Biblioteca
Filtrar os artigos
Difícil não é a poesia
Poesia não é difícil ... pois bem. Poesia não é difícil é o título de uma obra do escritor, crítico e tradutor, Carlos Felipe Moisés. O título, mais do que sugestivo, produz um desafio no leitor que enfrentar aquelas páginas. Mas antes que vocês, meus prezados leitores (porque ouvir também é ler...) imaginem que se trata de uma obra pesada e chata, afirmo, sem medo de errar, que são páginas mais doces e afetivas do que se possa imaginar.
O ensino de Geografia, a formação docente e o papel dos professores de hoje: dilemas e conflitos
GeografiaEste texto traz questionamentos a respeito da formação de professores (especialmente de professores de Geografia). No entanto, não temos a pretensão de fazer um texto conclusivo, uma vez que reconhecemos que a formação docente atravessa problemáticas das mais diversas; como diria Yves Lacoste, uma crise dos professores de Geografia. Essa crise dos professores e da própria Geografia atravessou alguns períodos históricos e se encontra presente nos dias de hoje. Assim, para romper essa crise, é necessário, além de outros aspectos, entender que tipo de formação docente tem sido oferecida e construída com esse futuro professor.
O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação ArtísticaPercebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.
Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e LiteraturaO incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.
A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política EducacionalA música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.
O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de AulaÉ importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.
Educação Especial: os desafios da inclusão de alunos surdos no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEsta pesquisa trata da Educação Especial voltada à inclusão dos educandos surdos no ambiente escolar; é um tema atual e de muita relevância para a sociedade. É importante que as instituições escolares estejam estruturadas para receber esse público tão especial. A pesquisa evidenciou que as escolas não estão preparadas para atender as necessidades da comunidade surda, visto que, para uma inclusão de qualidade, as escolas têm que abraçar o sistema bilíngue e na formação continuada os professores devem dominar a Libras.
Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição EscolaO presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.
Polifônicos e politônicos: um estudo de caso sobre diálogo tônico
Formação de ProfessoresUma pesquisa realizada na Universidade da Terceira Idade, da UERJ, aplicou questionários junto a idosos participantes de uma aula experimental com práticas respiratórias e roteiros sonoros que proporcionava estímulos de afeto permeando a memória deles.
Uma proposta enriquecedora no ensino de ciências: a construção de um aquecedor solar de garrafa PET com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio AmbienteUma atividade prática baseada nas orientações pedagógicas do Currículo Mínimo do Rio de Janeiro leva os alunos de uma escola de Paty do Alferes a construir um aquecedor em garrafa PET com coletor de energia solar.