Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Capacitação em diversidade e inclusão para professores da Educação Básica
Formação de Professores

Esta pesquisa trata da capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+ para docentes da Educação Básica, cujo problema central é a verificação de quais disciplinas são importantes para a criação de um curso para esse fim. Assim, visamos conceituar termos pertinentes, evidenciando a ocorrência de violência contra pessoas LGBTQIA+ e criando uma ementa de capacitação em diversidade e inclusão LGBTQIA+. Justifica-se a temática devido a necessidade de ensinar o respeito às diferenças já na Educação Básica. A metodologia escolhida foi a análise bibliográfica descritiva, comparando ementas de capacitações e assuntos relevantes à escola.

A literatura poética e possíveis usos didáticos

A interdisciplinaridade em sala de aula é um tema importante e que deve sempre ser explorado pelo professor. Neste artigo, mostra-se como Física e Literatura podem formar um belo dueto para tornar mais interessante a interação entre ambas.

Educação para liberdade: a utopia de uma sociedade humanizada
Ecologia e Meio Ambiente, Formação de Professores e Política Educacional

Neste ensaio buscamos evidenciar o papel da educação na formação de cidadãos críticos e reflexivos quanto às desigualdades socioambientais geradas pelo uso desenfreado dos recursos naturais. Para a desconstrução do sistema de relações de poder e ideologias de classe que ainda encontramos na sociedade atual, devemos partir do princípio de educação como meio de libertação. Valorizar as peculiaridades da sociedade em que cada discente está inserido é o primeiro passo para reconhecer e integrar as várias formas de ensinar por meio de exemplos e experiências que reflitam o ambiente que o circunda. Levar para a sala de aula os conhecimentos culturais e suas aplicações como instrumento de ação social e políticas públicas se enquadra na busca por uma sociedade mais justa, humanitária e com menos desigualdades socioambientais.

Aspectos gerais da ginástica para a Educação Física Escolar
Educação Física

A ginástica competitiva é considerada de pouco acesso à escola, por ter muitas vezes o tratamento voltado para alunos de alto rendimento. Para ter sucesso nas aulas de Educação Física, a ginástica deve ser tratada de forma lúdica e criativa.

Recursos digitais aplicados na Educação Infantil
Educação Infantil

O objetivo deste projeto é realizar uma pesquisa de campo com professores da Educação Infantil em escolas públicas do município de Aperibé, no interior do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa visa conhecer a realidade das escolas por meio do mapeamento da infraestrutura das unidades, como salas de aula e laboratórios, além de abordar as metodologias e as práticas pedagógicas adotadas no processo de ensino-aprendizagem e o posicionamento dos professores em relação à utilização de recursos digitais como ferramenta de auxílio para suas atividades pedagógicas.

Análise de redação adaptada e não adaptada para alunos surdos
Educação Especial e Inclusiva

Este artigo apresenta reflexões sobre o processo de escrita de um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública estadual no município de Santa Rita do Sapucaí, em Minas Gerais. Por meio de análise qualitativa, foi proposto ao educando um tema para redação em duas circunstâncias diferentes: a primeira sob um comando textual seguido da produção de uma redação; a segunda, o mesmo texto foi proposto, com o apoio de algumas imagens, seguido de outra redação, sempre acompanhado do intérprete de Libras. Observou-se que o aluno surdo apresenta muita dificuldade em compreender o texto apresentado ao transcrever sua redação. Considera-se que há independência sintática entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, e essas diferenças linguísticas devem ser levadas em consideração pelo professor ao analisar os textos escritos por alunos surdos.

Elaboração e avaliação de um manual didático para alunos com dificuldades de leitura nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Formação de Professores

As dificuldades de leitura têm permeado as discussões sobre a alfabetização, uma vez que grande parte dos alunos do Ensino Fundamental possui esse problema. O objetivo geral do presente artigo é descrever a elaboração e a avaliação de um Manual Didático com propostas interventivas para alunos com dificuldades de leitura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O Manual possui 55 atividades, elaboradas a partir dos métodos fônico e multissensorial, que trabalham a consciência fonológica e a relação grafema-fonema. Sua aplicabilidade foi avaliada por professores do Ensino Fundamental durante um curso de formação online.

O uso do aplicativo WhatsApp durante o ensino remoto na rede pública de ensino do Estado de Minas Gerais
Educação a Distância

Mediante as transformações no cotidiano escolar devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, esta pesquisa buscou entender como se deu o processo de utilização de aplicativos para dispositivos móveis no ensino remoto mineiro, tendo como foco o uso do WhatsApp e como os professores da rede estadual de Minas Gerais estão lidando com esse modelo de ensino. Esta pesquisa foi distribuída na seguinte forma: revisão bibliográfica sobre o uso do WhatsApp em caráter educativo; estudo sobre a legislação que normatiza o ensino remoto; aplicação de questionário para professores; análise das respostas do questionário; e agrupamento das práticas exitosas para elaboração de um caderno de boas práticas.

Estratégias de diretores e professores e a qualidade da educação pública no Estado do Maranhão
Avaliação

O presente artigo apresenta um estudo que objetivou investigar as ações de diretores escolares e professores em prol da qualidade da educação pública. Em uma abordagem de pesquisa qualitativa adotou-se como metodologia: pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa primordialmente os professores de Português e Matemática do 5º ano de escolas públicas estaduais situadas em dois municípios maranhenses que tiveram os resultados do Ideb crescentes ou iguais em relação à meta projetada nas edições de 2007 e 2011.