Biblioteca
Filtrar os artigos
Onde está a poesia? A experiência literária nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Vivências de Sala de AulaA poesia, segundo Jorge Luis Borges, está na vida. A promoção da literatura no ambiente escolar favorece o contato com as diferentes vozes, tempos e espaços que o texto literário abriga. É no campo artístico que encontramos um não lugar de verdades absolutas, dado que a literatura abre caminho às incertezas e à interrogação constantes, tudo o que muitas vezes não é permitido vivenciar no ambiente escolar. Compreendida como um direito das crianças, um bem sociocultural a ser compartilhado e como arte a ser apreciada, a poesia precisa, portanto, ser assegurada nas práticas escolares.
As perguntas nos museus: um mundo de possibilidades
Educação ArtísticaAlguns guardam objetos que preservam histórias passadas de geração a geração ao longo dos séculos e que são apresentadas como um testemunho dos nossos ancestrais; outros parecem contar uma história mais recente sobre os avanços da Ciência e Tecnologia; por vezes, nem sabemos que podem ser considerados museus, mas eles estão lá, abertos ao público e querendo nos contar algo.
Conhecendo a história da Orientação Educacional
No ano de 1908, na cidade de Boston (EUA), em meio a tantos avanços tecnológicos e à política antitruste, Frank Parsons criou um sistema de orientação para adolescentes que ainda não optaram por uma carreira – foi o início da Orientação Profissional.
Apontamentos sobre um texto clássico da Educação
Formação de ProfessoresUm dos mais importantes educadores brasileiros, José Carlos Libâneo traz reflexões atuais e relevantes em seu livro “Democratização da escola pública”, essenciais para a formação de professores críticos.
Implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Superior: entre impasses e contextos
Formação de Professores, Outras Mais Específicas e Política EducacionalO presente estudo busca discutir as implicações da atual proposta de reorganização da Educação Básica brasileira, constante da Base Nacional Comum Curricular, sobre os pressupostos relativos à formação do Ensino Superior para exercício docente, sob a perspectiva das futuras práticas pedagógicas. Objetivamos contrastar as implicações teóricas da BNCC com os processos de formação em licenciaturas, com vistas à atuação em um novo cenário educacional, em tese. A metodologia proposta para o estudo configura-se como revisão de literatura bibliográfica. Os resultados deste estudo revelam a necessidade de promover uma linguagem condizente entre propostas teóricas (BNCC) com os pressupostos formativos do Ensino Superior.
Transformando ferramenta em estratégia de aprendizagem
Na metade dos anos 60, um jovem estudante universitário britânico estava preocupado em como organizar suas notas de aula e de leitura. Sua capacidade de reter os conteúdos era inversamente proporcional ao volume de material a que era apresentado e que não parava de crescer. Com base em seus estudos de psicologia, em registros de técnicas mnemônicas antigas e em biografias de grandes personalidades, Tony Buzan, esse é seu nome, partiu para o desenvolvimento do que viria a ser conhecido como Mapas Mentais.
Educação e saúde: identificação morfológica e a importância médica dos escorpiões para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental
Ecologia e Meio Ambiente, Zoologia, Biologia e Biociências e Vivências de Sala de AulaOs acidentes com animais peçonhentos apresentam importância médica por causarem risco de vida às pessoas. E, entre os animais peçonhentos, os escorpiões se destacam pela quantidade de acidentes que causam anualmente e por sua letalidade em determinados casos. Um fator que favorece a disseminação dos escorpiões é a sua capacidade de se adaptar a viver nos centros urbanos, acentuando assim os riscos de envenenamento de seres humanos. Objetivando ensinar as características morfológicas e como se prevenir de possíveis acidentes, o presente trabalho atuou junto a estudantes do 7º ano, ensinando aspectos biológicos e de importância médica desses animais.
Manual prático de bons modos em livrarias
O Manual prático de bons modos em livrarias é daqueles blogs que você começa a ler uma postagem para distrair e quando vai ver acabou lendo tudo. O Manual tem várias funções. Uma delas, como o próprio nome diz, é ensinar a clientela sem modos que aparece no estabelecimento a se portar direito. Ao relatar situações cotidianas – e verídicas – que acontecem em uma livraria a autora mostra como há pessoas sem um pingo de educação; tratam o livreiro como se fosse um “empregadinho particular”, não dão “bom dia”, “boa tarde” e, ao perguntar sobre um livro, não pedem “por favor” nem agradecem quando têm seu pedido atendido. Assim, em vários dos diálogos reproduzidos, ela coloca observações bem espirituosas sobre como as pessoas devem falar para serem minimamente gentis.
A resistência feminina contra a segregação do gênero durante o regime Taliban no Afeganistão
O presente artigo é parte da pesquisa que venho desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Geografia na USP (doutoramento). Trata-se de um estudo que procura acompanhar os debates sobre o uso das tecnologias no espaço de fluxos das redes comunicacionais onde é possível processar e armazenar informações em função da sua natureza técnica. Os usuários da rede se beneficiam comunicando-se uns com outros, criando networks, buscando dados e potencializando movimentos sociais.
Ctrl+C e Ctrl+V em ação: trabalhos escolares copiados da Internet
Uma das queixas comuns entre os professores recai sobre a qualidade dos trabalhos que pedem aos alunos: são cópias descaradas de textos da Internet. Os comandos Ctrl+C e Ctrl+V (responsáveis respectivamente por copiar e colar o texto) são os grandes aliados dos alunos. Graças a essas ferramentas, parágrafos tirados da Internet ou mesmo textos inteiros transformam-se em trabalhos escolares prontinhos para entregar. Os alunos mais desatentos não se dão ao trabalho nem de formatar o trabalho – e deixam o endereço eletrônico lá mesmo, registrado na parte inferior da página. Ou seja, esfregando na cara do professor sua malandragem internética.