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A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de AulaNeste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.
O que os pais pensam sobre as reuniões escolares coletivas entre eles e os professores?
Sabe-se da grande influência que a vida escolar tem no desenvolvimento de nossos filhos: é lá que eles irão conviver com seus pares, se tornarão cada vez mais autônomos e formarão aspectos significativos de sua personalidade. A cada fase na vida da criança o papel da escola parece mudar, mas sua importância continua a mesma. Um dos meios mais utilizados para promover uma aproximação entre os pais e a escola são as reuniões coletivas entre esses e os professores. Para entender um pouco mais sobre a relevância de tais encontros, entrevistei cinco pais de alunos (quatro mães e um pai) com filhos de diferentes idades, de diferentes escolas e de diferentes criações.
Literatura infantil: possibilidades de leitura a respeito das diferenças
Este artigo tem como objetivo central indagar como questões relacionadas à diferença podem estar sendo transmitidas em histórias infantis. A partir de tal perspectiva, busquei realizar minha análise embasada teoricamente em conceitos como diferença, identidade e estereótipo, defendendo a literatura – e em especial a Literatura Infantil – no desenvolvimento do sujeito, pois acredito que sua importância se dê na medida em que sua prática estimule o desenvolvimento imaginário, literário e reflexivo do sujeito (Abramovich, 1994).
Diferente sim e daí: uma reflexão acerca da diferença em contos e filmes infantis
Neste artigo, busco fazer um diálogo com meu artigo anterior a respeito da diferença em leituras destinadas à infância. Mas, diferentemente da análise de livros, veremos agora dois contos infantis, A Bela e a Fera e Shrek, e suas adaptações para o cinema: o primeiro, um clássico da Disney (1991); o outro, produção recente da Dream Works (2001). Ambos trazem ideias acerca do respeito, convívio e aceitação das diferenças a partir do questionamento de alguns padrões de beleza.
Educação Inclusiva: uma questão de ponto de vista, olhares diferentes... na mesma direção
Vivências de Sala de AulaO presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.
Dialogando com temas ambientais em Ciências Naturais: relato de experiência no ensino remoto
Ecologia e Meio AmbienteO ensino de Ciências deve ser respaldado na compreensão de fenômenos de forma integral, de modo que esteja atrelado às mudanças temporais e inserção de processos crítico-reflexivos. O presente trabalho objetivou relatar experiências vivenciadas durante uma prática pedagógica em turma do Ensino Fundamental II de escola pública na cidade de Cajazeiras/PB. O desenvolvimento da ação ocorreu durante o período de pandemia do vírus SARS-Cov-2, sucedendo-se, então, de forma remota.
Modernismo brasileiro e antirracismo: uma possibilidade para as aulas de literatura brasileira
Língua Portuguesa e Literatura e Política EducacionalAs lutas do movimento negro, principalmente a partir do final do século XX, trouxeram novas demandas em diversos campos, como dos estudos literários e da educação. Partindo dessa noção, o presente artigo tem por objetivo discutir a presença da obra barretiana na educação que se quer antirracista sobre o período do modernismo brasileiro. Para isso, a proposta é fazer uma reflexão prévia sobre a modernidade carioca, pensando o contexto histórico de acordo com as considerações realizadas por Velloso e Resende, com ênfase em algumas crônicas do autor. Por fim, o trabalho lançará mão de um diálogo entre a reflexão construída e o campo teórico da educação.
Importância da Supervisão Escolar na inclusão de pessoas surdas no ambiente escolar
Antropologia, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente artigo tem como objetivo descrever a importância da supervisão escolar no processo de inclusão de alunos surdos. Acredita-se que hoje a escola deve ter profissionais comprometidos em atender e promover a diversidade na escola, respeitando as singularidades e empenhando-se pela inclusão de alunos com deficiência. Este trabalho foi realizado com base em revisão bibliográfica, com o propósito de elucidar o quanto o papel do supervisor escolar é de importância para uma real inclusão escolar do aluno surdo, tendo em vista que, em muitos casos, esse é o primeiro local onde a criança surda tem contato com a Libras.
Representações sociais de método científico e as implicações do ato de pesquisar na formação inicial de professores
Formação de ProfessoresEste trabalho investiga a percepção dos discentes do curso de Formação de Professores na modalidade Normal acerca do método científico e como a pesquisa se faz instrumento de reflexão e crítica em seu processo de formação. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a técnica de evocação livre de palavras (ELP) por meio de formulário Google. Os resultados foram analisados em quadros, permitindo vislumbrar a percepção dos discentes em relação àquele método. Concluímos que as representações sociais vão ao encontro da cientificidade, o que permite avistar caminhos importantes e reflexivos.
O ensino entre a teoria e a prática: a arte e a arquitetura em foco
Educação ArtísticaAs construções arquitetônicas são uma expressão de arte, pois têm características simbólicas variadas; sendo assim, podem ser trabalhadas e estudadas nas disciplinas de Artes e provocarem atividades interdisciplinares, além de possibilitarem a integração entre teoria e prática com o estudo dos estilos e a confecção de maquetes.