Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Oficinas de redação para estudantes do Ensino Médio (EJA) numa escola pública de Vilhena/RO
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

O presente artigo é fruto de um projeto de redação desenvolvido com alunos da Educação Básica, na modalidade EJA, no segundo semestre de 2021 no Instituto Estadual de Educação Wilson Camargo, no município de Vilhena/RO. Nosso objetivo era dar condições discursivas aos estudantes, matriculados nessa modalidade de ensino, para participarem da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O projeto foi desenvolvido com os terceiros anos, no componente curricular de Língua Portuguesa, em colaboração com o professor desses discentes, durante duas semanas, no horário normal noturno de aula.

Pavio aceso: Oi Kabum! seleciona alunos para nova escola de arte e tecnologia

Neste exato momento, 15 educadores se dedicam a construir um quebra-cabeça. Daqui a menos de um mês, eles inauguram no Rio de Janeiro uma escola que se pretende bem diferente das tradicionais.

Recursos didáticos manipulativos e tecnológicos para o ensino de Matemática com vistas à inclusão
Matemática

O Laboratório de Ensino de Geometria, da UFF, desenvolveu recursos didáticos manipulativos e virtuais para alunos do Ensino Fundamental e Médio com e sem deficiência, visando à melhoria do ensino da Matemática.

A escola no combate ao Aedes aegypti: uma ação ecopedagógica e interdisciplinar
Formação de Professores e Política Educacional

Uma experiência transdisciplinar voltada para o combate ao vetor transmissor da dengue e do zika vírus tem sua culminância numa importante apresentação de trabalhos e jogos que motivaram e envolveram a comunidade escolar.

A importância da elaboração de feiras de ciências como reflexo do trabalho realizado em sala de aula
Vivências de Sala de Aula

As feiras de ciências são um excelente espaço para os alunos desenvolverem sua capacidade de exposição oral e de realizar experimentos que de algum modo diminuem as dificuldades da falta de professores de Física.

Educação na Atmosfera Eletrônica

Tradução e adaptação: Janete Bolite Frant

Práticas de ensino na formação do futuro professor de Matemática
Matemática, Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Neste trabalho, apresentamos o relato de uma experiência que utiliza materiais concretos como estratégia desencadeadora do processo de ensino-aprendizagem realizada em um minicurso com estudantes do curso de licenciatura em Matemática da UFJF na Semana da Matemática e com estudantes da UFRRJ – Unidade Nova Iguaçu na Semana Acadêmica de Matemática. A experiência mostrou que todas as atividades desenvolvidas possibilitam o alcance de alto grau de articulação entre a teoria e a prática, levando o estudante, futuro professor de Matemática, a aprender, refletir e vivenciar práticas de ensino de Matemática; assim, contribuem para a sua melhor formação acadêmica.

Nota sobre Afinação da arte de chutar tampinhas

O conto Afinação da arte de chutar tampinhas foi publicado pela primeira vez em 1963, junto com sete contos e uma novela com os quais João Antônio estreou na literatura, naquela que talvez seja hoje sua obra mais conhecida: Malagueta, Perus e Bacanaço.

O caminho das pedras

Qual é a cara do Brasil? Futebol, mulatas, samba, carnaval? Segundo pesquisa de José Murilo de Carvalho com cariocas, em 1990, essas imagens da nação não constituem o que temos de mais brasileiro, de mais importante. O Brasil se distingue do mundo, em primeiríssimo lugar, pela exuberância e força de sua natureza.

Mudar para ficar igual

Alguém me disse uma vez que a pior coisa que pode ocorrer com um sonho é virar realidade. Isso é claro, porque a realidade, na maioria absoluta das vezes, é bem pior do que o sonho.