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A educação para a Economia Criativa
Você já ouviu falar em Economia Criativa? Esse é um tema novo, e por isso ainda não existe um conceito formado. Mas, com base em uma definição divulgada na Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento, pode-se dizer que engloba toda atividade que utilize a criatividade e o conhecimento para produzir bens e serviços com valor agregado, o que vai desde o turismo ao artesanato, passando pelas atividades culturais, inovações tecnológicas e pela comunicação.
Política setorial de educação – um olhar sobre as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica com vistas ao ensino em área de risco social
Educação Infantil e Política EducacionalEste estudo pretende analisar as políticas públicas de democratização do acesso à Educação Básica do município de Cachoeiro de Itapemirim/ES. O projeto irá alicerçar-se em pesquisa de caráter documental e bibliográfico que se desenvolverá com apoio da análise de marcos legais e de documentos oficiais referentes à Educação Infantil, a fim de tornar possível uma análise capaz de identificar os desdobramentos no âmbito da política educacional municipal, bem como os desafios contemporâneos da Educação Infantil em comunidades periféricas com alto teor de risco social.
Negrinha – um manifesto antirracista de Lobato
Estava trabalhando nas aulas de Filosofia que ministro no Ensino Médio a noção de verdade, para o segundo ano, e no terceiro ano discutia o problema do racismo, conforme está indicado no currículo mínimo de Filosofia. A fim de tornar as aulas mais dinâmicas e interessantes, sempre tento aproximar os temas abordados da realidade dos alunos ou então lanço mão da arte para ajudá-los a entender certas questões. Foi pensando em como tratar esse dois temas que cheguei ao conto Negrinha,de Monteiro Lobato, onde ambos os aspectos – racismo e a relatividade da verdade –, como tantas outras coisas, estão presentes no texto. Aliás, uma das histórias mais tristes que já li.
Ciberespaço, a ambiguidade do concreto e do abstrato
Estudar e conhecer as origens do ciberespaço e as consequências de sua existência é importante para compreendermos como espaço e sociedade estão organizados atualmente.
Sala de aula pública: uma avaliação
Escola de ensino público. Ensino Médio regular. Turno da noite. Jovens de 17 à melhor idade juntos. Estou no pátio, observo e escuto. Estamos na semana de provas. Mais ebulição do que o normal. Momento tenso. Conversas variadas, mas algo chama a atenção: a questão das provas não é o assunto principal. Semana de provas e os encontros, os afetos, as passeatas, as músicas, as meninas e meninos, o recebimento da blusa da escola, a festa junina, as decepções, as programações, o trabalho, tudo cerca as relações orais e os humores... Menos as provas. Muitos até perguntam: hoje é prova de quê?
DESENHAR: UMA NARRATIVA DO MUNDO INFANTIL
Eça de Queiroz
O uso de paródias musicais no ensino de Zoologia: Platyhelminthes
Zoologia, Biologia e Biociências e MúsicaAs atividades lúdicas estimulam a criatividade e a socialização; aí se inserem as paródias, que podem facilitar a memorização de informações, pois a música é uma arte universal que une as pessoas. Uma atividade em Biologia empregou paródias para trabalhar conceitos e informações em Zoologia.
Guia do educador sobre o livro "O meu pé de laranja lima": a personificação pela mente infantil como anestesia para duras realidades
Formação de ProfessoresO presente trabalho tem o objetivo de apurar o alcance do incentivo à literatura infantil na vida das crianças demonstrando a imaginação como forma de acolhida aos problemas enfrentados por elas. Com a obra atemporal O meu pé de laranja lima, observamos a desenvoltura de Zezé, que, com suas peraltices aliadas à natureza, proporciona imaginação infinita e que acolhe, como a relação com seu novo amigo fiel, o pé de laranja lima. Aspectos da Biologia são vistos com amplitude na autobiografia do autor, que passa pela beleza, chegando às marcas infantis em relação a abandono, angústias e até mesmo violências físicas e psicológicas.
A brinquedoteca e o englobar de fontes de informação
Antropologia, Comunicação, Sociologia, Educação Especial e Inclusiva, Cidadania e Comportamento e Espaços UrbanosPossibilidades de mediação da informação na brinquedoteca compõem o interesse deste estudo, a fim de averiguar as possibilidades de mediação da informação em brinquedotecas públicas ou hospitalares. Situa um estudo qualitativo de caráter descritivo-exploratório que verifica os elementos mediação e informação na ambiência da brinquedoteca. Nota-se um promissor e afluente território da representação do conhecimento e desencadeiam-se ações culturais, tecnopedagógicas e linguísticas. O amplo estoque informacional da brinquedoteca é area de atuação do bibliotecário. O profissional deve se apropriar da brinquedoteca e estabelecer formas de conhecimento, projetando expressões e práticas leitoras, infomemoriais, artísticas e lúdicas.
Ensino regular e ensino técnico, tudo junto e misturado?
O estado de guerra que algumas comunidades do Rio de Janeiro vivem parece não causar mais perplexidade nas pessoas. As pessoas se acostumam a tais “transtornos” e dão seu jeito na hora que “o bicho pega”. Saem mais tarde para trabalhar, chegam mais cedo, não mandam as crianças para escola. Foi assim que as aulas de segundo semestre da minha escola começaram: sem começar. Um traficante morreu, a bala comeu solta, mais alguém foi baleado, depois um policial, outro traficante. No fim de dez dias já eram nove mortos. A chapa estava quente no morro.