Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.

O que os pais pensam sobre as reuniões escolares coletivas entre eles e os professores?

Sabe-se da grande influência que a vida escolar tem no desenvolvimento de nossos filhos: é lá que eles irão conviver com seus pares, se tornarão cada vez mais autônomos e formarão aspectos significativos de sua personalidade. A cada fase na vida da criança o papel da escola parece mudar, mas sua importância continua a mesma. Um dos meios mais utilizados para promover uma aproximação entre os pais e a escola são as reuniões coletivas entre esses e os professores. Para entender um pouco mais sobre a relevância de tais encontros, entrevistei cinco pais de alunos (quatro mães e um pai) com filhos de diferentes idades, de diferentes escolas e de diferentes criações.

Literatura infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças

Este artigo tem como objetivo central indagar como questões relacionadas à diferença podem estar sendo transmitidas em histórias infantis. A partir de tal perspectiva, busquei realizar minha análise embasada teoricamente em conceitos como diferença, identidade e estereótipo, defendendo a literatura – e em especial a Literatura Infantil – no desenvolvimento do sujeito, pois acredito que sua importância se dê na medida em que sua prática estimule o desenvolvimento imaginário, literário e reflexivo do sujeito (Abramovich, 1994).

Diferente sim e daí: uma reflexão acerca da diferença em contos e filmes infantis

Neste artigo, busco fazer um diálogo com meu artigo anterior a respeito da diferença em leituras destinadas à infância. Mas, diferentemente da análise de livros, veremos agora dois contos infantis, A Bela e a Fera e Shrek, e suas adaptações para o cinema: o primeiro, um clássico da Disney (1991); o outro, produção recente da Dream Works (2001). Ambos trazem ideias acerca do respeito, convívio e aceitação das diferenças a partir do questionamento de alguns padrões de beleza.

Educação Inclusiva: uma questão de ponto de vista, olhares diferentes... na mesma direção
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.

Dialogando com temas ambientais em Ciências Naturais: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio Ambiente

O ensino de Ciências deve ser respaldado na compreensão de fenômenos de forma integral, de modo que esteja atrelado às mudanças temporais e inserção de processos crítico-reflexivos. O presente trabalho objetivou relatar experiências vivenciadas durante uma prática pedagógica em turma do Ensino Fundamental II de escola pública na cidade de Cajazeiras/PB. O desenvolvimento da ação ocorreu durante o período de pandemia do vírus SARS-Cov-2, sucedendo-se, então, de forma remota.

Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira
Língua Portuguesa e Literatura e Política Educacional

As lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.

Importância da Supervisão Escolar na inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo descrever a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos. Acredita-se que hoje a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover a diversidade na escola, respeitando as singularidades e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto o papel do supervisor escolar é de importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista que, em muitos casos, esse é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Libras.

Representações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de Professores

Este trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.

O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação Artística

As construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.