Biblioteca
Filtrar os artigos
Das partes ao todo: possibilidades de extrapolação da interdisciplinaridade para além do ambiente educacional
Formação de ProfessoresO presente ensaio trata da presença da interdisciplinaridade e de sua importância no nosso cotidiano, em que pode ser considerada uma estratégia de libertação e inovação das formas de conhecer. Para tanto, foram confrontadas três obras de três autores diferentes, Bell Hooks, Edgar Morin e Ivani Fazenda, foram tecidos os sustentáculos argumentativos deste ensaio e elaborada uma escrita crítica sobre a apresentação da interdisciplinaridade no nosso meio e de como ela pode se estender para um cenário além da sala de aula.
A inclusão no ensino e na aprendizagem em Matemática
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de ProfessoresO ensino e a aprendizagem de conteúdos que fazem parte da matriz curricular de Matemática no ensino regular vêm sofrendo modificações com o passar dos anos – e a inclusão de alunos com deficiências e com necessidades educacionais especiais também. Algumas metodologias são utilizadas a fim de oportunizar ao aluno aprendizagem adequada. O objetivo desta pesquisa é demonstrar quais atividades já foram empregadas nas salas de aula e propiciaram inclusão dos alunos surdos, além de analisar a promoção e as inovações encontradas no ensino-aprendizagem da disciplina.
Indo além das telas: um relato das atividades e experiências de Estágio II em período pandêmico
Sociologia, Educação a Distância, Formação de Professores, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO intuito do trabalho é relatar experiência vivida a partir de atividades desenvolvidas no Estágio II em uma escola cidadã técnica integral localizada no sertão paraibano. Sabendo da importância do estágio para a formação docente, o objetivo do trabalho é mostrar que, mais do que uma experiência de estágio de observação e de ministração de uma sequência didática, tivemos a experiência de adoção de postura de pesquisadores, conhecendo as estratégias do professor na disciplina de Sociologia, assim como a dinâmica escolar em período remoto e o exaustivo trabalho do educador, que vai além da sala de aula.
Relato de experiência sobre assistência técnica gratuita na construção de residências para famílias carentes
Vivências de Sala de AulaEste trabalho tem como finalidade apresentar o relato de experiência vivenciada em um projeto de extensão tomando como estudo de caso uma turma do 3º ano do Curso Técnico Médio integrado em Edificações da Escola Balbina Viana Arrais, localizada no município de Brejo Santo/CE. Para a construção da intervenção pedagógica, nós nos respaldamos nos estudos de Souza, Severino e Santos. Os resultados obtidos revelaram que participar de projetos de extensão, ao mesmo tempo que dissemina conhecimento, proporciona aos alunos experiências que ajudam na formação profissional integrada à realidade local.
A importância dos estudos de Psicologia para detectar transtornos que causam efeitos negativos na aprendizagem e no convívio escolar dos discentes
Psicologia, Formação de Professores e Instituição EscolaA Psicologia pode contribuir com a escola, sendo útil para educadores detectarem problemas psicológicos que atrapalhem o processo de aprendizagem dos discentes na sala de aula. O estudo realizado sintetiza informações sobre a influência que distúrbios psicológicos podem causar aos alunos, baseando-se na revisão de literaturas e na experiência de pesquisa dos autores. Neste ensaio, demonstra-se como a Psicologia pode ser utilizada para que professores possam distinguir problemas causados por aspectos externos e internos, contribuindo para a tomada de melhores atitudes para resolver problemas que possam aparecer na escola.
O estudo do eletromagnetismo utilizando o anime Dr. Stone como ferramenta didática
FísicaEste trabalho tem como objetivo utilizar anime como recurso didático no ensino de eletromagnetismo, tendo em vista que a utilização de recursos audiovisuais auxilia o processo de ensino-aprendizagem, contribuindo para a compreensão de conteúdos por meio de metodologias mais interativas. Para alcançar os objetivos propostos, elaborou-se uma sequência didática a fim de organizar as atividades e os conteúdos programáticos em treze aulas, tendo como proposta trabalhar o anime como material didático na discussão de conhecimento científico abordado no episódio em questão, com o intuito de aprender a discutir sobre ciência de modo mais interativo e mostrar, em uma exibição de animação, a utilidade do saber científico. Utilizou-se o anime Dr. Stone para discussões de conceitos físicos de eletromagnetismo; espera-se, além de desenvolver as habilidades que a BNCC cita em seus documentos oficiais, que a metodologia proposta possa contribuir de forma significativa na aprendizagem dos discentes e demonstrar ao corpo docente novas possibilidades de abordagens de conteúdos de Física.
O componente curricular Arte nos livros didáticos do novo Ensino Médio: uma análise da abordagem nos livros de Linguagens, códigos e suas tecnologias
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Artes Plásticas, Educação Artística, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente artigo objetiva apresentar informações sobre como as obras do PNLD 2021 abordam o conteúdo disciplinar Arte na área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, sendo analisadas três das obras disponíveis para a escolha dos docentes e levando em consideração a interdisciplinaridade e as propostas da BNCC para o novo Ensino Médio. A proposta atual para os livros didáticos por área difere muito dos livros das disciplinas individuais utilizados anteriormente; no entanto, o componente Arte é abordado nas obras em constante interação com as outras disciplinas da área de linguagens, exigindo dedicação para adaptação ao novo modelo.
Precisamos de livros de literatura: relato de experiência na biblioteca de uma escola técnica
Língua Portuguesa e LiteraturaUma experiência realizada em biblioteca escolar mostra que é possível desenvolver projetos de incentivo à leitura e à cultura com o apoio da comunidade, mostrando que a valorização da cultura nos currículos escolares pode ser apropriada nos trabalhos feitos nos diferentes setores das instituições, não apenas na sala de aula.
"Eu esqueci o nome, mas ele é idoso, tem bigode e é bom em Matemática”: cientistas, gênero e raça em debate com crianças do Ensino Fundamental I
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política EducacionalO artigo apresenta a visão que estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental possuem a respeito de cientistas. Para isso, a docente do Laboratório de Ciências realizou as atividades Você Conhece um Cientista? e Desenhe um Cientista. O grupo considera o cientista um homem branco que faz experimentos no laboratório. A escola, na posição de equipamento de uma sociedade estruturalmente racista e machista, contribui para a manutenção dessa lógica. Assim, é urgente desenvolver alternativas pedagógicas que rompam esse padrão. Acreditamos que o ensino de Ciências é o terreno fértil para esse propósito, colaborando com a Lei nº 10.639/03.
As aventuras de um químico desempregado
QuímicaComo deve se comportar um químico desempregado que resolve enfrentar as atividades físicas de uma academia? Junto com isso, Esteban Moreno conta também como foi fabricar o xampu preferido da sua amada e limpar quimicamente as joias dela conforme encomendado.