Biblioteca
Filtrar os artigos
A importância da ação dialógica na construção da identidade
Para explicitar esta narrativa, a reflexão foi organizada sobre dois eixos norteadores; a ação dialógica do docente e a construção de identidade do aluno.
O que vou ser quando crescer?
Um pouco como a universitária da música da Blitz, alguns adolescentes se veem perdidos quando chega o terceiro ano do ensino médio. As influências da família, da mídia e dos amigos somam-se às mudanças e incertezas no mercado de trabalho. A pouca maturidade, a falta de informação e a ausência de planejamento de longo prazo fazem que a busca da resposta para a pergunta presente no título seja fonte de grande ansiedade para alguns adolescentes e suas famílias.
Atividades culturais e artísticas para os nossos estudantes!
Há algumas semanas, vi num noticiário na televisão, o projeto do Governo do Estado do Rio de Janeiro que levava uma sala de cinema itinerante para estudantes da rede pública moradores da comunidade do Dona Marta. Fiquei bastante surpresa quando a repórter revelou que aquelas crianças e adolescentes, 30 no total, nunca tinham ido ao cinema. Os depoimentos mostravam alegria e admiração pela tela grande, na qual assistiam a um filme nacional.
CONVERSA COM PROFESSORES
Ensinar e aprender, como sabemos, são ações políticas. Ensinar e aprender literatura na escola secundária brasileira é atuar dentro de um panorama pedagógico marcado por limites difusos e por uma interação interdisciplinar de caráter muitas vezes confuso e amorfo. Enquanto alunas e alunos se ressentem da ‘gratuidade’ de uma disciplina que, em sua visão, apenas repete dados históricos e reforça conhecimentos linguísticos de forma acrítica, suas professoras se veem cerceadas por estreitos limites de tempo, pelo perfil pedagógico da matéria, pelas imposições sociais, culturais e econômicas dos exames vestibulares; a tal ponto que chegam a confundir dados históricos sobre literatura com teoria literária . O que será, então, a educação literária? Qual o seu papel no currículo da escola de ensino médio? Como repensar a disciplina? Valerá a pena mantê-la na escola do século XXI?
"Esclevendo" números espelhados
Lembro-me de quando minha filha tinha dois anos e estávamos com uma amiga que tem dois filhos. Ela é uma dessas supermães que sabem tudo sobre crianças, conhecem cada etapa do crescimento melhor do que qualquer pediatra, os nomes das vacinas, as fases cognitivas etc. Eis que ela escutou minha filha falar "Cinderela" e achou inusitado o fato dela não trocar o "r" pelo "l", uma vez que é comum nessa fase às crianças se referirem à princesinha do sapato de cristal como "Cindelela". Fui pesquisar e vi que, de fato, diversos fonoaudiólogos dizem ser normal a troca desses fonemas – conhecida como transtorno fonológico – até quatro anos, pois o fonema "r" é normalmente um dos últimos a ser adquirido pelos pequenos.
Febre terçã
Saúde, Antropologia, Psicologia, Cidadania e Comportamento, Língua Portuguesa e Literatura e Espaços UrbanosDentro de um ônibus velho, lotado e tórrido, num dia de muito calor e numa viagem longa atravessando várias ruas da Zona Sul do Rio de Janeiro, várias coisas podem acontecer, além da conversa das amigas. E muitas vezes essas coisas acontecem mesmo.
"Literatura ontem, hoje e amanhã" e suas múltiplas facetas
Instituição EscolaO livro Literatura ontem, hoje e amanhã, de Marisa Lajolo, foi publicado pela Editora Unesp em 2018. A obra nasceu há quarenta anos, em uma edição publicada em 1982, pela Editora Brasiliense, intitulada O que é Literatura? e incluída na Coleção Primeiros Passos. A versão atual baseia-se na original; foi reescrita para atender às novas demandas de uma sociedade mutável e tecnológica e entrelaça as postulações sobre Literatura com as transformações ocorridas no mundo literário; assim, a versão original ganha reescrita, análise e acompanha as diversas mudanças e facetas da Literatura com o passar do tempo.
Relato de experiência em projeto social desenvolvido no estágio supervisionado de uma escola profissionalizante
Cidadania e ComportamentoEste artigo relata uma experiência no projeto social Semear, desenvolvido por alunos do 3° ano do Ensino Médio na disciplina de Estágio Supervisionado de uma escola profissionalizante de Guaraciaba do Norte/CE. A relevância deste estudo reside em evidenciar as estratégias utilizadas pelos alunos no que diz respeito à arrecadação de alimentos, com a sensibilização da comunidade escolar, e no desenvolvimento de ações como um concurso de talentos aberto ao público, o Noite Estrelada, em que a entrada foi um quilo de alimento não perecível. O projeto mostrou-se eficiente na mobilização da comunidade e na promoção de ações solidárias.
Alucinação dourada
Filosofia, Sociologia, Cidadania e Comportamento e Língua Portuguesa e LiteraturaUm trabalho repetitivo, de madrugada, leva o atendente de lanchonete e aprendiz de humorista a contar histórias e se divertir com o que provoca nas pessoas à sua volta. Um susto o leva a pensar na vida e tentar mudar essa situação.
Projeto transdisciplinar reúne geometria e arte
Preocupada em oferecer uma alternativa de ensino mais contextualizada da geometria para seus alunos do Ensino Médio, a professora Fátima Cristina Ayrola de Carvalho, do Colégio Estadual Profa Zélia dos Santos Côrtes, de Nova Friburgo, criou o Projeto Geomarte - Geometria e Arte -, realizado em 2005.