Biblioteca
Filtrar os artigos
Baixada Fluminense!
No dia 31 de março de 2006 a chacina da Baixada Fluminense completou um ano. Não é uma data de comemoração e, sim, de memória de atos que gostaríamos de não ter na lembrança, mas que é necessário marcar a passagem para que a reflexão se faça presente. Na data foi realizada uma missa na igreja da Sagrada Família da Posse, seguida de caminhada até uma escola municipal que passará a se chamar Douglas Brasil de Paula. Douglas estudava nessa escola e foi uma das pessoas assassinadas.
Crítica, razão e liberdade
Outro dia eu me peguei pensando: "por que danado eu trabalho como professor?". Essa é uma pergunta recorrente para quem leciona. Mas eu evito fazê-la porque existem alguns argumentos muito comprometedores para se deixar a sala de aula e ir ganhar a vida de outro modo nesse Brasil de miséria moral. O salário, a falta de prestígio social da classe, as condições de trabalho, tudo acabam empurrando você para um estado de apatia e descrença. Por isso eu evito pensar muito nisso, para não comprometer a qualidade do meu trabalho e tornar a minha vida de professor um calvário torturante e melancólico.
Cinema Brasileiro
Em um dia de 1898, o italiano Afonso Segreto filmou fortalezas e navios de guerra na Baía de Guanabara de dentro do navio Brésil. Foi o primeiro registro de imagens em movimento no nosso país. Assim como nossa literatura, que tem como marco inicial a carta de Pero Vaz de Caminha, nosso cinema também começou com a visão de um estrangeiro sobre o Brasil. Se as influências de fora são inevitáveis em uma ex-colônia, o site de Osires Fortunato mostra que o cinema nacional conseguiu construir uma identidade – ou várias identidades. Sua pesquisa constante desde 1997 mantém um site com uma variedade de ricas informações.
Como os vampiros aparecem na literatura e nas artes
Segundo Charles Lalo, há nove categorias estéticas, baseadas em três estados de harmonia e três partes da mente humana. Os três estados são: a posse, a procura e a perda. As três partes são a inteligência, a vontade e a sensibilidade.
Bliss
Assim como saudade, para a qual não há tradução exata em outro idioma, bliss é uma palavra da língua inglesa cujas traduções mais próximas para o português seriam: êxtase, felicidade absoluta, euforia. Mas nenhuma delas expressa a profusão de nuances da palavra original. Uma das possibilidades de conhecer as múltiplas tonalidades de bliss é ler Felicidade e outros contos, de Katherine Mansfield. Os oito contos magistrais que compõem o livro apresentam um sentimento distante do happy end em que todos são felizes para sempre; a felicidade aqui acontece em lampejos e carregada de uma densidade estranhamente familiar que a torna “quase insuportável”.
Sites úteis e fúteis
Não que aquele papelzinho de “telefones úteis” tenha ficado obsoleto, há certas situações em que ele é a única solução. Mas é inegável que seus irmãos virtuais, os “sites úteis”, vêm ganhando cada vez mais espaço. Para saber o número de algum estabelecimento, por exemplo, o oneroso 102 ou, para os mais econômicos, as pesadas páginas amarelas (ultimamente amplamente utilizadas como base de monitores) perdem para os sites de busca, na medida em que estes fornecem rapidamente as informações que gastaríamos um tempão no telefone para obter.
Euler e a natureza dos corpos
Leonhard Euler (1707–1783) é considerado um dos maiores matemáticos do século XVIII, tendo trazido valiosas contribuições à Mecânica, à Óptica e à Astronomia. Após trabalhar na Academia de São Petersburgo, na Rússia, e na Academia de Ciências da Prússia, sediada em Berlim, foi convidado para ser tutor da princesa Anhalt-Dessau, sobrinha de Frederico II, o Grande. Nessa tutoria escreveu mais de 200 cartas à princesa, que mais tarde foram compiladas em um volume intitulado Cartas de Euler sobre diferentes assuntos da Filosofia natural para uma princesa alemã.
Letra cursiva ou letra bastão?
As primeiras séries do Ensino Fundamental representam um mundo novo para as crianças, sobretudo quando vêm junto com a mudança de escola. Um dos problemas que parecem irrelevantes, mas que vira e mexe aparecem é aquela história acerca do tipo de letra com que a criança será alfabetizada.
Direito aos bens comuns
Na Rio+20, o (re)conhecimento dos bens comuns não será suficiente. É preciso que a Rio+20 seja um espaço de reivindicação do Direito aos (bens) comuns e da procura de formas e espaço para sua institucionalização.
Museu do Índio
Basta digitar a palavra índio, no site de busca Google, para ver surgir um sem-número de ocorrências e destinos. Mas como um leigo pode saber onde encontrar conteúdo confiável sobre os índios brasileiros num mar de opções? A dica é acessar o primeiro destino da lista. Nesse caso, não é pura falta de conhecimento. Ao contrário, é a opção mais indicada, pois se trata do site do Museu do Índio, que, além de trazer informação de qualidade, já que o museu é uma instituição de referência nacional no tema, tem uma programação visual que cativa os olhos e desperta interesse para explorar seus domínios.