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O tempo e as contramarchas do tempo

Olhando pela janela, Ana viu o tempo. Chovia. Fazia um friozinho morno dentro da sala. A sua condição atual não permitia que ela saísse. Também, com um tempo daqueles!

EAD em Foco: a revista científica online da Fundação Cecierj

Da ideia de divulgar os trabalhos científicos dos profissionais de educação a distância do Brasil e do exterior surgiu a EAD em Foco, a revista digital da Fundação CECIERJ. Lançada em abril de 2010, essa publicação científica em formato eletrônico tem edição semestral e já conta com 1.832 leitores cadastrados. Na próxima edição, prevista para dezembro, haverá artigos de profissionais de educação a distância de diversos estados brasileiros. Para conhecer a revista, basta acessar http://eademfoco.cecierj.edu.br e se cadastrar.

Cultura, folclore e os saberes tradicionais
Folclore e Datas Importantes

A transmissão oral, tida como um acontecimento lembrado, tem que ser revivida e incorporada, de maneira que essa transmissão se transforme numa história viva. O conto, devido ao seu caráter repetitivo, e mesmo retratando o passado, fala de um presente permanente. As lendas e os contos possuem uma poética oral muito importante no que se refere às suas características sonoras, que são conduzidas pela voz e pela enunciação. É um conhecimento externalizado pelos povos tradicionais de forma rítmica, com sensibilidade poética, domínio e propriedade, a fim de valorizar o saber transmitido entre eles.

As condições existenciais do homem na escrita de Alves Redol

Este trabalho é proveniente da disciplina Tradições Narrativas da Literatura Portuguesa: do século XIX à atualidade, ministrada pelo professor dr. Antony Cardoso Bezerra, no curso de licenciatura em Letras Português/Espanhol da UFRPE. A proposta deste trabalho é a elaboração de um texto coletivo que aborde aspectos tocantes à biografia e à criação literária de António Alves Redol.

Quando as crianças aprendem?!

A pergunta do título deste artigo vem ressoando há muito nas rodas informais de discussão de educadores, das quais tive o privilégio de participar. E a resposta veio de uma obra inusitada e simples, que encontrei numa loja de conveniências, deixada em um canto, quase desprezada. O livro traduzido do original Children Learn What They Live teve sua primeira publicação em 1972, pela Workman Publishing Company, em Nova York, como resultado de um poema escrito por Dorothy Nolte a um jornal de circulação local do Sul da Califórnia em 1954. No Brasil, traduzido o título ao “pé da letra” para As crianças aprendem o que vivenciam, já foi também traduzido em mais de 10 línguas, fruto de um trabalho em coautoria com Rachel Harris.

Professora de tudo

Mesmo não sendo professora de Português, de tanto encontrar erros reincidentes nos textos de meus alunos, ultimamente, antes de pedir uma redação, escrevo no quadro as palavras proibidas de aparecerem no texto, tais como: “porrisso”; “derrepente”; “atravéz”; “talves”; “seje”; “mas” no lugar de mais e vice-versa; “mal” em vez de mau e vice-versa. Sobre a diferença entre “mais” e “mas” e “mal” e “mau” dou uma breve explicação. O curioso é que quando questiono a turma se eles sabem a diferença entre tais vocábulos, muitos respondem corretamente (inclusive os que cometem as trocas). Corrijo também quando algum deles dispara um “para mim fazer” e eu respondo com o clichê: “mim não faz, quem faz sou eu”. E, não raro, o próprio aluno que falou dessa forma sabe a maneira correta.

Projeto pedagógico da Modernidade na perspectiva kantiana
Instituição Escola

Esta resenha tem por objetivo apresentar o projeto pedagógico da Modernidade a partir da perspectiva kantiana. Para isso, utilizamos o livro Sobre a Pedagogia, de Kant. Nele, o autor ressalta que é necessário o uso da disciplina nos indivíduos a partir da primeira infância, pois, se seus instintos não forem freados de forma prematura, no futuro essa tarefa se apresentará extremamente árdua. O autor ressalta que a educação necessita de aperfeiçoamento ao longo do tempo e que devemos ter uma visão otimista acerca dele. Uma educação de qualidade deve se pautar na disciplina e na moral de modo a permitir que as crianças pensem por si mesmas.

A LEITURA: caminho de mão dupla

À minha breve e frustrante experiência na docência de língua inglesa no Ensino Médio da rede pública (1973-1975, 1983-1985) se seguiu um período à frente da biblioteca de uma grande escola estadual na periferia urbana. Eu me dispus a reativar o espaço onde estava guardado um acervo considerável, atuando de forma a possibilitar aos alunos dos três turnos o acesso a títulos para consulta e empréstimo. Rápida e entusiasticamente aprendi a catalogar livros e registrar títulos segundo a norma; redigi e enviei cartas a editoras pedindo doações; iniciei campanhas de leitura e escrita, com a dramatização de leituras, a elaboração de cartazes, murais e painéis sobre autores e livros ‘do mês’.

Kant e os fundamentos da pedagogia moderna

Na modernidade, devido à mudança quanto ao modo de compreender o ser humano enquanto projeto, enquanto algo que não nasce pronto, mas que é resultado de um processo educativo, foi preciso redefinir os fundamentos e as metas da pedagogia por meio da definição daquilo que supostamente constituiria o nosso ser mais próprio, em direção ao qual deveríamos nos dirigir por meio de uma educação adequada. Neste texto dou atenção para a perspectiva iluminista acerca da formação humana presente no filósofo alemão Immanuel Kant (1724 - 1804).