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DESENHAR: UMA NARRATIVA DO MUNDO INFANTIL
Eça de Queiroz
A voz da imagem
A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.
A voz da imagem
A formação de novos leitores tem se tornado uma prioridade no campo da Educação e no mercado editorial como um todo. A criança e o jovem dos nossos dias parecem cada vez mais seduzidos pelos novos meios de comunicação, onde a dinâmica e a visualidade se tornam quase sempre mais atraentes que o livro.
Diversão Trabalhosa (Hard Fun)
(Tradução: Leonardo Soares Quirino da Silva)
A Psicomotricidade e suas contribuições para a Educação Inclusiva
Saúde, Educação Especial e Inclusiva e Política EducacionalO presente trabalho tem como objetivo analisar as contribuições da Psicomotricidade na Educação Inclusiva. Para isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica qualitativa com pesquisa de campo. Foram abordados os conceitos psicomotricistas e da Educação Especial Inclusiva, com base teórica e legislativa. O estudo mostrou a sua importância para a educação dos alunos com deficiências. Apesar de alguns profissionais da educação afirmarem conhecer a psicomotricidade, o resultado do presente trabalho deixa claro que conhecer é diferente de saber aplicar esses conhecimentos.
Estudando função afim na palma da mão
Computação e TecnologiasEste artigo mostra uma experiência de ensino de função afim, abordando as produções de estudantes do 1º ano do Ensino Médio de um colégio do Rio de Janeiro. As atividades foram planejadas para apresentar a relação entre função afim, seus coeficientes e a representação gráfica usando o software GeoGebra. Percebemos que com a utilização do software os alunos conseguiram compreender melhor a construção de gráficos e o comportamento dos coeficientes da função estudada.
As múltiplas dimensões da Arte na escola e da escola com Arte
Educação ArtísticaA prevenção ao mosquito Aedes aegypti, depois de atividades com outras disciplinas, leva a práticas nas aulas de Artes em que os alunos, além de apreender conteúdos, desenvolvem sua participação ativa, transformando essa teoria em prática.
Uso em excesso do smartphone e os efeitos no cérebro adolescente
Psicologia e Formação de ProfessoresEm um momento de conexões que afetam os seres humanos em todas as relações, preocupamo-nos com o adolescente, devido a seu cérebro estar em transformação.Este estudo aplicou questionário junto a estudantes do ensino básico de escolas de Cuiabá, com o objetivo de compreender os hábitos, ações, reações e emoções ao fazerem uso do smartphone. O resultado é a preocupante realidade do vício nesse dispositivo em consonância com pesquisas atuais de órgãos oficiais, pesquisadores e neurocientistas.
Chegou a hora da Educação?
Nos anos 80, os brasileiros dedicaram-se a restabelecer a democracia. Na década seguinte, foi a vez de se livrar dos efeitos perversos da inflação. Neste decênio, na avaliação do Secretário de Educação Superior do MEC, Ronaldo Mota, chegou a hora de se equacionar o problema da educação no Brasil. A metáfora, de autoria do próprio Ministro da Educação, como observou Mota, foi apresentada durante o Seminário Problemas e Políticas da Educação, realizado no dia 25 de maio, no Centro Internacional Celso Furtado.
A Geografia Cultural: novas perspectivas para a ciência geográfica e sua importância na escola
Pouco se fala na escola acerca dos subcampos científicos. A normatização do currículo torna o conteúdo a ser estudado homogêneo e excessivamente esquemático. A utopia de um didatismo eficiente coaduna com mentes acríticas e com pouca exploração científica. Na ciência geográfica não é diferente. Desde o fim do século XIX, a Geografia se espraia pelo viés humanista com vigor e vislumbra não apenas o espaço de ação do homem, mas também os produtos dessa ação no espaço e no tempo. Daí surgem os territórios que configuram identidades e pertencimentos sociais. Os grupos, portanto, necessitam do espaço para se reordenar, se reconhecer e exercer sua cultura.