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Educação digital e as gerações da web: desdobramentos da Educação a Distância no contexto contemporâneo
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação

Este artigo analisa a relação entre as gerações da web e a evolução da Educação a Distância (EaD), com foco no Ensino Superior brasileiro. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, examina-se como os avanços tecnológicos — da Web 1.0 à Web 4.0 — influenciam práticas pedagógicas, ambientes virtuais e experiências de aprendizagem. Destacam-se recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e internet das coisas na personalização do ensino. Os resultados evidenciam um movimento de transição de modelos transmissivos para abordagens mais interativas e centradas no estudante.

Sobre o marxismo e o acesso à universidade

O modo problemático como a história do Ocidente lidou com o pensamento pode mostrar suas consequências em diversos aspectos; dentre eles, o modo de compreender a organização da sociedade moderna e as suas propostas educacionais. O filósofo Karl Marx (1818-1883) foi um exemplo importante no que se refere à crítica à história do pensamento ocidental, acusando-o de se utilizar de abstrações e conceitos universalizantes para compreender a realidade humana, mas sem levar em consideração as peculiaridades históricas, concretas e materiais dos indivíduos abarcados pelo abstrato conceito de “humanidade”. No caso de Marx, tratava-se de uma crítica à ideologia, a qual poderia ser compreendida como um discurso mais ou menos destituído de validade objetiva mas que, mesmo assim, seria mantido por conta dos interesses claros ou ocultos daqueles que o utilizam. Um exemplo disso se mostra na concepção dos direitos humanos, em que se diz que todos os seres humanos são livres. Ao se pensar em sua aplicação econômica no liberalismo, por exemplo, em que todos são livres para produzir e conquistar, por meio do próprio trabalho, suas riquezas e bens, a incompatibilidade entre a realidade e o pensamento se torna patente. Seguindo a crítica de Marx, a afirmação de que todos os seres humanos são livres teria um caráter ideológico na medida em que não houvesse também as mesmas possibilidades de autorrealização dos indivíduos. Isso pode nos auxiliar a compreender algumas das motivações de diretórios estudantis pelas universidades do Brasil, que lutam pelo fim dos vestibulares, pois a proposta do vestibular seria uma evidência desse caráter de discurso ideológico, porque, ao se pressupor que a todos é dada a mesma chance para ingressar na universidade, a partir da neutralidade da aplicação de uma única e mesma prova, oculta-se a desigualdade presente nesse processo, que é a desigualdade de oportunidades educacionais que os vestibulandos tiveram para poder estar mais ou menos bem preparados para as provas do vestibular. Ou seja, trata-se das discrepâncias quanto ao acesso à educação básica, pois, se se estabelece um processo seletivo para o ingresso à universidade, naturalmente aqueles que estão mais bem preparados terão maiores chances, e este melhor preparo não depende somente do nível do esforço pessoal (como pressupõe a doutrina liberal), mas também das oportunidades de acesso a um ensino de qualidade, que, na realidade de nosso país, em que o ensino público básico apresenta tantos graves problemas, tem a ver diretamente com discrepâncias de cunho social. Ou seja, as escolas particulares (em geral) têm qualidade de ensino superior à das escolas públicas, de modo que o vestibular acaba por proporcionar vantagens àqueles economicamente favorecidos, auxiliando a perpetuar a história da universidade como espaço elitizado e sem relações mais diretas com a sociedade.

Trabalhando o conceito de bairro no Ensino Fundamental em Nova Iguaçu/RJ: análise de mapas mentais
Geografia, Vivências de Sala de Aula e Espaços Urbanos

O presente texto tem por objetivo trabalhar o conceito de bairro por meio da confecção de mapas mentais a partir da percepção dos discentes do Projeto Horário Integral sobre o bairro de Vila Nova, em Nova Iguaçu, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Nessa perspectiva, o artigo busca resgatar a temática dos mapas mentais, que é muito rica para os estudos relacionados à Geografia e ao letramento cartográfico. Os mapas mentais produzidos pelos referidos discentes se mostraram como um grande instrumento para o ensino da Geografia, sendo utilizados para analisar o espaço vivenciado pelos alunos.

Ciências e Artes: Educação Ambiental e interdisciplinaridade na Educação Infantil
Educação Infantil

O presente artigo traz reflexões acerca da contribuição da interdisciplinaridade, por meio da Arte e da Ciência, como ferramenta para a Educação Ambiental no Ensino Infantil. A união das disciplinas auxilia o ser humano a compreender o mundo ao seu redor. O tema da interdisciplinaridade nos permite integrar disciplinas com um objetivo comum, facilitando o ensino-aprendizado dos alunos. Cada uma das disciplinas colabora para a valorização da Educação Ambiental junto a crianças, o que poderá fazer com que o mundo se torne um lugar melhor.

Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas: uma proposta de intervenção para a inclusão de alunos surdos na sala de aula
Vivências de Sala de Aula

Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção pedagógica para os alunos do Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, com a finalidade de propor estratégias para o acesso e a permanência dos alunos surdos em sala de aula. Recorremos às contribuições teóricas de Bersch, Homa e Pellanda, Sartoretto e Bersch e Sassaki que abordam a temática em estudo. A proposta apresentada consiste em um curso de extensão que pode ser desenvolvido na disciplina Desenvolvimento Web Frontend, com carga horária de 10 horas-aula semanais, durante quatro meses, totalizando 160 horas de formação.

Educação Ambiental e o projeto político-pedagógico na rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul
Instituição Escola e Política Educacional

Este artigo objetiva discutir os resultados do levantamento qualitativo da presença da Educação Ambiental (EA) nos projetos político-pedagógicos (PPP) de duas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso do Sul. Assim, obteve-se como resultado: das 345 escolas da rede estadual, 41 não possuem nenhum dos termos selecionados em seus PPP; 304 escolas mencionam algum dos termos: Meio Ambiente (339), Educação Ambiental (171), Sustentável (160), Sustentabilidade (134) e Socioambiental (82). Desse modo, ambos os documentos apresentam propostas pouco aprofundadas acerca da temática.

As concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do Ensino de Ciências
Avaliação e Formação de Professores

Este artigo apresenta uma revisão bibliográfica acerca das concepções de linguagem e seu impacto na prática docente do ensino de Ciências. Todas as ações humanas são baseadas em concepções e isso não é diferente quando se fala sobre o ensino de Ciências. O modo como a língua é tratada nas aulas pode estar diretamente ligado à concepção de linguagem que norteia, consciente ou inconscientemente, a atividade dos professores. O presente trabalho apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de investigar a língua adotada pelos professores e o seu impacto na prática de sala de aula.

Reflexões sobre o ensino de ética

Neste trabalho exploramos alguns aspectos filosóficos da linguagem da moral úteis para a educação moral. A conexão entre prescritividade e universabilidade mostra que a educação moral genuína combinará ensino de princípios e decisões livre do educando. Alguns esclarecimentos serão apresentados acerca do significado do dever (sentenças com a forma deve-se).

A importância do brincar na Educação Infantil
Educação Infantil

O artigo aborda a relevância do brincar na Educação Infantil como ferramenta crucial para o desenvolvimento das crianças nessa fase da educação. Seu objetivo principal é promover reflexões acerca do valor do ato de brincar e como isso impacta no processo de desenvolvimento dos alunos com idades entre quatro e cinco anos na Educação Infantil. O questionamento central é: “como esclarecer e demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, buscando validar a necessidade desse componente na Educação Infantil?”. Os resultados mostraram que atividades lúdicas promovem o desenvolvimento integral da criança, evidenciando que seus aspectos físicos, motores e cognitivos são ampliados.