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Accountability e a educação das relações étnico-raciais: do controle social à responsabilização

O direito público subjetivo à Educação Étnico-Racial é muito recente no ordenamento jurídico brasileiro, em especial, nas esferas de ensino federal, estadual, distrital e municipal. Este é um artigo inédito sobre o tema de controle na educação étnico-racial, inclusive objeto de solicitação dos educadores de como é realizado.

Educação, formação de professores e democracia: primeiras aproximações com Anísio Teixeira
Educação Infantil e Formação de Professores

Anísio Teixeira, como educador, considerava alguns temas essenciais: a educação pública, gratuita e de qualidade; outro é a relação entre democracia e educação; e o terceiro é a formação dos professores. Por isso há necessidade de investir em propostas de formação baseadas em padrões de qualidade pensadas com os professores e não apenas para os professores.

Uma vida sem violência: o desafio à segurança humana das mulheres

O Relatório do Social Watch para 2004, enfocando a erradicação da pobreza e a equidade de gênero, pergunta: quais os maiores obstáculos à segurança humana em nosso país?

Conflitos entre irmãos: contribuições da Psicologia no contexto intrafamiliar
Saúde, Direito, Filosofia, Psicologia, Educação Artística e Política Educacional

Desde os primórdios da humanidade, a rivalidade entre irmãos pode acontecer e ser considerada uma situação inevitável. O foco principal do presente estudo é a investigação das manifestações de conflitos entre irmãos durante a infância e/ou adolescência, bem como a caracterização das manifestações de agressividade física e/ou psicológica comuns praticadas por meninos e meninas. As questões norteadoras deste trabalho são: por que existe violência relacionada a alguns conflitos entre irmãos? Por que a sociedade negligencia a violência física e/ou psicológica entre irmãos?

Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.

Período pandêmico de 2020 e suas consequências em ambientes educacionais
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

No mês de março de 2020, diversas atividades foram interrompidas devido à pandemia da covid-19, fato que foi impactante mundialmente em vários aspectos. Com o isolamento, as atividades pedagógicas presenciais foram suspensas, fazendo com que os professores e os estudantes fossem obrigados a se adaptar aos recursos tecnológicos de forma remota, o que acarretou vários impactos prejudiciais ao ensino-aprendizado, tanto para a Educação Básica quanto do Ensino Superior, gerando abalos em docentes e discentes. O presente trabalho contempla o relato de experiências vividas nesses dois espaços educativos.

Possibilidades de trabalho com a diversidade em sala de aula

As melhores ferramentas para prevenir o insucesso escolar e os melhores indicadores das boas práticas de ensino são o respeito e a valorização da diversidade. Uma escola não pode ser abrangente e inclusiva e, portanto, ser capaz de responder à diferença e à individualidade se toda a comunidade escolar não concorda com esses valores. A diversidade é um princípio fundamental, e não um incidente isolado a ser tratado de forma isolada e residual. A diversidade é um fato da vida. Uma escola sem diversidade seria uma instituição asséptica, artificial, desprovida da identidade que se dá pelo reconhecimento da diferença, a marca registrada de cada uma das pessoas que a compõem. E essas marcas são tão diversas quanto somos pessoas diferentes. Sem diversidade, sem reconhecimento e tratamento subsequente, a escola é órfã de um dos valores fundamentais na educação e formação das pessoas: a tolerância.

Os desafios no processo de alfabetização de surdos
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

Alfabetizar é um dos processos mais marcantes na Educação Básica; alfabetizar uma criança surda é mais marcante ainda, porque ela confirma o bilinguismo que deverá vivenciar sempre, combinando Libras e a língua portuguesa. Por isso é essencial a qualidade da formação de docentes e profissionais para atender a essas pessoas.

Impactos da biotecnologia - clonagem animal
Saúde, Biologia e Biociências e Formação de Professores

Vivemos em uma era sem precedentes na história da humanidade. Um mundo dominado pela tecnologia, desde as coisas mais simples até experimentos bastante complexos. Nesse novo cenário destaca-se a biotecnologia, um conjunto de conhecimentos técnicos e métodos de base científica ou prática que permite a utilização direta ou indireta de organismos ou parte deles no processo de produção de bens e serviços, nas áreas de saúde, produção de alimentos e meio ambiente, bem como a manipulação e transferência de genes entre organismos para obtenção de material industrial médico e farmacêutico. Neste texto abordamos uma das mais famosas biotecnologias que tem atraído a atenção da mídia e sociedade: a clonagem animal como biotecnologia de reprodução assistida. Apresentamos os fundamentos básicos e essenciais para o entendimento das técnicas que viabilizaram essa biotecnologia, seu histórico de desenvolvimento científico e um pouco do “estado da arte” sobre as aplicações da clonagem animal no Brasil e suas futuras implicações.

O que é Filosofia e quando Filosofia é compreendida como doutrina-da-ciência
Filosofia e Formação de Professores

O presente artigo se propõe a uma análise da produção de Johann Gottlieb Fichte contida em O comunicado claro como o sol ao grande público onde se mostra em que se consiste propriamente a novíssima filosofia, tradução de 1984. Para o entendimento da Filosofia de Fichte, no tocante à doutrina-da-ciência, torna-se interessante seguir o entendimento da personagem criada pelo autor: o Leitor. Além disso, também faremos uma breve volta ao passado histórico da Filosofia, para o entendimento de seu funcionamento tradicional, bem como traremos à tona o contexto histórico em que se engendra a postura empregada pelo autor em sua obra.