Biblioteca
Filtrar os artigos
Entrevista a uma graduanda de Pedagogia
Há quanto tempo realiza pesquisas sobre a formação de leitores? O que a motivou a isso?
O professor e o ensino remoto: tecnologias e metodologias ativas na sala de aula
Formação de ProfessoresO presente estudo tem como objetivo analisar até que ponto os professores estão preparados para lidar com esse “novo normal” ou mesmo com o ensino remoto. Para tanto, outras questões são consideradas a fim de nortear as possibilidades de respostas: como trabalhar as metodologias ativas no Ensino Remoto? Quais os desafios enfrentados pelo professor no uso de ferramentas tecnológicas? Quais as vantagens e quais as desvantagens? Optamos neste estudo por refletir sobre a necessidade de compreender que o professor precisa usar metodologias ativas e tecnologias digitais, transformando as aulas em experiências de aprendizagem significativa.
Paródias e videoclipes como recurso didático na aprendizagem significativa do conteúdo da tabela periódica
QuímicaFazer paródias e videoclipes foi uma forma diferenciada de estudar os elementos da tabela periódica de maneira contextualizada, despertando o interesse dos alunos e valorizando as vivências que eles trazem para a escola.
Planejamento escolar: um guia da prática docente
Formação de ProfessoresPelo planejamento, é possível alcançar objetivos, com um conjunto de metodologias, recursos etc. Ele é indispensável em qualquer área profissional e principalmente na educação e contribui para um processo de ensino-aprendizagem de qualidade, que possibilite uma formação de qualidade voltada para a formação plena do cidadão.
Aprender ouvindo: a alfabetização pela escuta atenta
Vivências de Sala de AulaO artigo aborda metodologias realizadas por meio da escuta atenta de crianças do 2° ano do Ensino Fundamental, de maneira interdisciplinar com os componentes curriculares de Língua Portuguesa, Matemática, de forma a incluir o letramento social, alinhados ao curso Tempo de Aprender (no Avamec). Esta é uma pesquisa descritiva, do tipo relato de experiência, com aporte bibliográfico. Como resultados, observou-se o reconhecimento dos fonemas-grafemas, desde a leitura às brincadeiras aplicadas por práticas integradas. Dessa forma, considera-se que o tema é relevante para a formação inicial do pedagogo.
Investigando a relação entre pães mofados e função exponencial
Formação de ProfessoresUma experiência com pães mofados é uma etapa para estudar funções exponenciais, tomando por base a Taxonomia de Bloom, levando os alunos ao mais alto patamar de desenvolvimento cognitivo.
A Interdisciplinaridade no Ensino de Biologia a partir da obra “Quarto de despejo: diário de uma favelada”
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Sociologia, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaNeste trabalho apresentamos um relato de experiência acerca de questões étnico-raciais associadas ao ensino de Biologia, de acordo com a Lei n° 10.639/03. A atividade é vinculada ao subprojeto de Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. A proposta consiste na estratégia interdisciplinar de ensino de Biologia a partir da obra Quarto de despejo: diário de uma favelada, de Carolina Maria de Jesus. O relato aborda diálogos étnico-raciais associados a dimensões científicas de conhecimentos biológicos, históricos, culturais e socioambientais presentes na obra.
Saneamento básico e meio ambiente em Formosa/GO: relato de uma prática interventiva no Ensino Médio
Ecologia e Meio Ambiente, Saúde e Biologia e BiociênciasEste trabalho propõe relatar uma prática interventiva realizada no 2º ano do Curso Técnico em Saneamento do Instituto Federal de Goiás, no câmpus Formosa. O foco da prática foi integrar os conceitos trabalhados em sala com a atual realidade vivenciada pela cidade de Formosa no âmbito do saneamento básico. A metodologia se baseou na produção de vídeos feitos pelos alunos, a fim de identificar os impactos do saneamento à comunidade e ao meio ambiente. Observou-se que os alunos usaram os conhecimentos adquiridos em aula para analisar as entrevistas, identificando diversos problemas de saneamento.
Explorando funções afins a partir do jogo dos palitos
Matemática, Educação Infantil e Formação de ProfessoresO jogo dos palitos é um recurso didático que pode ser utilizado para desenvolver diversas habilidades dos estudantes, como a capacidade de observação, o levantamento de hipóteses, o desenvolvimento do raciocínio lógico e o entendimento do conceito matemático de funções. O objetivo deste artigo é apresentar como o jogo dos palitos pode ser aplicado no ensino de funções por meio de uma sequência de etapas precisas, com indicação do tempo sugerido para cada uma delas. Assim, o professor da Educação Básica pode, com o apoio dessa atividade, abordar o conteúdo de forma diferenciada e lúdica.