Biblioteca
Filtrar os artigos
(Re)Visitando o clássico experimento da condutividade de soluções eletrolíticas
QuímicaO teste de condutividade elétrica de soluções aquosas é comumente abordado no Ensino Médio para explorar conceitos de sais, ácidos, bases e ligações químicas. No entanto, sua aplicação experimental tem sido pouco explorada no contexto escolar. Este trabalho propõe uma atividade experimental que utiliza a condutividade elétrica para avaliar a qualidade de bebidas isotônicas, comparando-as com produtos naturais, como a água de coco, que apresentam melhor perfil nutricional e custo reduzido. A metodologia, principalmente quando empregada de forma investigativa, permite ampliar as discussões para além dos aspectos científicos, promovendo reflexões sociais e econômicas.
O labor docente e a alienação do trabalho
Sociologia, Formação de Professores e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é discutir o fenômeno da precarização do trabalho do professor dentro da Educação Básica e expandir a discussão a fim de buscar refletir até que ponto o trabalho precarizado do professor pode se configurar como um trabalho alienado. Para isso, iremos pensar sobre como se dá o trabalho alienado de professores, os motivos pelos quais o trabalho alienado ocorre e, por fim, a quem interessa essa alienação e como combatê-la. A História vem nos ensinando que mudanças sociais são feitas a muitas mãos. Daí a importância de valorizarmos a figura da luta coletiva.
O protagonismo juvenil e as aulas de História: uma necessidade frente aos desafios dos tempos atuais
HistóriaCriar uma prática de estudo ativo de História não é fácil, mas, utilizando aspectos da cidadania, é possível desconstruir conceitos prontos e dar protagonismo aos estudantes – especialmente nas Ciências Humanas.
Proposta avaliativa em tempos de ensino híbrido na educação pós-pandêmica: um relato de experiência
Avaliação, Educação a Distância e Vivências de Sala de AulaEste trabalho se insere no âmbito do período de retorno gradual da quarentena gerada pela pandemia provocada pelo novo coronavírus. Nesse período, estratégias adotadas pelo ensino remoto foram mantidas e readequadas a uma nova realidade educacional de ensino híbrido. Concebemos a noção de ensino híbrido como elemento que reúne combinação, multiplicidade, mistura e mescla de espaços, tempos, atividades, avaliações e metodologias. Sustentados por esses preceitos, temos como objetivo analisar propostas de atividades avaliativas desenvolvidas no componente curricular de Língua Portuguesa em turmas de 7º ano.
Integração e formação profissional continuada para secretarias escolares do Rio de Janeiro com uso de recursos tecnológicos
Instituição EscolaA secretaria escolar é um componente obrigatório para o funcionamento das instituições de ensino no Estado do Rio de Janeiro. Ações administrativas executadas nas escolas pelos seus secretários devem estar devidamente embasadas, mas para isso o profissional necessita de qualificação técnica e conhecimento da legislação. Nesse sentido, observamos a necessidade de capacitação e criação de uma rede colaborativa entre as diferentes secretarias escolares a fim de que propiciem, além da formação continuada, uma atualização das normas e dos procedimentos a serem seguidos e respeitados nessa atividade.
“Não sei desenhar”: um ensaio sobre o bloqueio criativo em aulas de Artes Visuais
Educação Infantil, Vivências de Sala de Aula e Artes PlásticasEste trabalho visa refletir sobre o processo criativo de alunos do CAp-UFRJ, de modo que se constatem os caminhos que geram os conflitos e bloqueios da criação no contexto de ensino-aprendizagem de Educação Artística. Para tanto, recorre-se a considerações relativas à desmistificação de paradigmas acerca da beleza e acerto pautados na necessidade de recorrer a uma reprodução mimética da realidade. Estima-se, com a elaboração de uma análise procedente de um quadro percebido durante o período de realização de estágio obrigatório, tecer argumentos críticos para a maneira como a questão da afetividade e construções de sentidos singulares emergem de experiências no contexto escolar.
Uma experiência de aprendizagem colaborativa extraclasse mediada pelo uso da tecnologia
MatemáticaLevantamento em turmas do 1° ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Minas Gerais mostrou que apenas 16,3% desses alunos possuem uma rotina de estudos extrassala. A fim de reverter esse quadro, foi feita uma experiência metodológica, que consistiu na criação de um blog para promover a aprendizagem colaborativa. Os resultados mostraram que o ambiente informatizado possibilitou que os alunos discutissem juntos e resolvessem conjuntamente as questões propostas. Os alunos consideraram que a atividade favoreceu a interação entre colegas e promoveu o estudo de forma atrativa.
Um diálogo entre a construção de conceitos de Matemática e Física
Física e MatemáticaNo presente texto serão apresentadas relações entre a Física e a Análise Real. Esse nome Análise Real refere-se ao estudo dos elementos do conjunto dos números reais e as funções definidas a partir de subconjuntos do conjunto dos números reais cujas imagens também são formadas por números reais. Essa disciplina, em muitos cursos de Matemática, é apresentada como formalização da disciplina Cálculo Diferencial e Integral. Esta última, por sua vez, tem como uma de suas origens o texto de Isaac Newton intitulado Principia – Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, que abordou ferramentas da Matemática, especialmente de Geometria.
A condição humana em O mito de Sísifo, de Albert Camus
Em O mito de Sísifo, Camus descreve os paradoxos fundamentais, as contradições primeiras da condição humana, condição esta que ele chama de absurda. Partindo de um raciocínio que nega o conhecimento profundo das coisas, ele opta pela pintura de imagens, pela descrição das aparências. Camus deixa claro esse pensamento e o modo de escrita que dele resulta: “O método aqui definido confessa a sensação de que todo conhecimento verdadeiro é impossível. Só se pode enumerar as aparências e se fazer sentir o clima” (Camus, 2008, p. 26).
O mito de um colapso
O livro "O mito do colapso do poder americano" consagra uma década e meia de reflexões críticas sobre as transformações nas relações entre poder e dinheiro, Estados e moedas, no capitalismo contemporâneo.