Biblioteca
Filtrar os artigos
A realidade virtual e o ensino de História: um relato de experiência
História e Educação a DistânciaOs reflexos da pandemia da covid-19 na educação brasileira fomentam discussões a respeito da modalidade remota de ensino e dos usos das TIC no cotidiano de alunos e professores. Este trabalho objetiva demonstrar as contribuições que a tecnologia dos museus de realidade virtual, quando inserida no ensino da disciplina de História, pode oferecer para o processo de construção de consciência histórica por parte dos estudantes; a reflexão foi guiada por debates das áreas de teoria e ensino em História. Para tal, partimos do relato da experiência realizada por integrantes do programa Residência Pedagógica durante uma aula remota de História.
Fazer docente: um estudo sobre concepções e estratégias pedagógicas inovadoras
Formação de ProfessoresTrata-se de uma pesquisa que objetiva conhecer como funciona o modelo de ensino “Escola Plena” ofertado na Escola Estadual Governador José Fragelli que tem como diferencial as estratégias pedagógicas articuladas aos saberes da BNCC e das modalidades esportivas e atende os alunos do Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral. A Escola tem se destacado positivamente dentro do modelo de ensino integral no Estado de Mato Grosso. A metodologia utilizada é a Análise de Conteúdo. Os participantes da pesquisa são docentes da referida escola.
Saber só não basta
Existem pessoas com excessiva capacidade de armazenar conhecimentos, facilidade em fazer uso desenvolto da memória, junto de um impulso pela constante busca por novos conhecimentos. Obviamente trata-se de qualidades importantes, ainda mais diante de um mundo de esquecimento em que vivemos, onde a memória fraca parece ser a única explicação plausível para certas atitudes que presenciamos frequentemente: candidatos políticos com um passado repleto de erros, desonestidade e má-fé sendo reeleitos para importantes cargos após poucos anos de seus malfeitos; ou a programação da televisão aberta em geral (considerando-se as raras exceções), que induz o telespectador a um estado de letargia, abandono de si e falta de pensamento.
Processos de criação e juventudes no cotidiano escolar
Educação ArtísticaVanessa Lira dos Santos analisa a metodologia de construção de trabalhos de artes visuais que leva a uma experiência do fazer artístico por parte de alunos da rede pública, mostrando o que há de essencial nesse processo.
A Teoria da literatura entre nós
O prof. Walnir Chagas, relator do parecer nº 283, aprovado em 19.10.1962, propunha um currículo mínimo para o curso de Letras, composto de "uma parte comum e outra diversificada", incluindo-se a teoria da literatura na segunda; o relator justificava que a teoria não deveria integrar a parte comum, isto é, básica e obrigatória, porque fazê-lo "implicaria admitir improvisações que da autenticidade levariam fatalmente ao descrédito" (Chagas, W.: 1962, 227).
O uso de jogo didático nas aulas de Ciências Naturais como indutor da construção do conhecimento a respeito de uma alimentação saudável
Vivências de Sala de AulaA alimentação saudável é relevante à manutenção da saúde física e mental, sendo importante a abordagem dessa temática para que ocorra a formação de sujeitos capazes de optar por hábitos alimentares saudáveis. A presente pesquisa teve por objetivo avaliar a eficiência de jogos didáticos na construção do conhecimento sobre alimentação saudável. A pesquisa, de caráter quali-quantitativo, realizou coleta de dados aplicados por meio de dois formulários, um antecedente ao jogo e outro avaliativo, realizado após a aplicação do jogo. A proposta foi desenvolvida em uma turma do 8° ano, numa escola pública localizada no município de Bom Jesus/PB.
Educação Física e as concepções pedagógicas crítico-emancipatória e crítico-superadora
Saúde e Educação FísicaAo longo da história, a ciência tem sido desenvolvida a favor dos interesses das classes dominantes. Esse processo tem sido bastante conturbado, em especial quando nos referimos à consolidação da Educação Física como área do conhecimento e componente curricular na escola. Muito disso se deve à permeação de desinvestimento pedagógico e pelo espontaneísmo dentro do trabalho pedagógico dessa área. Para a consolidação da Educação Física no ambiente escolar, é necessário que seu trabalho pedagógico esteja fundamentado em uma teoria que dê conta de suas demandas. O objetivo deste estudo é apresentar uma sugestão de teoria de aprendizagem que atenda à demanda dos conteúdos previstos para o Ensino Médio brasileiro para a formação humana integral.
Utilizando histórias em quadrinhos (HQs) como ferramenta facilitadora de ensino em tópicos de Genética
Biologia e BiociênciasAulas pautadas no modo meramente expositivo podem promover um desestímulo no processo de aprendizagem, pois, segundo dados da literatura, essa metodologia de ensino é tida como passiva e pode promover um déficit de atenção nos discentes. Em tempos atuais, o professor é confrontado com diversas metodologias educacionais alternativas que fazem com que o método tradicional expositivo venha a ser cada vez mais aprimorado. Somado a isso, a educação tem passado por momentos delicados em função da pandemia do novo coronavírus (SARS-Cov-2).
A reusabilidade dos objetos de aprendizagem
Ecologia e Meio Ambiente e QuímicaNa internet encontramos diversos recursos digitais – sob a forma de vídeo, áudio, textos, animações – que podem ser usados, reutilizados ou referenciados durante uma aula. Essas entidades digitais podem ser vistas como matérias-primas para pequenos blocos de informação autônomos que, quando recebem aplicações específicas, formam os chamados objetos de aprendizagem.
Filmes animados - modo fácil de fazer
“Uma ideia na cabeça e uma câmera na mão.” O mote de Glauber Rocha se tornou palavra de ordem para gerações de diretores brasileiros, que até hoje sofrem com capacitação de recursos e ideias que só podem se realizar por meios alternativos. A máquina digital, hoje, é apontada como um meio barato de fazer cinema, mas, como a tecnologia anda mais rápido do que costumava andar, talvez já exista algo mais funcional e mais barato quando este texto for publicado. De qualquer forma, ter uma câmera no tripé, um computador com os softwares certos, uma cartolina na mesa e um monte de massa de modelar nas mãos já nos deixa habilitados a contar uma história animada. História com movimento, que é o cinema.