Biblioteca
Filtrar os artigos
Olhar das Marcas
Lembro-me de uma atividade que vez ou outra era proposta na minha época de escola: consistia em criar uma máquina de fotografia com a embalagem de algum produto – que então chamávamos de sucata. Hoje provavelmente utiliza-se o termo “material reciclável”. Apesar da mudança dos termos, a ideia continua atual, mesmo com a profusão de câmeras digitais destes tempos. Minha frustração é nunca ter conseguido fazer minha máquina de sucata (não lembro se por falta de tempo ou de habilidade). Mas nem por isso deixa de ser uma divertida e interessante atividade para propor às crianças. E por que não aos adultos também?
O uso do jogo do varal dos números racionais como metodologia de ensino de Matemática em sala de aula
Matemática e Vivências de Sala de AulaNuma experiência realizada em turma do 7º ano do Ensino Fundamental, o ensino de números racionais foi mais atraente para os alunos ao utilizar o jogo do varal. Os gráficos com os resultados da pesquisa com os alunos comprovam que uma atividade lúdica de baixo custo pode trazer maior interesse, atenção e participação dos alunos e torna as aulas mais divertidas e dinâmicas.
A modelagem matemática como recurso de ensino e aprendizagem de expressões algébricas equivalentes em uma turma de 8º ano
Matemática e Vivências de Sala de AulaA escola e a Matemática devem trabalhar juntas para preparar seus discentes para a sociedade, formando cidadãos com responsabilidade, capazes de exercer crítica e ativamente qualquer função neste mundo permeado pela ciência e tecnologia. Uma experiência com balança pode contribuir para melhorar as atividades em sala de aula e garantir melhor aprendizagem.
A disciplina Projeto de Vida na EJA: o desafio da adequação de conteúdos na produção de atividades
Formação de ProfessoresCom a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) houve a inserção da disciplina Projeto de Vida na matriz curricular do Novo Ensino Médio. Com o intuito de contemplar os alunos da Educação de Jovens e Adultos, a Rede CEJA (Centros de Educação de Jovens e Adultos) oferece a modalidade semipresencial, lançou o desafio aos professores de cada unidade para produzir o material. Este artigo visa apresentar os três módulos desenvolvidos para a disciplina ofertada no CEJA-Niterói (cidade da Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro); aqui descreveremos os desafios encontrados na construção/adequação desse material para o público da EJA.
Bertrand d'Astorg, a mulher e a literatura
O poeta e escritor francês Jean-Luc Pouliquen, autor de As crianças e as imagens poéticas: um método de escritura de inspiração bachelardiana, costuma apresentar palestras nas universidades brasileiras. Estudioso da obra de Gaston Bachelard, dessa vez ele foi à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) fazer uma pequena homenagem ao também escritor francês Bertrand d'Astorg, pelos vinte anos de sua morte. O evento, realizado no Instituto de Letras e organizado pelas professoras Ana Lúcia Oliveira e Marly Bulcão, terminou com a exibição do vídeo Passo a passo, de André Meyer, com poemas de Jean-Luc Pouliquen. Filmado no Rio de Janeiro, nas águas e vegetações da Serra da Mantiqueira, o vídeo é resultado da pesquisa que o professor André Meyer realiza com seus alunos do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os poemas e as imagens constituem uma experiência audiovisual de forte apelo sensório e evidenciam o diálogo entre as obras de Pouliquen, Bertrand d’Astorg e Gaston Bachelard.
Todo o ordenado dos pais para a caixa dos colégios
Desde o curso primário, os uniformes custam uma fortuna — A escola marca a diferença de classes sociais — Exigências supérfluas que arrasam o orçamento dos pais e afastam da escola milhares de crianças.
Caminhos do Saber: uma experiência didático-pedagógica
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia, História, Formação de Professores, Instituição Escola, Vivências de Sala de Aula, Cidadania e Comportamento, Educação Artística, Fotografia, Língua Portuguesa e Literatura, Espaços Urbanos, Política Cultural e Política EducacionalUm grupo de professores da Paraíba, membros de uma ONG, vem fazendo passeios voltados para desenvolver suas culturas de modo que estejam sempre atentos para compreender mais e melhor a sua região, a sua história; com isso, esses professores poderão ensinar mais e melhor.
Processo avaliativo: reflexões sobre as novas tendências na educação e a necessidade de repensar a avaliação nas escolas
A promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) já completou seu decênio; muitos de seus artigos durante esse período foram reestruturados e consolidaram diversas melhorias e adaptações na educação; já se passaram também mais de três decênios desde a promulgação da lei anterior (5692/71).
Poluição causada pelo lixo e a morte das tartarugas marinhas
Raquel Angelica Andrade de Albuquerque
O ensino do parkour na Educação Física escolar em tempos de pandemia da covid-19
Educação FísicaForam muitas mudanças e dificuldades que docentes e discentes enfrentaram em 2020. No ensino da Educação Física escolar não foi diferente; o objetivo geral deste estudo foi apresentar uma proposta de ensino da Educação Física que pudesse demonstrar que aprender é possível, mesmo no ensino remoto e dentro de contextos sociais que não favorecem esse tipo de prática. Como objetivos específicos, pretendeu-se verificar a possibilidade de inserção do tema “aventura” na Educação Física escolar e os aprendizados que esse tema pode suscitar.