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Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
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Territórios e biocivilização

Minha reflexão sobre territórios se inscreve num marco de buscas e de construção de alternativas a partir de uma organização de cidadania ativa, o Ibase, cuja agenda é determinada pela prática de identificar situações, relações e processos que geram injustiças, exclusões, desigualdades sociais e destruições ambientais negadoras de cidadania, visando transformá-las em questões para o debate público e a radicalização da democracia. Trata-se de realizar estudos, pesquisas e reflexões voltados à ação político-cultural que gerem argumentos mobilizadores, que contribuam para a expressão das diversas identidades de sujeitos na comum igualdade do direito a ter direitos, que fortaleçam o tecido organizativo no interior da sociedade civil e que potencializem a participação e a incidência cidadã sobre o poder político e a economia. Enfim, coerente com o seu envolvimento no Fórum Social Mundial, as buscas do Ibase são engajadas para que “outro mundo seja possível”.

Diretrizes utilizadas em tempos de pandemia da covid-19 com os alunos na Orientação e Mobilidade: desafios e possibilidades
Educação Especial e Inclusiva e Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é trazer relatos da experiência de professores de Orientação e Mobilidade (OM) nos segmentos da Educação Básica sobre as estratégias empregadas durante o período de pandemia da covid-19, quando as aulas que são obrigatoriamente presenciais e individualizadas passaram a ser ministradas remotamente e em grupo. A metodologia utilizada foi o registro dos relatos pelos professores com suas reflexões e reinvenção de estratégias de trabalho com os alunos no cotidiano escolar durante esse período.

Educação Ambiental no âmbito da gestão escolar
Geografia, Instituição Escola e Política Educacional

O presente artigo tem como objetivo discutir os problemas ambientais enfrentados pela sociedade, enfatizando o papel transformador da educação e o quanto uma gestão escolar pautada em princípios democráticos e participativos pode trazer avanços significativos na construção de uma sociedade sustentável. Também mostra a sua contribuição para a elaboração de respostas a alguns desafios enfrentados pelas escolas e pela gestão no âmbito da Educação Ambiental e no processo de formação dos alunos. Neste trabalho há o intuito de refletir sobre as questões ambientais partindo da necessidade de uma gestão escolar consistente e transformadora.

A ALMA ENCANTADORA DE JOÃO DO RIO

Esta leitura faz uma abordagem da poética de João do Rio pelo viés da imagem e de suas relações com a escrita. Essas aproximações, de certa forma, marcam pela sua efervescência, sabor e insondáveis paisagens da cidade carioca que o escritor nutriu, abrigou e divulgou e mais tarde tornaram-se verdadeiras representações literárias dessa mesma cidade – feito emblemas, insígnias, referências obrigatórias de um tempo, um ambiente e um espaço que o próprio João do Rio ajudou a eternizar em sua escrita e na sua obra.

Aplicação do método de indução matemática no Ensino Médio com o estudo das sequências de números poligonais
Matemática

Este trabalho apresenta uma proposta de como inserir o método de indução matemática no Ensino Médio a partir de sequências numéricas poligonais como forma introdutória do estudo de sequências (progressão aritmética). O método da indução caracteriza-se como uma ferramenta para demonstrações de propriedades matemáticas dos números naturais que consiste em verificar se a propriedade é válida para um número em particular e em seguida supõe a validade para um número natural n e verifica se a propriedade é verdadeira para n+1. Após a conclusão deste trabalho, percebeu-se o desenvolvimento do raciocínio lógico dos discentes.

Hipertensão Arterial

Trabalho de Conclusão de Curso objetivando a obtenção da nota de VT de Patologia e Imunologia Básica sob orientação do professor Márcio Barbosa.

Uma vida sem violência: o desafio à segurança humana das mulheres

O Relatório do Social Watch para 2004, enfocando a erradicação da pobreza e a equidade de gênero, pergunta: quais os maiores obstáculos à segurança humana em nosso país?

Educação Inclusiva: uma questão de ponto de vista, olhares diferentes... na mesma direção
Vivências de Sala de Aula

O presente trabalho apresenta uma proposta de compartilhamento de saberes e práticas educacionais voltadas ao atendimento de alunos da Educação Especial, experiências que visam a fomentação de metodologias que resultem de forma positiva em adaptações pedagógicas na atualidade. O objetivo é contribuir com os conhecimentos adquiridos a práxis cotidiana de outros docentes em suas atuações individuais, a fim de estender o repertório de intervenções que possam ser reproduzidas no cotidiano profissional.

A importância do uso de ferramenta digital para acompanhamento sistemático do processo ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
Vivências de Sala de Aula

Neste momento de pandemia e distanciamento social, a fim de não perder o foco nem interromper o ritmo de aprendizagem de nossos alunos, procuramos realizar ações que visem acompanhar na íntegra o processo de ensino-aprendizagem de forma segura e eficaz. A alternativa encontrada foi o uso intensivo de ferramentas digitais diversificadas pelos docentes, associadas às abordagens teóricas e às ações de acompanhamento da equipe pedagógica e da Orientação Educacional, possibilitando um processo de ação-reflexão permanente e ajustes durante o processo.

A inclusão no ensino e na aprendizagem em Matemática
Matemática, Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O ensino e a aprendizagem de conteúdos que fazem parte da matriz curricular de Matemática no ensino regular vêm sofrendo modificações com o passar dos anos – e a inclusão de alunos com deficiências e com necessidades educacionais especiais também. Algumas metodologias são utilizadas a fim de oportunizar ao aluno aprendizagem adequada. O objetivo desta pesquisa é demonstrar quais atividades já foram empregadas nas salas de aula e propiciaram inclusão dos alunos surdos, além de analisar a promoção e as inovações encontradas no ensino-aprendizagem da disciplina.