Biblioteca
Filtrar os artigos
Pierre Lévy e a semântica global
Quando a Europa se voltou para o que viria ser a América, o velho continente já havia estabelecido uma sociedade funcional entre seus países. França, Portugal, Espanha, Holanda, Inglaterra e outras nações já trabalhavam de maneira conjunta para a expansão de seus impérios. Mas não esperavam ter que lidar com novas sociedades e linguagens tão díspares do outro lado do Oceano Atlântico. Tupinambás, iroqueses, incas, astecas, maias, guaranis e outros povos viviam em sociedades distintas, havia pouca ou nenhuma interação entre elas e a maioria foi dizimada após a chegada de espanhóis, portugueses, holandeses, franceses e ingleses. O Novo Mundo começou assim: visto pelos europeus como novo, apesar de já existirem civilizações de milhares de anos vivendo aqui.
Hotel Medea e o Teatro Gargarullo
No célebre ensaio sobre a posição do narrador no romance contemporâneo, publicado em Notas de Literatura I, pela Editora 34, Theodor Adorno compara o romance tradicional ao palco italiano do teatro burguês. O conforto desse tipo de teatro equivale, na literatura, àquele narrador atento, comentador dos acontecimentos, e garante ao público uma segurança que é colocada em xeque na modernidade. Na literatura, ainda que uns e outros se recusem a abandonar essa segurança, a consciência de uma subjetividade diferente da de nossos antepassados se faz presente. O teatro, no entanto, parece ter demorado um pouco mais para expressar os efeitos dessa consciência, evidenciada, segundo Adorno, pela violência da relação estreita entre forma e sentido.
A literatura e a construção da identidade: das brenhas do regionalismo brasileiro à África portuguesa
Língua Portuguesa e LiteraturaA Literatura permite compreender lutas, questões sociais, pensamentos e a construção identitária de um povo. Este artigo objetiva compreender a construção da identidade no Brasil e na África de língua portuguesa por meio da literatura e de seus autores. Para tanto, faz-se análise bibliográfica e estudo de obras literárias de autores brasileiros e africanos. A literatura pode ser compreendida como tentativa de traduzir verdades e valores que circulam em uma sociedade e em uma época. Isso permite concluir que a literatura brasileira moderna e as africanas de língua portuguesa exerceram papel fundamental na luta contra os moldes impostos pela metrópole.
Pierre Lévy e o poder da palavra na cibercultura
Em agosto de 2011, Pierre Lévy, filósofo e professor da Universidade de Quebec, esteve no Oi Futuro do Flamengo para falar sobre o poder da palavra na cibercultura. Entusiasta das possibilidades cognitivas da internet, Lévy é um importante pesquisador do mundo virtual e das relações de comunidades em rede desde o começo dos anos 1990, quando propôs o conceito de “inteligência coletiva” em um momento em que a internet comercial ainda engatinhava. Ele é uma referência, um estudioso cujas pesquisas ajudaram (e muito) no desenvolvimento de ferramentas fundamentais na web utilizadas por todos nós. É, ainda, autor de clássicos como Cibercultura e O que é o virtual?
Possíveis temáticas para estudos em relação à prática de atividades físicas em estudantes do Ensino Médio
Educação FísicaO artigo foi desenvolvido a partir de uma análise documental e revisão bibliográfica. Na análise documental o objetivo foi apresentar um relato sobre a trajetória, as alterações e a configuração atual da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e os principais conceitos de Ensino Médio Integrado. Já a revisão bibliográfica focou em identificar temas atuais para estudos com alunos do Ensino Médio Integrado, adolescentes, e suas relações com a prática de atividades físicas. Foram identificados temas relacionados às mídias eletrônicas, questionários para a verificação do nível de atividade física, autopercepção de saúde, sedentarismo, sono e autoestima.
O direito à educação: o princípio da igualdade e a efetividade das ações afirmativas
Direito, Avaliação e Política EducacionalEste artigo tem como objetivo demonstrar a efetividade das políticas públicas no acesso e permanência no Ensino Superior, no que tange às ações governamentais nas universidades públicas federais. Pesquisaram-se fundamentos que seriam as bases para justificar a propositura de ações afirmativas dentro do contexto educacional relativo ao nível superior de educação, trazendo para seara da discussão princípios, conceitos, reflexões. A proposta desse artigo foi examinar os efeitos do sistema de ações afirmativas dentro das universidades públicas federais e como ele deve ser revisto principalmente no que diz respeito à permanência dos discentes e suas reais condições perante o princípio da igualdade dentro do direito social à educação.
A psicossexualidade infantil: contribuições da teoria psicanalítica em Sigmund Freud
Psicologia e Educação InfantilO presente artigo apresenta a temática da psicossexualidade infantil a partir das contribuições da obra de Sigmund Freud, que articulou teórico-clinicamente as bases da teoria psicanalítica. Para o autor, a sexualidade humana é uma potência que não se limita, como preconizavam teorias, inclusive médicas, à vida adulta, mas se circunscreve como psicossexualidade que abarca a infância. A teoria freudiana contribui para entendermos o desenvolvimento humano em sua integralidade. De fato, a perspectiva freudiana marcou de forma revolucionária o século XX e, ainda hoje, mantém relevância.
Crise pandêmica, educação e usos de tecnologias
Filosofia, Instituição Escola e Política EducacionalO presente texto faz uma abordagem do impacto sofrido pela escola no contexto da pandemia. Refere-se especialmente ao modo como o ensino foi afetado pelas medidas emergenciais e pelos usos de tecnologia na educação. A escola terá que levar em conta a forma como isso marcou as relações pedagógicas, buscando remoldar-se para continuar a ser um espaço para a formação da cidadania e dos valores democráticos. Há lições que podem ser tiradas dessa experiência, especialmente quanto à educação para o desenvolvimento humano e social em um mundo cada vez mais desencantado de valores como bem-estar social, solidariedade, justiça.
Trabalho docente na rede municipal de São Paulo no contexto da pandemia de Covid-19
Computação e Tecnologias, Educação a Distância, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo apresenta reflexões sobre os desafios do ensino em tempos de pandemia. A crise sanitária global provocada pela Covid-19 trouxe impactos econômicos, políticos, sociais e educacionais sem precedentes. Nesse contexto, o ensino remoto foi adotado em diversas redes de ensino mundo afora, uma vez que o isolamento social se tornou necessário como tentativa de controle da pandemia. Assim, com base em relato de prática docente desenvolvida na rede municipal de ensino de São Paulo, por meio de aulas virtuais, são analisadas questões relacionadas a aspectos institucionais; à funcionalidade das ferramentas digitais adotadas; à inclusão digital; às demandas dos docentes; às potencialidades e dificuldades envolvidas no ensino remoto para estudantes do Ensino Fundamental na rede pública. Considerando que o relato apresentado é um recorte da realidade de uma importante rede de ensino, as discussões levantadas podem contribuir para o debate necessário nesse contexto inédito, com vistas ao fortalecimento da educação pública como instrumento de equidade.
CONHECENDO A GEOMETRIA COM O POLY32
Djalma Abreu dos Anjos