Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Alfabetização como processo discursivo: as possibilidades de mediação do psicopedagogo
Psicologia, Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O artigo apresenta uma breve análise do processo de alfabetização na perspectiva discursiva na fase inicial da escrita, defendida por Ana Luiza Smolka, e as possibilidades de mediação psicopedagógica nos processos de leitura e escrita, por se tratar de uma demanda significativa no atendimento psicopedagógico. Com base nesse ponto de vista, buscamos correlacionar as possibilidades do trabalho psicopedagógico. A mediação psicopedagógica precisa levar em consideração como esses processos se articulam, de modo a entender como a criança pensa a escrita e a leitura, resguardando seus processos autorais e de significação social. Além disso, pontuamos também alguns dos recursos, estratégias e registros dentro do campo de conhecimento psicopedagógico que, no trabalho cotidiano do psicopedagogo podem colaborar para esse aprofundamento de nossa prática. A reflexão da prática psicopedagógica à luz da perspectiva da discursividade pode prevenir posições estigmatizantes e cartesianas em relação à alfabetização, enaltecendo a constituição da subjetividade do aprendente e a convicção de sua capacidade para aprender de forma singular e autoral, com outra visão do processo de construção da língua.

Léxico, Lexicografia e a tradução em Libras: aspectos linguísticos da língua e seus diferentes meios de registros
Educação Especial e Inclusiva, Formação de Professores, Língua Portuguesa e Literatura, Outras Mais Específicas, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Esta pesquisa explora a importância da ampliação/renovação lexical na compreensão do conceito de léxico, especialmente em línguas gestuais-visuais como a Libras. Destacam-se a relevância da Lexicografia e a necessidade de registros de sinais em dicionários e glossários, considerando regionalismos e mudanças na língua. Reconhece-se a dinâmica da língua sujeita a neologismos, ressignificações e empréstimos linguísticos. A pesquisa não busca criar tipologias, mas refletir acerca da expansão do léxico em contextos educacionais e de aquisição de conhecimento em Libras, enfocando a tradução na modalidade visual/gestual/espacial.

O pensamento estudantil sobre racismo estrutural movido por imagens de redes complexas hologramáticas
Instituição Escola e Fotografia

O Brasil foi construído por mãos negras; após tantos séculos de evolução tecnológica e científica no mundo, o negro no Brasil ainda sofre exclusão. O presente trabalho tem o objetivo de decolonizar o pensamento de jovens estudantes do Ensino Médio. Fizemos um ensaio com 113 alunos do Ensino Médio, na faixa etária de 14 a 22 anos, em que lançamos mão do conceito de imagens-pensamento. A análise dos pontos mais fixos da rede complexa concluiu que a cristalização baseada nas imagens analisadas foram: escravidão e racismo; essas palavras tiveram valor semântico no grupo.

Cyberbullying: O amplificador virtual do bullying

Este trabalho pretende responder à questão: de que forma o professor deve atuar diante de um comportamento de cyberbullying para evitar que essa nova forma de bullying se propague? Leva em conta o acesso cada vez maior dos alunos na faixa etária de 10-16 anos a computadores e seus programas, fato que ocorre em sua maior parte do tempo fora da escola, porém, seu mau uso pode acarretar problemas para as situações de aprendizagem, evasão escolar e afeta diretamente o rendimento do aluno na escola.

A avaliação da aprendizagem escolar de acordo com a visão da Psicopedagogia
Avaliação e Formação de Professores

Este trabalho buscou desenvolver um estudo sobre a avaliação da aprendizagem escolar. Pretende responder à seguinte questão: a avaliação escolar é capaz de avaliar formalmente e proporcionar condições que levem a uma aprendizagem significativa ou simplesmente é usada como mero instrumento de verificação?

Avaliações escritas no ciclo de alfabetização e as marcas de autoria
Avaliação, Formação de Professores e Política Educacional

O presente artigo visa analisar a questão da autoria em textos de crianças do 1° e do 2° ano do Ensino Fundamental, nas produções escritas em provas oficiais realizadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME/RJ) e em escritas realizadas em seus portfólios. Com base em uma abordagem qualitativa, estudamos as estratégias que as crianças utilizam para dizer o que desejam e, dessa forma, imprimir marcas autorais no texto. Autores com Smolka e Castro contribuem teoricamente por valorizar o discurso dos sujeitos em todos os seus registros. O uso do portfólio assumiu papel principal na avaliação processual e qualitativa.

Tensões na construção de uma proposta curricular pública
Política Educacional

O presente estudo, de perspectiva qualitativa, é parte do resultado da dissertação de mestrado que investigou o processo de planejamento e desenvolvimento da proposta curricular governamental na rede estadual de educação do Rio de Janeiro, assim como alguns desdobramentos desta política na prática pedagógica dos professores. Este estudo apresenta os dados obtidos por meio de entrevistas e estudo documental referente ao processo de construção da proposta de Educação Física chamada de Currículo Mínimo. O objetivo é apresentar as tensões existentes na construção de uma proposta curricular e como expressam as intencionalidades políticas do grupo gestor.

“Suor pingando no chão”

(Lukács apud Boaventura de Sousa Santos)

Trabalhando estéticas do romance contemporâneo com alunos do Pré-Vestibular Solidário da UFCG/PB
Língua Portuguesa e Literatura

Este relato descreve e analisa as atividades desenvolvidas no âmbito de estágio correspondente ao componente curricular Prática de Ensino de Literatura Brasileira, disciplina obrigatória no currículo do curso de Letras da UFCG. Desenvolvemos aulas sobre leitura e análises literárias de obras referentes ao vestibular da UEPB para a seleção do ano de 2014, material que serviu de suporte didático-metodológico e que assegurou o norte das nossas interações. A partir dessa intervenção didática, concluímos que as atividades de Estágio em Literatura permitem refletir sobre práticas linguageiras relacionadas à arte e ao fazer literário.

Um caminho para o cálculo: o ensino da matemática na perspectiva das investigações
Vivências de Sala de Aula

Aprender sobre números demanda uma longa trajetória no processo de aprendizagem do sujeito educando e possibilitar que as crianças pensem enquanto aprendem torna-se um elemento libertador, que proporciona reflexão, conexões e novos conhecimentos. Nesse contexto, o presente artigo expõe algumas reflexões sobre o processo de aprendizagem das crianças, partindo do conceito de número até a chegada do algoritmo convencional, na forma de cálculo armado, na perspectiva das investigações matemáticas, debruçando-se sobre a seguinte situação: como propor aos alunos um ambiente aritmizador desde a Educação Infantil até os anos iniciais? Em prol de buscar respostas a essa indagação, parte-se como percurso metodológico à pesquisa de cunho bibliográfico e de viés qualitativo. Como resultado, verificamos que o papel do pedagogo do ponto de vista da prática de ensino da Matemática, de forma a que proponha um ambiente de aprendizagem pautado nas investigações, far-se-á presente na relação mútua entre aprender e ensinar, com proposta de atividades e mediação que respaldem diretamente o fomento do interesse dos educandos pelo universo matemático.