Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Contaminantes emergentes na água
Saúde, Biologia e Biociências, Química, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Este artigo foi fruto do trabalho de quatorze professores inscritos no curso online Sustentabilidade no Contexto da Química, oferecido pela Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj em 2012. Um dos tópicos tratou de contaminantes emergentes na água. O trabalho realizado pela professora mediadora resultou na edição deste artigo, cujas informações podem ser veiculadas por professores de Química, Engenharia Química e Ciências em suas aulas; cada tópico pode ser ponto der partida para aprofundamento sobre velhos e novos contaminantes.

Produção e distribuição de sabão caseiro em comunidades carentes como ação de enfrentamento à covid-19
Ecologia e Meio Ambiente e Saúde

Utilizamos os óleos vegetal e animal na preparação da alimentação; entretanto, na maioria das vezes o usuário não sabe o que fazer com o óleo utilizado e acaba descartando-o no ambiente, influenciando a propagação de maus hábitos ambientais. Este relato é resultado de um projeto extensionista realizado por acadêmicos do curso de licenciatura em Química do IFRO - Câmpus Ji-Paraná/RO tendo como objetivo produzir e distribuir sabão caseiro a partir da reutilização do óleo residual a comunidades carentes ou grupos socioeconomicamente vulneráveis, como medida de enfrentamento à covid-19.

Laboratório de informática: um recurso necessário para o ensino-aprendizagem
Formação de Professores e Política Educacional

Este trabalho relata o uso do laboratório de informática como um recurso fundamental para o ensino-aprendizagem dos alunos, tornando o processo mais dinâmico, criativo e prazeroso. O laboratório de informática nas escolas é um mecanismo essencial para os alunos e para os profissionais da escola para um novo mundo tecnológico. A sociedade está passando por inúmeras mudanças, e uma dessas é a tecnologia, que está presente no cotidiano das pessoas. O método utilizado foi bibliográfico, em diversos artigos, sites, revistas, periódicos etc. e mobiliza-se para a necessidade de mudanças no processo educacional.

Educação para transformação: formação continuada promovendo aprendizagem significativa
Educação Especial e Inclusiva e Formação de Professores

O relato se justifica pelo fato de a escola de Ensino Fundamental, na Região dos Lagos, ter uma criança com TDAH com comprometimento na área de Linguagem e seus códigos. Assim, deparei-me com a real necessidade de uma formação continuada para intervir, de maneira significativa, no processo de escolarização da criança. Este trabalho analisa os caminhos trilhados para uma educação inclusiva, analisando o papel do professor nesse processo, a partir do conhecimento adquirido no curso de Aperfeiçoamento em Educação Especial e Inclusiva, da Diretoria de Extensão da Fundação Cecierj.

Neurociência: rota alternativa

Hoje vi uma reportagem sobre uma mulher que passara 36 anos num hospital por causa de uma paralisia infantil e, ainda assim, escrevera um livro. Ela escrevera com a boca! Naquela cama desde bebê, ela aprendera a ler e a escrever, fizera cursos de História da Arte e, agora, realizara seu maior sonho: escrevera e publicara um livro, seu livro! Eu fiquei comovida com tudo isso e pensei: isso é aprendizagem!

Kahoot!: um lúdico atual no auxílio à aprendizagem
Física

Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a utilização da plataforma Kahoot! em sala de aula como atividade lúdica, visando despertar o interesse dos alunos pelo aprendizado. A experiência foi desenvolvida em aulas de Física de uma turma do ensino médio de escola pública no interior de Minas Gerais. São descritas as aulas e observações realizadas. Percebe-se uma vantagem da utilização dessa plataforma pela competitividade proporcionada pela brincadeira e/ou jogo durante o seu uso em prol do aprendizado.

Trabalhando as Ciências Humanas no atendimento educacional especializado em Libras
Filosofia, Geografia, História, Sociologia e Educação Especial e Inclusiva

Este estudo investiga o ensino das Ciências Humanas no contexto do atendimento educacional especializado em Libras para um aluno surdo em uma escola municipal de Uberlândia/MG; descreve estratégias de ensino atualizadas para alunos fluentes em Libras, fundamentado em conceitos como Pedagogia Visual, identidade e cultura surdas, ensino de Libras, AEE, diretrizes municipais e BNCC. Assim, utilizam-se abordagens qualitativas, como: observação participante, análise de materiais didáticos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados destacam o impacto positivo do enfoque na identidade e na cultura surda, com o aluno demonstrando maior interesse, motivação e compreensão das temáticas.

Água de beber?

No site da CEDAE o consumidor carioca pode ficar sabendo que o lema da companhia é "CEDAE - A melhor água do Rio". Muito estranho, já que cariocas e quase todos os fluminenses só tem os carros pipa e a água mineral dos supermercados como alternativa de fornecimento para a água podre e fedorenta derramada pela companhia pública, monopolista e incompetente.

Uma celebração à vida

Gabriel García Márquez, conhecido escritor colombiano de, entre outros, "Cem Anos de Solidão", Prêmio Nobel de Literatura em 1982, nos brinda com o romance "Memórias de Minhas Putas Tristes" - o primeiro em dez anos -, que conta a história de um homem prestes a fazer 90 anos. O que poderia parecer uma vida monótona e cheia de lugares comuns é transformado pelo autor em um romance cheio de lirismo e boa escrita, prática comum de seu requinte ao escrever.

Outras palavras de Chico Buarque

Chico é um esteta. Mesmo que seu primeiro conto publicado tenha sido uma tentativa não muito original de traduzir o mito de Ulisses para as odisséias cotidianas, ou mesmo que sua primeira novela remeta ao livro Revolução dos Bichos, de George Orwell, aplicado aos dias de ditadura militar no Brasil, sua preocupação com a palavra já estava presente nesses textos. No conto Ulisses, o homem comum é retratado em seu desespero de ser acolhido pela companheira, apesar de sua mediocridade: “talvez você espere contos fantásticos... Mas não, Penélope, não ouvi o canto das sereias”. As respostas de Penélope não são ouvidas. As técnicas narrativas se mostravam como um desafio ao autor, meticuloso já em suas primeiras obras.