Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Olhar das Marcas

Lembro-me de uma atividade que vez ou outra era proposta na minha época de escola: consistia em criar uma máquina de fotografia com a embalagem de algum produto – que então chamávamos de sucata. Hoje provavelmente utiliza-se o termo “material reciclável”. Apesar da mudança dos termos, a ideia continua atual, mesmo com a profusão de câmeras digitais destes tempos. Minha frustração é nunca ter conseguido fazer minha máquina de sucata (não lembro se por falta de tempo ou de habilidade). Mas nem por isso deixa de ser uma divertida e interessante atividade para propor às crianças. E por que não aos adultos também?

O uso do jogo do varal dos números racionais como metodologia de ensino de Matemática em sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Numa experiência realizada em turma do 7º ano do Ensino Fundamental, o ensino de números racionais foi mais atraente para os alunos ao utilizar o jogo do varal. Os gráficos com os resultados da pesquisa com os alunos comprovam que uma atividade lúdica de baixo custo pode trazer maior interesse, atenção e participação dos alunos e torna as aulas mais divertidas e dinâmicas.

A modelagem matemática como recurso de ensino e aprendizagem de expressões algébricas equivalentes em uma turma de 8º ano
Matemática e Vivências de Sala de Aula

A escola e a Matemática devem trabalhar juntas para preparar seus discentes para a sociedade, formando cidadãos com responsabilidade, capazes de exercer crítica e ativamente qualquer função neste mundo permeado pela ciência e tecnologia. Uma experiência com balança pode contribuir para melhorar as atividades em sala de aula e garantir melhor aprendizagem.

A disciplina Projeto de Vida na EJA: o desafio da adequação de conteúdos na produção de atividades
Formação de Professores

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) houve a inserção da disciplina Projeto de Vida na matriz curricular do Novo Ensino Médio. Com o intuito de contemplar os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a Rede CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos) oferece a modalidade semipresencial, lançou o desafio aos professores de cada unidade para produzir o material. Este artigo visa apresentar os três módulos desenvolvidos para a disciplina ofertada no CEJA-Niterói (cidade da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro); aqui descreveremos os desafios encontrados na construção/adequação desse material para o público da EJA.

Bertrand d'Astorg, a mulher e a literatura

O poeta e escritor francês Jean-Luc Pouliquen, autor de As crianças e as imagens poéticas: um método de escritura de inspiração bachelardiana, costuma apresentar palestras nas universidades brasileiras. Estudioso da obra de Gaston Bachelard, dessa vez ele foi à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fazer uma pequena homenagem ao também escritor francês Bertrand d'Astorg, pelos vinte anos de sua morte. O evento, realizado no Instituto de Letras e organizado pelas professoras Ana Lúcia Oliveira e Marly Bulcão, terminou com a exibição do vídeo Passo a passo, de André Meyer, com poemas de Jean-Luc Pouliquen. Filmado no Rio de Janeiro, nas águas e vegetações da Serra da Mantiqueira, o vídeo é resultado da pesquisa que o professor André Meyer realiza com seus alunos do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os poemas e as imagens constituem uma experiência audiovisual de forte apelo sensório e evidenciam o diálogo entre as obras de Pouliquen, Bertrand d’Astorg e Gaston Bachelard.

Todo o ordenado dos pais para a caixa dos colégios

Desde o curso primário, os uniformes custam uma fortuna — A escola marca a diferença de classes sociais — Exigências supérfluas que arrasam o orçamento dos pais e afastam da escola milhares de crianças.

Caminhos do Saber: uma experiência didático-pedagógica
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia, História, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política Educacional

Um grupo de professores da Paraíba, membros de uma ONG, vem fazendo passeios voltados para desenvolver suas culturas de modo que estejam sempre atentos para compreender mais e melhor a sua região, a sua história; com isso, esses professores poderão ensinar mais e melhor.

Processo avaliativo: reflexões sobre as novas tendências na educação e a necessidade de repensar a avaliação nas escolas

A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) já completou seu decênio; muitos de seus artigos durante esse período foram reestruturados e consolidaram diversas melhorias e adaptações na educação; já se passaram também mais de três decênios desde a promulgação da lei anterior (5692/71).

O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação Física

Foram muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.