Biblioteca
Filtrar os artigos
As interfaces da Educação de Jovens e Adultos
Formação de Professores e Política EducacionalPara pensar a relação dos jovens com a escola, é preciso analisar o que a escola representa para esses jovens e o papel que os professores desempenham junto a esse público, que historicamente é desatendido pela instituição.
Raízes de uma escola de inclusão social e sociocultural cidadã para apresados recuperáveis: uma sugestão
As razões que nos moveram a pensar em uma escola de inclusão social e sociocultural cidadã para apresados recuperáveis foram de caráter puramente sentimental, preservacionista e dinamizador. A primeira razão ressalta o respeito à memória de toda a população hoje. A segunda refere-se à nossa vontade de recuperar uma referência identitária do mais comum jovem desamparado, que vagueia por aí, componente do conjunto patrimonial e histórico do Brasil recente da pós-escravidão. Nossa terceira razão é a recuperação desse jovem: possibilitar a criação de um espaço multifuncional para atividades variadas do lúdico, tanto no campo cultural quanto no educacional. Assim, recuperá-lo constitui a reversão de um bem em benefício do brasileiro como um todo.
Centenário de Guimarães Rosa
No próximo dia 27 de junho será comemorado o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa. Essa é uma das efemérides que marcam 2008 como o ano das comemorações literárias (400 anos de nascimento de Padre Antônio Vieira, 100 anos de morte de Machado de Assis, 100 anos de morte de Arthur de Azevedo e 100 anos de nascimento de Josué de Castro).
O currículo e a formação de docentes em Pedagogia no Vale do Paraíba
Formação de ProfessoresEste trabalho tem como objetivo responder à seguinte pergunta: que sujeitos os cursos de licenciatura em Pedagogia do Vale do Paraíba estão sendo formados e quais as implicações existentes nessa temática quando se entende que os currículos formam uma sociedade? Como proposta metodológica, contemplou-se um estudo bibliográfico e uma análise documental, combinando abordagem qualitativa e quantitativa. Chegou-se à conclusão de que o(a) docente em formação não é um intelectual crítico-reflexivo que terá uma prática libertadora para seus futuros discentes, mas um técnico conteudista que não olha para a sociedade em sua realidade.
Cruzando fronteiras entre universidade e Educação Básica: a sinfonia entre residência pedagógica e atuação docente na formação inicial de professores em Ciências Biológicas
Avaliação, Formação de Professores e Vivências de Sala de AulaEste artigo relata a experiência desenvolvida no âmbito do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe, realizado no Colégio de Aplicação em 2022-2023. O estudo descreve as estratégias metodológicas implementadas no ensino de Ciências para o 8º ano do Ensino Fundamental, alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, e analisar seus impactos na formação inicial docente. Por meio de um relato de experiência, foram aplicadas diversas abordagens pedagógicas, como aulas expositivas, atividades práticas em laboratório, uso de tecnologias digitais e metodologias ativas.
Estratégias de ensino-aprendizagem nas salas ambientes
Educação InfantilEste texto propõe compreender como são trabalhadas as estratégias de ensino-aprendizagem e as dificuldades para manutenção de um projeto com salas ambientes. Trata-se de uma pesquisa sobre a implantação e manutenção do referido projeto nas escolas municipais de Cuiabá. Os participantes são cinco gestores que iniciaram o trabalho com as salas ambientes desde sua implantação. A metodologia utilizada para este estudo é de Análise de Conteúdo; seu instrumento de coleta é entrevista semiestruturada. Sua manutenção envolve formação, estrutura física e dimensão social.
Uma atividade de ensino voltada para a interdisciplinaridade entre Biologia e Geografia na temática de ambiente de cavernas
Biologia e Biociências, Geografia e Vivências de Sala de AulaA perspectiva da interdisciplinaridade no processo de ensino nas escolas é uma recomendação dos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Nesse sentido, buscou-se desenvolver uma prática interdisciplinar no Ensino Médio, constituída de atividade de campo entre as disciplinas de Biologia e Geografia com base no tema ambiente de cavernas, desenvolvida com alunos da 2ª série do Ensino Médio. Resultados: melhor compreensão do conhecimento científico; ganho na experiência docente; e fortalecimento das relações interpessoais entre professores e os alunos.
O inventário fotográfico como estratégia artística
A produção de inventários fotográficos como estratégia artística coincide com a emergência da memória como uma das preocupações centrais das sociedades ocidentais nas últimas décadas. Essa tendência na arte sugere um questionamento dos processos de construção e fixação dessa memória. Algumas condições favoreceram o interesse por uma poética do arquivo na produção artística atual, mas têm diferenças em relação a outras propostas similares nos anos 1920 e 1960.
O uso das redes sociais para a sensibilização dos alunos sobre as violências sofridas pelos professores
Saúde, Comunicação, Política Cultural e Política EducacionalAtualmente, a violência é um dos principais problemas da sociedade. Ela é encontrada em todas as classes sociais, refletindo ainda na vida escolar, de forma a interferir diretamente na saúde de alunos e professores, que convivem frequentemente com agressões, ameaças e abusos. Consequentemente, impacta no processo de ensino-aprendizagem e no cotidiano da escola. Há vários fatores que contribuem para o crescimento dessa violência, como a falta de estrutura familiar, vulnerabilidade, falta de tolerância com o próximo e a facilidade de acesso as drogas. Todos esses fatores prejudicam o bem-estar, a integridade física, psicológica ou a liberdade e o direito ao desenvolvimento das pessoas.
Um estudo de caso nos anos finais do Ensino Fundamental: a aplicação de jogo no ensino de números inteiros
MatemáticaEste estudo surgiu da necessidade de superar as dificuldades dos alunos na compreensão de números inteiros. Objetiva-se analisar uma estratégia de aprendizagem dos números inteiros com o jogo Intege Bank para alunos do Ensino Fundamental. Adotando uma abordagem qualitativa e quantitativa com estudo de caso, desenvolvemos a implementação do jogo de cartas Intege Bank como método principal. Os resultados obtidos durante o jogo e análises de desempenho pré e pós-intervenção revelaram pontos significativamente positivos na aprendizagem com números inteiros.