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Os grupos de encontro de Carl R. Rogers

Nos Estados Unidos, em época anterior a 1947, Kurt Lewin, psicólogo do Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT), desenvolveu a ideia de que o treino das capacidades em relações humanas era um importante mas esquecido tipo de educação na sociedade moderna. O primeiro grupo, intitulado T-Group, foi realizado em Bethel (Maine) em 1947, após a morte de Kurt Lewin.

Cine-debate: abordando a importância das áreas verdes através de Cienciarte
Ecologia e Meio Ambiente, Biologia e Biociências, Geografia, Vivências de Sala de Aula, Cinema, Teatro e TV e Espaços Urbanos

A escassez de áreas verdes é um problema socioambiental que compromete em diversos aspectos a vida das pessoas, sendo considerada uma questão de saúde pública que afeta principalmente populações de baixa renda residentes em grandes aglomerados urbanos. O ambiente escolar é um espaço privilegiado para a abordagem desse problema, de forma a se despertar o interesse dos estudantes para a questão, visando ao debate e seu enfrentamento pela participação social. A questão motivadora do desenvolvimento desta atividade foi: como abordar a importância das áreas verdes de uma forma artística e lúdica? O trabalho relatado aqui se deu baseado no aporte metodológico do cine-debate, fundamentando-se em Cienciarte. A atividade revelou-se uma forma diferente para a abordagem do tema, dando oportunidade à abstração, ao refletir e ao externar o pensamento por meio do diálogo, possibilitando ao educando um papel ativo no processo de aprendizagem.

Hegel e a concepção de arte simbólica

A arte simbólica é descrita por Hegel como algo que ainda não é arte, e sim uma espécie de pré-arte (o que não significa um “antes” da arte e sim algo que ainda não é a realização de um ideal), pois é uma forma de arte que ainda não realizou o belo. O que aparece nesse estágio é somente o símbolo da ideia, e não a ideia propriamente dita; é justamente quando surge a ideia que Hegel considera a bela arte (cujo auge Hegel situa nas esculturas clássicas gregas). Hegel divide a arte simbólica em três momentos: o simbolismo inconsciente; o simbolismo fantástico e o simbolismo consciente.

Imunização: um jogo didático para o ensino de imunologia no Ensino Fundamental
Saúde

O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento do jogo didático Imunização, que aborda o sistema imunológico e os processos de imunização. Esse material foi desenvolvido como ferramenta didática auxiliar do processo de ensino-aprendizagem para o ensino de Imunologia no 8º ano do Ensino Fundamental, considerando a relevância do assunto para o atual momento enfrentado pelo nosso país e pelo mundo. O ensino de Ciências e Biologia ainda hoje é muito baseado em modelos de aquisição de conhecimentos que não levam em consideração o aluno como agente ativo.

Práticas de leitura na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de Aula

O objetivo deste trabalho é ressaltar a importância das práticas de leitura, os desafios na formação de cidadãos leitores, desde as crianças bem pequeninas, no ambiente escolar ou no âmbito familiar, e enfatizar a necessidade dos professores em saber como conduzir, mediar o aluno e apontar os reflexos positivos da sua prática, até os hábitos da leitura e da escrita tornarem-se naturais na sua vida. Mesmo vivendo na era digital com as tecnologias cada vez mais presentes na sociedade, mesmo diante de inumeros fatores para não ler, o gosto pela leitura deve ser cultivado para formar um cidadão critico e consciente do seu papel na sociedade.

Construindo conceitos matemáticos com Logo

Estamos caminhando para uma transformação no aprender, notado pelo acelerado e profundo processo de mudança que a relação de ensino e aprendizagem vem sofrendo nas escolas, diante das transformações que a informática, a multimídia e a realidade virtual estão impondo à sociedade.

O ensino de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise da metodologia teórico-prática utilizada por docentes
Formação de Professores, História da Educação e Instituição Escola

As Ciências Naturais constituem uma ferramenta de extrema importância para todos. Desde o seu surgimento na Grécia Antiga até os tempos atuais, a Ciência forneceu explicações para variados eventos naturais e propiciou o desenvolvimento de inúmeras tecnologias. O objetivo do presente trabalho é investigar quais metodologias são atualmente utilizadas por professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental, em âmbito teórico-prático. Para tal, foi elaborado um questionário fechado contendo doze questões e divulgado em grupos específicos nas redes sociais. Posteriormente, esses dados foram tratados com Estatística básica.

O samba na Educação Física Escolar: na batucada dos nossos tantãs
Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Dança e Educação Física

O relato de prática em questão descreve as atividades pedagógicas da Educação Física escolar que aconteceram no segundo semestre do ano de 2019, em uma escola municipal de São Paulo. Ao passo que as aulas iam acontecendo, as atividades eram descritas e compartilhadas nas reuniões do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar (GPEF), onde os professores e professoras integrantes do grupo iam criticando e sugerindo atividades conjuntamente. Portanto, o presente relato se constituiu em uma escrita coletiva.

Invisibilidade pública: que legado deixaremos às novas gerações uma vez que, em pleno século XXI, adotamos uma postura antissocial?

Levanto cedo, faço minhas abluções, ponho a chaleira no fogo para fazer café e abro a porta do apartamento – mas não encontro o pão costumeiro. No mesmo instante, lembro de ter lido alguma coisa nos jornais da véspera sobre a "greve do pão dormido". De resto, não é bem uma greve, é um lock-out, greve dos patrões, que suspenderam o trabalho noturno; acham que, obrigando o povo a tomar seu café da manhã com pão dormido, conseguirão não sei bem o que do governo.