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Confraria do Vento - trinta minicontos
Antropologia, Comunicação, Psicologia, Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços Urbanos

Desvende enigmas, explore universos paralelos, mergulhe em reflexões profundas! Adentre agora o envolvente mundo dos contos sinópticos, onde cada palavra é uma peça crucial para desvendar mistérios e provocar emoções. Seja transportado para além das fronteiras da realidade e embarque em uma jornada única e empolgante. Os contos, em sua forma minúscula ou grandiosa, são convites para aventuras inesquecíveis e reflexões intensas sobre a natureza humana. Não apenas leia, mas mergulhe profundamente em cada palavra, penetre em mundos fantásticos e descubra o poder da narrativa em sua forma mais compacta e envolvente.

Responsável por um dos três projetos brasileiros finalistas do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010 é do Rio de Janeiro: Siddharta Dias

Ele é um sonhador (que faz dos seus sonhos realidade) e aposta na tecnologia como estruturante do pensar ao agir, dando autoria aos alunos e fazendo com que os educadores acompanhem todo o processo de construção do conhecimento. Para o professor Siddharta Dias de Almeida, isso, sim, é inovação!

Uma educadora carioca em Portugal

No dia 16 de setembro de 1934 os editores do A Nação informavam aos leitores a próxima viagem que Cecília Meireles e o marido Fernando Correia Dias fariam ao Velho Mundo. Segundo eles, os leitores ficariam privados da colaboração do artista português, que era considerado um dos mais representativos vultos da cultura artística da época. Quanto a Cecília, era apontada como uma das mais brilhantes intelectuais brasileiras. Destacavam a sua individualidade singular no cenário da literatura moderna brasileira, a sua espontaneidade altiva e profunda, a sua cultura invulgar, a capacidade que demonstrava em permanecer ela-própria e de procurar sozinha o seu caminho num país em que os maiores homens se limitavam a mendigar a cultura estrangeira, julgando-se tanto maiores quanto mais semelhantes aos seus modelos escolhidos. Cecília, afirmavam, fugindo ao grande-público, evitava a glorificação fácil da mediocridade feita-multidão e, além de ser ainda escritora de mérito, era também uma educadora, com relevantes serviços prestados à educação.

Pibid, Educação Física e pandemia: vivências e desafios em uma escola pública
Educação Física e Política Educacional

Este é um relato de experiência que se sustenta em uma pesquisa descritiva baseada nas ações e nos desafios vividos por um grupo de acadêmicos do Pibid em uma escola pública municipal de Corumbá/MS, de modo especial durante o período da pandemia. O objetivo foi relatar e analisar as experiências e os desafios enfrentados nas aulas de Educação Física Escolar, sobretudo demonstrando as estratégias utilizadas ao longo das aulas nesse período. Os resultados demonstram que as formações continuadas nortearam as ações durante o período e que diversas limitações contribuíram para sobrecarregar o trabalho dos professores.

Construção do conhecimento acadêmico na profissão: dilemas e desafios
Formação de Professores

A prática da docência é permeada de obstáculos a serem transpostos diariamente; sob esse enfoque, o embasamento teórico e a reflexão propiciam argumentação e aprimoramento da prática. De acordo com Shön (1992, p. 5), “é possível olhar retrospectivamente e refletir sobre a reflexão-na-ação. Após a aula, o professor pode pensar no que aconteceu, no que observou, no significado que lhe deu e na eventual adoção de outros sentidos”. Portanto, ao refletir sobre os desafios enfrentados em sua aula, o professor irá descobrir novos caminhos e novas possibilidades de aprimorar seu trabalho.

Educação Inclusiva em tempos de pandemia: relato de experiência em uma escola da rede pública de Campina Grande/PB
Educação a Distância, Educação Especial e Inclusiva e Educação Infantil

Este artigo é um relato de experiência pessoal como cuidadora ou apoio escolar, no ano inicial da pandemia. A vivência aconteceu em uma escola urbana de pequeno porte da rede pública do município de Campina Grande/PB. Abordaremos as principais dificuldades e as estratégias utilizadas pela escola para esse ano letivo, a importância do contato com os alunos e, sobretudo, a relevância do acompanhamento pedagógico direcionado às crianças com deficiência.

Qual é a sua cor?

No momento em que estão sendo aplicadas, no Brasil, as primeiras políticas de ação afirmativa é interessante conhecer a experiência de outros países. Para saber os resultados alcançados por essas políticas nos EUA, o Portal entrevistou a professora Kim Williams, da Kennedy School of Government (Universidade de Harvard). Autora do livro Mark One or More: Civil Rights in Multiracial América (2006), a professora pesquisa as políticas raciais, movimentos sociais e imigração nos EUA.

A leitura da imagem

Embora a sedução da imagem nos convide a uma certa inércia, ao compararmos a atitude e os procedimentos de um leitor diante de um texto informativo escrito e os de um leitor/espectador maduro diante de uma mensagem visual, como um documentário, por exemplo, observamos que há muitos procedimentos que são comuns às duas atividades, mas há também aspectos diferentes.

Furto em sala de aula

Cada vez mais os educadores propagam a necessária aproximação entre a escola e a "vida lá fora". O desafio é diminuir a distância entre o que se ensina na sala de aula e a realidade cotidiana, com suas riquezas e contradições. Às vezes, porém, alguns aspectos radicais da realidade invadem a sala de aula sem pedir licença, forçando os educadores a enfrentar problemas cujas soluções não estão nos livros didáticos. O roubo na sala de aula é um deles. Dinheiro e objetos pessoais de alunos, professores e funcionários desaparecem de mochilas, bolsas, armários... O que fazer, então? De quem suspeitar? Como encaminhar uma questão tão delicada sem ferir os princípios éticos que uma instituição educacional deve ser a primeira a preservar?

Onde está a interdisciplinaridade?
Formação de Professores, História da Educação, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula e Política Educacional

É essencial discutir a formação docente, mesmo tomando por base obras de Foucault, Larrossa, Morin, Fazenda e Wirkola, para desconstruir conceitos ligados à interdisciplinaridade. Numa escola que se faz convencional, padronizada, que segue o modelo do panoptismo, não é possível realizar práticas interdisciplinares.