à medicalização das dificuldades de aprendizagem
Formação de ProfessoresA medicalização das dificuldades de aprendizagem pode mascarar problemas causados por questões sociais, políticas e econômicas, o que leva à busca por soluções no campo da saúde.
Proposta pedagógica Waldorf: ali se colhe o que se planta!
O Jardim-Escola Michaelis, situado em Botafogo, na cidade do Rio de Janeiro, é uma das onze escolas no Brasil que seguem a pedagogia Waldorf. Para saber uma pouco mais sobre tal “proposta pedagógica” entrevistamos Denise Rocha Domingues, diretora do Jardim-Escola Michaelis.