Biblioteca
Filtrar os artigos
Microscopia: um estudo sobre transposição didática
Biologia e Biociências e Formação de ProfessoresA transposição didática, conforme proposta por Chevallard, refere-se às transformações que um conteúdo científico sofre ao ser adaptado do saber acadêmico (saber sábio) para o saber ensinado. A microscopia desempenhou papel fundamental no desenvolvimento da Biologia moderna, permitindo a observação de estruturas além das capacidades da visão humana. O presente estudo visou analisar a transposição didática sobre microscopia em quatro livros do Ensino Básico. Foram notadas divergências entre os autores quanto à forma de apresentar o conteúdo nos diferentes níveis de ensino.
Relembrando Beijing
Nunca é demais voltar a discussão para a questão da igualdade de direitos entre homens e mulheres. A IV Conferência Mundial sobre a Mulher, aconteceu em Beijing, na China, em 1995 e trouxe como pauta principal a necessidade de se debater a discriminação de gênero, discutindo a posição que as mulheres têm ocupado no cenário internacional.
Na sociedade do cansaço a literatura se faz respiro
Filosofia, Sociologia e Cidadania e ComportamentoNesta resenha, debruçamo-nos sobre a obra Sociedade do Cansaço, de Byung-Chul Han. O filósofo sul-coreano é um crítico da sociedade do desempenho, em que o indivíduo é explorado e acredita que é realização. Alienação de si mesmo. Imersos nessa lógica do neoliberalismo adoecemos. A máquina-corpo perde sua potência vital e os sinais de esgotamento logo aparecem; secos no deserto dos dias ficamos à espera de resgaste, que vem em forma de medicamentos e/ou suplementos. Vivemos em tempos de produção e sucumbiremos pela autoexploração.
Políticas públicas de combate ao racismo e as estratégias militares: o aproveitamento do êxito
Formação de Professores e Política EducacionalAs políticas públicas de combate ao racismo colocadas em vigor nos governos Fernando Henrique Cardoso e Lula utilizaram o processo de “cooptação voluntária” para alcançar seus objetivos, privilegiando o multiculturalismo, mas não foram objeto de avaliação por quaisquer critérios.
Poesia: desaprendizagem da entrega
Formação de ProfessoresAo analisar poesias de Manoel de Barros e Alberto Caeiro (heterônimo de Fernando Pessoa), é possível descobrir relações inusuais da poesia: com os jardineiros, com os agricultores, com o corpo, com o real, com a vida.
A importância do curso de aperfeiçoamento em atividade física inclusiva na prática pedagógica
Educação a Distância e Formação de ProfessoresAs pessoas com deficiência, ao participar de atividades físicas, desafiam seus próprios limites, porém precisam ser estimuladas e encaminhadas o quanto antes para uma vida plena em sociedade. Apesar dos avanços que os deficientes conseguiram, percebe-se que ainda existe muito a ser conquistado. O presente artigo aborda a importância da formação profissional e continuada dos professores para atuação frente à inclusão do deficiente nas aulas de Educação Física Escolar e nas atividades do esporte adaptado, em que os deficientes encontram muitas barreiras: no preconceito, na acessibilidade, na falta de apoio familiar e de credibilidade.
Carrinho Sensorial como instrumento de autorregulação para crianças com TEA de gravidade nível 3: relato de experiência
Vivências de Sala de AulaCrianças com TEA, baixo grau de interação e déficits cognitivos e motores frequentemente não conseguem ser incluídas no ambiente escolar regular. Nesse contexto foi criado o projeto Atendimento Educacional Especializado - Transtorno do Espectro Autista, por meio do qual as crianças são estimuladas de acordo com suas necessidades em caráter transitório, visando sua participação em salas de aula regulares. Um dos desafios encontrados foi compreender como amenizar as crises que acometem os alunos. Para isso, criou-se o “Carrinho Sensorial”, eficaz meio de autorregulação desses alunos.
Busca e relato de pesquisas sobre evasão e abandono escolar no Ensino Fundamental presentes em periódicos Qualis A1 e A2 em Educação
Instituição EscolaO presente artigo descreve uma investigação sobre as publicações que abordam evasão e/ou abandono escolar do Ensino Fundamental em revistas brasileiras Qualis A1 e A2 (quadriênio 2013-2016) em Educação nos últimos 15 anos. Valemo-nos do método de Análise de Conteúdo para a apreciação dos artigos. Dentre os sete trabalhos selecionados, podemos destacar que os principais motivos que levam o aluno a evadir e/ou abandonar os estudos são oriundos de problemas extrínsecos – como trabalho precoce e baixa renda – e intrínsecos (repetência e gestão escolar) à escola.
Jornal de Poesia
As férias vão começar e nada mais bacana do que dedicar um tempinho, no meio da diversidade de opções de diversão, para a leitura. Ler é uma aprendizagem: criar o hábito de ler é como não esquecer de escovar os dentes antes de dormir. E é tão bom, dá tanto prazer.
Educação no RJ: as ações por trás do sucesso
Política EducacionalIntercâmbio entre professores e pesquisadores melhora o ensino