Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Quilombos fluminenses lutam para manter sua identidade

Uma segunda-feira de manhã, ao invés de pegar o carro e ir direto para o Rio, para a redação do Portal, fui visitar o Quilombo de Santana, em Quatis. Meu objetivo era ver como, 118 anos depois da abolição e 311 da morte de Zumbi, vivia uma das 25 comunidades quilombolas do estado, o que havia sobrado de suas tradições, sua religiosidade, sua cultura. Afinal, o Dia Nacional da Consciência Negra se aproximava e seria interessante contar pelo menos a história de um desses quilombos para os leitores do Portal.

A dimensão emocional no contexto educacional
Formação de Professores e Política Educacional

Na prática docente, a educação emocional no cotidiano da sala de aula pode ser útil para diminuir as emoções tidas como negativas, contribuindo, desse modo, para reduzir a violência, forma mais extrema da raiva.

A teatralização como ferramenta de Educação em Saúde com ênfase em parasitoses intestinais para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Saúde

A Educação em Saúde constitui-se como uma ferramenta de intervenção importantíssima para o controle e a prevenção de diversas infecções, em especial as parasitoses intestinais. Sendo assim, o presente estudo teve por objetivo conscientizar alunos de uma escola municipal sobre a prevenção de parasitoses intestinais por meio da teatralização. Para isso, foi realizado um relato de experiência por alunos de cursos distintos da área da Saúde e de Ciências Biológicas, utilizando o teatro como estratégia lúdica para o trabalho educativo com escolares das séries iniciais do Ensino Fundamental.

Aula de campo como prática pedagógica para o Dia da Consciência Negra
Geografia, História e Vivências de Sala de Aula

Este texto é um relato de experiência de uma aula de campo realizada com o objetivo de cumprir a Lei nº 10.639/03, que institui os estudos da história e cultura afro-brasileira e inclui no currículo oficial das redes de ensino e no calendário escolar o dia 20 de novembro como o Dia Nacional da Consciência Negra. Atualmente, as formas de educar passam por um momento de reflexão e mudanças. Nossos alunos possuem diversos meios tecnológicos a seu favor, o que de certa forma contribui para a sua formação cidadã, porém podendo ser prejudiciais por causar dispersões que refletem na sala de aula. É interessante que os professores, em conjunto com os gestores das escolas, proporcionem condições de aprendizagem favoráveis para os alunos do século XXI. Como professores, percebemos grandes mudanças no comportamento de nossos alunos atuais, pois a metodologia tradicional de ensino não consegue acompanhar o raciocínio e a infinidade de opções de aprendizagem que nossos alunos possuem. Por isso, os novos métodos de ensino-aprendizagem visam acompanhar essas mudanças educacionais que ocorrem no mundo. A atividade de campo pode ser uma das opções a serem exploradas pelo professor como metodologia de ensino, beneficiando diversos conteúdos e tornando-se uma aula interdisciplinar. De forma dinâmica, aproveitar-se de espaços extraescolares tende a atrair a atenção dos alunos e criar relação de afetividade com o espaço, o conteúdo e as atividades escolares.

Uma gestão democrática e dinâmica com planejamento continuado
Instituição Escola

O presente trabalho tem por objetivo pensar a gestão democrática e sua dinâmica. O tema escolhido tem favorecido o seu esclarecimento no ambiente escolar, dando condições de as pessoas, em toda a comunidade, compreenderem a proposta. O estudo é fundamentado em teóricos que tratam da temática, como Vygotsky, Libâneo e Militão. Os autores tratam da temática como uma necessidade do gestor, a fim de que esteja preparado para apropriar-se da sua função e que conquiste com ela a participação da comunidade escolar.

Desafios docentes da segunda fase do Ensino Fundamental na Educação Remota em Cacimba de Dentro/PB
Educação a Distância

Em meio à pandemia da covid-19, as aulas presenciais foram suspensas para evitar aglomerações, sendo adotado o ensino emergencial (aulas remotas). Utilizando-se a tecnologia (tablets, smartphones e computadores). Esta pesquisa tem como objetivo principal averiguar quais são os principais desafios que os professores da segunda fase do Ensino Fundamental de Cacimba de Dentro/PB estão enfrentando ao ensinar de maneira remota. Objetivos gerais: fazer levantamento bibliográfico sobre os desafios docentes na educação remota; aplicar questionário on-line (usando o Google Forms); analisar artigos e monografias disponíveis na internet sobre desafios docentes na educação remota.

Difícil não é a poesia

Poesia não é difícil ... pois bem. Poesia não é difícil é o título de uma obra do escritor, crítico e tradutor, Carlos Felipe Moisés. O título, mais do que sugestivo, produz um desafio no leitor que enfrentar aquelas páginas. Mas antes que vocês, meus prezados leitores (porque ouvir também é ler...) imaginem que se trata de uma obra pesada e chata, afirmo, sem medo de errar, que são páginas mais doces e afetivas do que se possa imaginar.

O ensino de Geografia, a formação docente e o papel dos professores de hoje: dilemas e conflitos
Geografia

Este texto traz questionamentos a respeito da formação de professores (especialmente de professores de Geografia). No entanto, não temos a pretensão de fazer um texto conclusivo, uma vez que reconhecemos que a formação docente atravessa problemáticas das mais diversas; como diria Yves Lacoste, uma crise dos professores de Geografia. Essa crise dos professores e da própria Geografia atravessou alguns períodos históricos e se encontra presente nos dias de hoje. Assim, para romper essa crise, é necessário, além de outros aspectos, entender que tipo de formação docente tem sido oferecida e construída com esse futuro professor.

Análise do Novo Ensino Médio no Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais
Política Educacional

Este artigo busca compreender os fundamentos da Lei nº 13.415/17 e o seu reflexo na BNCC e nas normas do Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais. À luz do referencial teórico, faz-se uma análise documental, comparando-se aquela lei, que instituiu o Novo Ensino Médio no país, com documentos correlatos a ela. Conclui-se que o NEM se fundamenta no discurso neoliberal e fortalece os interesses dos mais abastados em detrimento da formação ampla dos sujeitos e da construção de uma sociedade com menos desigualdades sociais.

O albinismo e suas conexões com o ensino de Ciências Naturais: um relato na EJA
Saúde, Biologia e Biociências, Física, Química e Vivências de Sala de Aula

É importante conceituar e contextualizar o albinismo dentro dos processos educacionais no que tange ao Ensino de Ciências e suas interdisciplinaridades. Uma aula se apropriou do tema albinismo para integrar conhecimentos de Química, Física e Biologia. A prática revelou como discussões sobre o tema são importantes e não precisam emergir exclusivamente nos conteúdos da genética, demonstrando que os conteúdos da ciência se agregam a discussões sociais mais amplas, como os estigmas sociais e o racismo.