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Análise do primeiro ano da especialização em tecnologias digitais aplicadas ao ensino - IFRJ, câmpus Arraial do Cabo/RJ
Computação e Tecnologias e Vivências de Sala de Aula

O curso de especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino (TDAE) tem aulas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) - câmpus Arraial do Cabo; seus alunos são professores, pedagogos e analistas de sistema. O curso visa promover a capacitação continuada, a inserção e utilização das tecnologias no contexto escolar, reflexões e desenvolvimento de novas formas de ensino-aprendizagem por meio das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC)

Uma proposta para o ensino de frações equivalentes com adaptação do jogo Uno
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Pesquisas revelam que os alunos da Educação Básica costumam apresentar limitações na aprendizagem do conteúdo de frações. Em vista de auxiliá-los a superar suas dificuldades, o uso de jogos em sala de aula pode possibilitar uma aprendizagem mais satisfatória desse conteúdo. Nesse sentido, uma pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de investigar as contribuições que um jogo (produzido a partir de uma adaptação do Uno) pode proporcionar aos processos de aprendizagem de frações equivalentes à luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. O presente artigo descreve as etapas percorridas na referida pesquisa.

Problematização e movimentos da competência: protagonismo da aprendizagem
Formação de Professores

O objetivo deste artigo é descrever uma vivência desenvolvida com professores do Ensino Fundamental II da rede municipal de São Cristóvão do Sul/SC sobre o uso do método Arco de Maguerez, também conhecido como método da problematização. É um relato de experiência abordado por meio de oficinas de formação docente realizadas em 2020 de forma remota, em razão da pandemia de covid-19. Os resultados evidenciam que os participantes viram possibilidade de aplicação e uso dessa metodologia. A experiência de vivenciar o método Arco de Maguerez mobilizou os envolvidos para uma visão de aprendizagem mais dinâmica e desafiadora.

O autor na fotografia contemporânea: entre a subjetividade e o referente

A interseção entre a fotografia e a arte, a partir dos anos 1950, coincide com uma revisão da condição do artista como autor e dos limites da obra como resultado de uma criação subjetiva. A possibilidade de desenvolver essa questão levou-nos a um desvio em direção aos modos de circulação e fruição das obras. O desvio ocorre pela própria dificuldade em se definir o "fotográfico", seja em relação à sua pureza ou ao alargamento de seu campo, através das diversas contaminações com outras técnicas de produção e de apresentação dos discursos. Nesse caso, podemos questionar se o encontro mais explícito da fotografia com a arte, a partir da segunda metade do século XX, seria o prenúncio de uma "fotografia expandida", que passa a se configurar mais nitidamente na atualidade, quando se difundem diversas tecnologias e modos de manipulação e de circulação das imagens. Ou, talvez, o próprio termo "expandido" já pressuporia um limite que obstrui a potência da obra, erigindo uma oposição que já não tem mais relevância na medida em que a própria materialidade do objeto artístico é questionada. Preferimos nos desviar dessas considerações a fim de pensar a obra como um acontecimento, um composto de forças que cada um irá construir com as ferramentas que mais lhe convier. Assim, voltamos nossa observação para o modo como essas imagens circulam e o uso que se faz delas. Afastamo-nos do ato fotográfico como momento enfático da criação e nos encontramos com o modo como a função autor irá incidir na experiência da obra.

O ensino de Matemática durante a pandemia: proposta de atividade sobre semelhança de triângulos com uso do software GeoGebra Geometria
Matemática e Vivências de Sala de Aula

Este relato descreve uma atividade aplicada com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de Japaraíba/MG. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de atividade sobre semelhança de triângulos com a utilização do GeoGebra Geometria, possibilitando que os alunos criassem conjecturas sobre o tema e fossem sujeitos ativos na construção do próprio conhecimento. A pesquisa teve caráter qualitativo; a atividade se deu por uma construção no aplicativo e por um questionário investigativo.

Cosméticos e alimentos “sem química” são feitos de antimatéria?
Química e Vivências de Sala de Aula

As 14 perguntas e respostas que compõem esse artigo são uma tentativa bem-humorada de relacionar alguns dos encontros e desencontros da Química com o nosso dia a dia. Sua inspiração começou como gracejos com os alunos e entre colegas professores, que por sua vez acabaram também por contribuir com novas e divertidas indagações. Com o tempo, percebemos que, além de cativar o interesse, elas possuem grande potencial educativo, que pode ser facilmente explorado em sala de aula.

A curiosidade como motor do aprendizado: reflexões a partir da elaboração de uma maquete honesta
Física e Matemática

Este artigo apresenta a vivência de um experimento envolvendo razão, proporção e Astronomia e a sua remodelagem a partir da experiência. Como objetivo geral para o presente trabalho intentamos apresentar, de forma assertiva, os dados gerados a partir da vivência e como eles a modificaram, por meio das inferências que eles ensejaram, para próximas oportunidades. Como objetivos específicos buscamos apresentar à comunidade acadêmica uma proposta curiosa envolvendo Matemática e Educação Científica, dados coletados durante a vivência da proposta e sua remodelagem, a partir da análise dos dados citados. As inferências citadas nos objetivos foram fundamentais para a reelaboração almejada.

Considerações sobre metodologias ativas na Educação Infantil
Educação Infantil e Vivências de Sala de Aula

Este estudo relata a experiência de um grupo de crianças de três anos de uma escola em São Paulo que desenvolveu um projeto pedagógico com o auxílio da metodologia Problem Based Learning (PBL). Essa abordagem permitiu criar um contexto significativo abrangendo os campos de experiência da BNCC, promovendo o protagonismo dos alunos e utilizando as ferramentas da metodologia escolhida. Os resultados demonstram como o planejamento baseado na escuta das crianças, na documentação de suas atividades e na adoção de metodologias inovadoras pode impactar positivamente um projeto pedagógico na Educação Infantil.

Poluição atmosférica: Refletindo sobre a qualidade ambiental em áreas urbanas

No início do século XX, eram conhecidas as agruras da falta de água potável e de alimentos, mas julgava-se que o ar, necessário para a respiração dos seres humanos e de outros seres vivos, nunca deixaria de estar disponível de forma adequada à manutenção da vida. Contudo, a qualidade do ar tornou-se uma das maiores preocupações nesta virada de século.

Wordwall: ferramenta digital auxiliando pedagogicamente a disciplina de Ciências
Educação a Distância

As frequentes mudanças que ocorrem no campo educacional exigem que o docente busque apoio nas ferramentas digitais que melhor se encaixem no processo de ensino-aprendizagem. Este estudo tem como objetivo geral fazer uso da plataforma Wordwall como ferramenta pedagógica para auxiliar o professor de Ciências em sua metodologia, para dinamizar as aulas como forma de despertar a atenção dos alunos e inovar as práticas didáticas, tornando as aulas mais atrativas e a aprendizagem, significativa. O uso das atividades interativas do Wordwall se deu por meio de uma sequência didática a ser realizada nos momentos assíncronos por meio do Google Classroom.