Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Difícil não é a poesia

Poesia não é difícil ... pois bem. Poesia não é difícil é o título de uma obra do escritor, crítico e tradutor, Carlos Felipe Moisés. O título, mais do que sugestivo, produz um desafio no leitor que enfrentar aquelas páginas. Mas antes que vocês, meus prezados leitores (porque ouvir também é ler...) imaginem que se trata de uma obra pesada e chata, afirmo, sem medo de errar, que são páginas mais doces e afetivas do que se possa imaginar.

O ensino de Geografia, a formação docente e o papel dos professores de hoje: dilemas e conflitos
Geografia

Este texto traz questionamentos a respeito da formação de professores (especialmente de professores de Geografia). No entanto, não temos a pretensão de fazer um texto conclusivo, uma vez que reconhecemos que a formação docente atravessa problemáticas das mais diversas; como diria Yves Lacoste, uma crise dos professores de Geografia. Essa crise dos professores e da própria Geografia atravessou alguns períodos históricos e se encontra presente nos dias de hoje. Assim, para romper essa crise, é necessário, além de outros aspectos, entender que tipo de formação docente tem sido oferecida e construída com esse futuro professor.

O sentido do aprender por meio das Artes: uma exposição virtual de mangá
Computação e Tecnologias, Artes Plásticas e Educação Artística

Percebendo as desigualdades sociais existentes, é clara a dificuldade dos estudantes de classes menos favorecidas para ter acesso a bens culturais. Este relato apresenta o desenvolvimento da exposição virtual “Mangá em Caxias”, que ocorreu na Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro do Pantanal, no município de Duque de Caxias/RJ. Foram utilizadas diferentes tecnologias digitais da informação e comunicação para a realização da exposição. Graças ao planejamento pedagógico, os diversos recursos têm condições de contribuir para que o professor proporcione aos seus estudantes uma aprendizagem duradoura e significativa.

Diário de leitura gamificado: literatura, escrita e desafios
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O incentivo à leitura e à escrita sempre foi um grande desafio para a escola. De um lado, os professores, com suas queixas sobre a baixa proficiência e o estreito repertório cultural dos discentes; do outro, alunos que enfatizam que a escola não entende seus anseios. Por isso, as leituras sugeridas e as formas de fazê-las distanciam-se da sua realidade social. Este relato trata de um exemplo de gamificação da experiência de leitura/escrita em turmas do Ensino Médio do Colégio Estadual Flaviano Dantas do Nascimento, em Banzaê/BA. Seu objetivo é apontar um caminho metodológico que esteja em sintonia com as aspirações dos discentes.

A importância da utilização da música na escola
Vivências de Sala de Aula, Música e Política Educacional

A música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana e promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial sobre questões reflexivas. Seja qual for a forma de a música auxiliar o ser humano, sua implantação na educação facilita muito o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os professores da Escola Municipal Padre José Luiz Silva, no município de Pendências/RN, desenvolveram um projeto envolvendo a musicalidade, como meio de interação e desenvolvimento.

O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de Aula

É importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.

Educação Especial: os desafios da inclusão de alunos surdos no contexto escolar
Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Esta pesquisa trata da Educação Especial voltada à inclusão dos educandos surdos no ambiente escolar; é um tema atual e de muita relevância para a sociedade. É importante que as instituições escolares estejam estruturadas para receber esse público tão especial. A pesquisa evidenciou que as escolas não estão preparadas para atender as necessidades da comunidade surda, visto que, para uma inclusão de qualidade, as escolas têm que abraçar o sistema bilíngue e na formação continuada os professores devem dominar a Libras.

Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição Escola

O presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.

Polifônicos e politônicos: um estudo de caso sobre diálogo tônico
Formação de Professores

Uma pesquisa realizada na Universidade da Terceira Idade, da UERJ, aplicou questionários junto a idosos participantes de uma aula experimental com práticas respiratórias e roteiros sonoros que proporcionava estímulos de afeto permeando a memória deles.

Uma proposta enriquecedora no ensino de ciências: a construção de um aquecedor solar de garrafa PET com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente

Uma atividade prática baseada nas orientações pedagógicas do Currículo Mínimo do Rio de Janeiro leva os alunos de uma escola de Paty do Alferes a construir um aquecedor em garrafa PET com coletor de energia solar.