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Resenha do livro "Inclusão escolar - O que é? Por quê? Como fazer?"
Educação Especial e InclusivaNesta resenha, é analisado o livro de Maria Teresa Eglér Mantoan Inclusão escolar- o que é? Por quê? Como fazer?, à luz de citações importantes contidas no livro e relacionando-as ao movimento de inclusão escolar. Mantoan (2015) busca refletir sobre a inclusão escolar da atualidade instigando o leitor a romper com os padrões pedagógicos vigentes, pois os cenários sociais também mudaram, e a escola precisa se adequar a essa nova normalidade. Para isso, a autora busca reforço nos ditames legais, que a relacionam com a práxis educativa inovadora, que deve considerar a particularidade de cada aluno.
A linguagem da animação na sala de aula
O uso da linguagem audiovisual em sala de aula é uma das mais conhecidas maneiras de ajudar o aluno a aprender um determinado conteúdo: vídeos de experimentos, documentários sobre a vida selvagem, filmes com temas relacionados a cidadania ou valores que servem de referência a formação crítica do aluno, entre outros.
Relato de experiência do Estágio Supervisionado I: Educação Física no contexto de pandemia da covid-19
Vivências de Sala de AulaO curso de Educação Física da UEPA se organiza em quatro estágios supervisionados; o primeiro visa a Educação Básica da rede pública de ensino, nas modalidades de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta como eixos estruturantes das práticas pedagógicas e das competências gerais da Educação Básica os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para que as crianças possam desempenhar papel ativo em ambientes que as convidem a vivenciar desafios e a sentirem-se provocadas a resolvê-los.
As implicações nos processos de aprendizagem causadas pela síndrome do X-Frágil: uma abordagem psicopedagógica
Avaliação, Educação Especial e Inclusiva e Educação InfantilEste estudo objetiva compreender as implicações causadas pela síndrome do X-Frágil (SXF) nos processos de aprendizagem, apresentar a relevância de um diagnóstico precoce e preciso e propor possibilidades de intervenções psicopedagógicas, foi desenvolvido com base em pesquisas bibliográficas em artigos de periódicos de 2010 a 2015. Conforme as leituras realizadas, foi possível perceber que a SXF não possui cura genética, mas um diagnóstico preciso e precoce permite definir estratégias de atendimento mais adequadas a fim de ajudar a amenizar as dificuldades que a síndrome pode acarretar ao sujeito afetado.
Mostra de Física de Partículas no 3º ano do Ensino Médio: um incentivo ao protagonismo do aluno
FísicaÉ importante que temas de Física Moderna sejam trabalhados no Ensino Médio, por propiciar ao aluno melhor entendimento do mundo que o cerca e contextualizar a Física. A área de Física de partículas é uma das mais promissoras para o século XXI e suas descobertas são sempre notícia. O objetivo do trabalho foi introduzir conhecimentos de estrutura da matéria para abordar aos conceitos discutidos no curso de Eletricidade no 3o ano do Ensino Médio. Os alunos foram divididos em grupos que pesquisaram, elaboram ideias e apresentaram seus trabalhos, procurando proporcionar compreensão dos assuntos.
O resgate da mulher no cenário de guerra no romance "As meninas do Belo Monte"
Língua Portuguesa e LiteraturaEste texto tem por objetivo observar, na obra As meninas do Belo Monte, de Júlio José Chiavenato, o resgate do papel da mulher no cenário da Guerra de Canudos, cuja atuação feminina, de grande importância, se deu como acontecimento histórico. As diversas narrativas oficiais sobre guerras trazidas pela História e pela Literatura são marcadas por vozes masculinas, por isso há omissão e injustiça no que diz respeito à participação da mulher nesses contextos, tendo seus papéis injustamente minimizados ou simplesmente apagados nos discursos históricos e literários. Por esse motivo, traremos aqui as vozes femininas, como marcas de um tempo.
O ensino de artes: ausência, silenciamento e resistência no âmbito das relações étnico-raciais no campo educacional
Filosofia, Geografia, História, Sociologia, História da Educação, Vivências de Sala de Aula, Educação Artística e Política EducacionalAs relações étnico-raciais presentes na realidade brasileira se refletem na presença do negro entre os principais nomes das artes do país, nos séculos passados e agora; a legislação procura mudar esse quadro nos diversos códigos artísticos (música, dança, pintura, escultura, teatro), de modo a criar uma pedagogia da diversidade e romper com as narrativas hegemônicas.
Revoltado ou Criativo?
Este texto tem circulado pela internet, sem identificação de autoria. Trata-se de uma interessante e divertida reflexão sobre o complicadíssimo processo ensino-aprendizagem.
Educação, política e sociedade: identidade nacional
A educação nacional está, a cada dia, retrocedendo pedagogicamente, em virtude de uma fragilidade social que impede que flua o processo de ensino-aprendizagem no âmbito escolar, fazendo referência principalmente à escola pública, onde infelizmente surgem as adversidades mais gritantes, reflexos de nossa sociedade caótica (CÓRDULA, 2010c).