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Não, não posso parar; se paro eu penso; se penso eu choro!
De tudo ficam três coisas: A certeza de estarmos sempre começando A certeza de que é preciso continuar E a certeza de que podemos ser Interrompidos antes de terminarmos. Portanto: Fazer da interrupção um caminho novo, Da queda um passo de dança, Do medo uma escada, Do sonho uma ponte, Da procura um encontro
A prática da oralidade da língua inglesa no Ensino Médio com o uso das novas tecnologias digitais
Língua EstrangeiraO ensino do Inglês no Brasil sofreu muitas mudanças, sendo excluído e depois reinserido à grade curricular. O problema abordado é a dificuldade da prática da oralidade inglesa pelos estudantes do Ensino Médio da rede estadual do Rio de Janeiro. O objetivo é viabilizá-la por meio de material didático utilizado em sequências didáticas por meio das tecnologias digitais. Os resultados foram positivos, pois há qualidade no serviço de internet para o desenvolvimento de atividades pedagógicas que correspondem à prática da língua. Espera-se que cada vez mais professores utilizem essas tecnologias para aproximar teoria e prática, escola e vida real.
O uso da tecnologia no ensino da Matemática: contribuições do software GeoGebra no ensino da função do 1º grau
MatemáticaCom o advento e as mudanças proporcionadas pelas tecnologias no cenário educacional, surge o desafio de fazer uso das novas ferramentas tecnológicas no ensino da Matemática, com o intuito de facilitar e aprimorar a relação de ensino e aprendizagem. Este artigo apresenta um estudo a respeito do uso da tecnologia no ensino da Matemática, com ênfase no software GeoGebra para trabalhar função polinomial do 1º grau, com o propósito de analisar suas contribuições. O estudo mostrou que o uso do software leva o aluno a aprender de maneira dinâmica e pensativa, compreendendo o conteúdo de forma mais eficaz.
Educação a distância no Brasil
Não basta a simples existência de ideias transformadoras para que o mundo se transforme. É necessário, como se sabe, que as ideias conquistem um grande número de seguidores dispostos a colocá-las em prática, mesmo correndo riscos, o que só acontecerá se eles se convencerem, mesmo de modo algo intuitivo, de que essas ideias vão na mesma direção, tornam mais clara ou organizam a luta que já travam por seus interesses, necessidades ou aspirações coletivas. Depois, será preciso ainda que estejamos diante de condições sociais e históricas que favoreçam, ou não impossibilitem, a mudança pretendida e que, além disso, convivam com a resistência, sempre feroz, dos que se opõem à transformação (TRINDADE, J. 2002, p.18).
Invasão verde: uma proposta de combate à fome aliada ao ensino de ciências e física na comunidade de Donana
Agronomia, Física, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalO objetivo deste trabalho é uma intervenção social, desenvolvendo uma horta comunitária para o combate à fome na comunidade de Donana, em Campos dos Goytacazes/RJ. São usados como referenciais teóricos os conceitos freirianos de dialogicidade e politicidade como atos educativos. A proposta encontra respaldo em projetos de hortas comunitárias em outras comunidades, observando as mudanças proporcionadas por elas. Propomos um projeto de extensão universitária com estudantes do curso de Agronomia para sondar os saberes dos moradores e ampliar seus conhecimentos sobre manuseio de horta comunitária, ajudando-os a cuidar de uma horta e de suas colheitas.
Uso de diferentes recursos didáticos no ensino de reprodução humana no Ensino Fundamental II
Vivências de Sala de AulaO ensino de Ciências tem o grande desafio de tornar o ensino mais prazeroso, interativo, com mais diálogo e atividades que sejam capazes de fazer o aluno reconhecer o conhecimento científico em situações do seu dia a dia, já que os estudantes ainda possuem dificuldade de relacionar o que aprende em sala de aula com seu cotidiano.
Técnico e significativo: sobre metodologias ativas, seus benefícios e sua inserção no Ensino Técnico
Formação de Professores, História da Educação e Instituição EscolaEste artigo tem como pilar central uma reflexão, com base teórico-bibliográfica, sobre aprendizagem significativa e as metodologias ativas, as quais foram confrontadas com vivências de ensino técnico, que frequentemente é lembrado por seus alunos egressos pela frase “os professores sabem, mas não sabem ensinar”. Tendo em vista indícios de fragilidade didática no ensino técnico e a investigação das possibilidades de uso das metodologias ativas em contexto de ensino-aprendizagem, parte-se da questão: como o ensino técnico pode melhorar no campo da didática com o uso desses métodos?
Blended learning: um panorama global e o desenvolvimento de sua taxonomia
Computação e Tecnologias, Avaliação, Educação a Distância, História da Educação e Instituição EscolaEste trabalho tem como principais objetivos demonstrar a dinâmica do desenvolvimento e expansão do sistema blended learning, bem como apresentar e discutir os conceitos e as taxonomias desenvolvidas nas pesquisas realizadas por Charles R. Graham e Heather Staker em conjunto com Michael B. Horn. Estes objetivos são alcançados através da construção de um breve panorama internacional e brasileiro sobre o sistema blended learning, a partir da análise de estudos realizados em diversas regiões, e também a partir da análise das principais obras dos autores citados acima.
A Matemática e o som
Matemática e MúsicaEste relato de experiência mostra uma forma de ensinar conceitos como frações, proporções e séries geométricas de maneira interdisciplinar, com a Música e a Física. Para isso, são apresentados conceitos matemáticos existentes na Música, como: ritmo, harmonia, acordes e escalas musicais. O trabalho culminou na construção de um instrumento musical em que foram aplicados os conceitos aprendidos durante quatro encontros com alunos do 8° ano do Ensino Fundamental. Evidencia-se que a integração dos conceitos da Matemática à Música pode ser uma oportunidade de ensino e aprendizagem com uma abordagem integrativa.
Rumo ao Ensino Médio: o papel da escola nas escolhas de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental
Sociologia e Instituição EscolaEste trabalho se propõe a identificar de que maneira os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, série que concentra a maior taxa de evasão do ciclo, percebem sua escolarização e os fatores escolares que incidem em sua decisão sobre a continuidade da escolaridade. A transição entre os segmentos educacionais é um dos momentos de grande dispersão/evasão escolar. Os estudos sobre as escolas eficazes, no campo da Sociologia da Educação, indicam a relevância dos fatores escolares para a trajetória escolar discente. Assim, este estudo parte da hipótese de que iniciativas escolares podem ser determinantes na decisão de alunos ao transitarem para o Ensino Médio. O estudo buscou captar a influência da família, da comunidade e da escola para essa transição e para expectativas em relação ao futuro.