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Formação do docente: caminhos, perspectivas e a necessidade de formação continuada
Formação de Professores

É cada vez mais relevante que a formação de professores envolva os processos de transformação dos dias de hoje; sendo assim, os docentes devem estar em constante aperfeiçoamento a fim de contribuir para a aprendizagem de estudantes, de modo que estes se tornem críticos.

A importância do capital cultural de Bourdieu

Emprestado da economia, o termo capital cultural tem um papel nodal para o pensamento sociológico de Pierre Bourdieu, cujos estudos acentuaram a dimensão de que a origem social dos alunos se constitui em desigualdades escolares. Em outras palavras, o capital cultural é o que pode designar o sucesso ou o fracasso de cada aluno. Afinal, algumas evidências apontam que as limitações do conceito de capital econômico explicam a ligação entre o nível socioeconômico e os bons resultados educacionais. Isso nos faz considerar que outras formas de capital, como o social e o cultural, contribuem diretamente e interagem com o capital econômico para fortalecer as relações sociais.

Desigualdade ou emancipação?

Partindo de uma experiência insólita em sua longa carreira de pedagogo, Joseph Jacotot, professor francês do início do século XIX, apercebeu-se de que o processo de aprendizagem pode não consistir naquilo em que o senso comum e a teoria então vigente (e vigente até hoje, temos que reconhecer) haviam consagrado. O que Rancière denomina “aventura intelectual” aconteceu-lhe quando, exilado por motivos políticos nos Países-Baixos, Jacotot ocupava o posto de leitor de literatura francesa em meio período. Ignorando o holandês, o mestre não teria como responder às dúvidas de seus alunos sem que alguma coisa em comum o ligasse a eles como canal de comunicação eficiente o bastante. Esse canal se apresentou sob a forma de um livro – o Telêmaco, em edição bilíngue publicada em Bruxelas. Por meio de um intérprete, ele indicou o livro aos estudantes, recomendando que aprendessem, com o auxílio da tradução, o texto francês.

Hábitos alimentares de alunos de uma escola pública no Município de Volta Redonda
Formação de Professores

Os adolescentes, por estarem em fase de mudanças, na alimentação, no crescimento e nos comportamentos, estão mais sujeitos a adquirir e perpetuar hábitos alimentares incorretos; ficam mais suscetíveis e vulneráveis ao desenvolvimento de doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial e aterosclerose.

A importância do ensino de Língua Inglesa nas escolas brasileiras: uma proposta de reformulação das diretrizes institucionais e dos conteúdos
Formação de Professores e Língua Estrangeira

Este artigo visa refletir sobre a importância da prática de ensino de Língua e Literatura Inglesa tal qual é dada ao ensino de Literatura Brasileira no ensino básico nas escolas públicas. A bibliografia foca nas dificuldades que o ensino de línguas estrangeiras enfrenta no sistema público de ensino devido a uma regulamentação descentralizada e à pouca importância dada à disciplina por ser considerada instrumental e secundária. Procurou-se verificar a aderência aos documentos legais que regem o ensino nacional, como a LDBEN e os PCN, além da importância dos aspectos culturais, com intuito de fornecer material para um aprofundamento no tema.

Andi

Comecei a semana chegando quinze minutos antes de os portões do colégio João Antônio abrirem. A rua estava deserta, com uma leve neblina que, se não fosse pela temperatura um tanto fria, passaria por fumaça saída das torres da refinaria. Das chaminés de aço emanava uma luz mortiça cuja tonalidade avermelhada banhava tudo em volta. Fiquei ali, sentado no meio-fio, esperando, até que uma van veio diminuindo a velocidade e estacionou no acostamento da Rodovia Rodrigues Alves.

Caraça, sinônimo de preservação

Se a gente for seguindo a Estrada Real, caminho que bandeirantes, sertanistas, escravos e índios abriram para povoar e extrair riquezas do solo do Brasil, chegamos a Minas Gerais. As duas estradas que saem do Rio de Janeiro levam até Ouro Preto. Mas, se o viajante não se satisfaz com a cidade histórica, pode seguir adiante, pegar o caminho dos diamantes. E aí vai chegar ao Caraça.

Depois da Filosofia

Há muito tempo, eu não tinha ideia do que fazer com a minha própria vida. Não sei se você já sentiu isso. Mas, aos 20 anos, eu não tinha ideia de que caminho seguir. Isso era grave, porque eu já havia cursado dois semestres de Psicologia na UFRN e estava perguntando a mim mesmo o tempo todo: “o que eu estou fazendo aqui?”. Quando você começa insistentemente a se fazer essa pergunta é porque alguma coisa está errada; ou com você, ou com o lugar onde você está. O fato é que eu assisti a uma palestra sobre o filósofo alemão Martin Heidegger e decidi mudar de curso. Fiz reopção (Uma espécie de vestibular interno) em 1996. Lembro de, no dia da prova, ter visto as listas com os alunos que estavam pleiteando mudança de curso e as respectivas vagas. As maiores concorrências estavam nas engenharias, na Saúde e no Direito. Procurei a lista da reopção para filosofia. Uma vaga. Um único concorrente.

O primeiro disco

Reza a lenda que o primeiro sujeito a tocar jazz morreu isolado, internado em um hospício, com um sombrio diagnóstico de demência precoce. Buddy Bolden bebia muito. Em 1907, enquanto animava as noites de Storyville, bairro boêmio de Nova Orleans, teve um surto de psicose alcoólica que parece ter de algum modo lançado sua carreira ladeira abaixo na escalada rumo à demência e ao ostracismo.