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Sequência didática sobre biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa
Ecologia e Meio Ambiente

A informatização do conhecimento é parte do processo de ensino-aprendizagem da atual geração, novidade para a geração anterior, que a utiliza para fins pessoais, mas ainda tem receio de aplicá-la na prática docente, e abstrato para os professores que estão no magistério há anos. Esse fato foi observado em 2020, com as significativas mudanças na relação entre professores e alunos intermediada por plataformas remotas de ensino, devido à pandemia da covid-19. Este artigo aborda a aplicação de uma sequência didática sobre os biomas brasileiros na perspectiva da aprendizagem significativa.

A experimentação no ensino de Ciências – reações químicas no Ensino Fundamental
Química e Vivências de Sala de Aula

O objetivo do presente relato de experiência é descrever as atividades experimentais desenvolvidas com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Educação Básica do Município de Rubim/MG, em Ciências, envolvendo conteúdos relacionados às reações químicas e tipos de reações químicas.

O uso de recursos na aula de Matemática

Jill Adler, em seu artigo Conceptualising resources as a theme for teacher education (2000), que trata da noção de recurso nas aulas de Matemática, conceitua-o, argumentando que os recursos devem ser entendidos não só como substantivo, mas também como verbo, como um recurso-em-uso.Adler adverte que a efetividade dos recursos no processo de ensino e aprendizagem está em estreita ligação com a forma com que seu uso é planejado, considerando as particularidades do contexto de aplicação e não somente a presença deles.

Metodologia de ensino da Literatura - Leitura na escola: as faces da opressão e do prazer
Língua Portuguesa e Literatura

Este artigo apresenta resultados de pesquisa relacionada a metodologias de leitura de livros de literatura entre alunos do 4º ciclo do Ensino Fundamental em escolas particulares do Rio de Janeiro. Considerou-se, como hipótese da pesquisa, que alguns professores ainda desenvolvem uma pseudoformação de leitores, a qual é fruto de ações alicerçadas em métodos opressores que obrigam o aluno a ler somente para cumprimento de um fazer burocrático da escola. Por outro lado, considerou-se também a hipótese de que existem várias alternativas metodológicas de sucesso para a formação de leitores proficientes, que leem por prazer muito além de qualquer projeto de leitura escolar. Para o desenvolvimento do estudo, realizaram-se pesquisas entre professores e alunos das escolas envolvidas, os quais responderam a questionários cujas perguntas foram direcionadas ao fim proposto, ou seja, descobrir quais metodologias contribuem ou não à formação de leitores. As respostas evidenciaram que a avaliação da leitura, a escolha dos livros de leitura, a destinação de tempo de leitura de tais livros em sala de aula, o compartilhamento de experiências leitoras entre os sujeitos educacionais e o uso adequado de espaços destinados à leitura estão todos diretamente relacionados ao sucesso ou não de qualquer projeto de leitura.

Metodologias ativas e suas potencialidades para a Educação a Distância, ensino remoto e híbrido
Educação a Distância

O objetivo deste artigo é apresentar duas metodologias ativas em evidência no contexto educacional: a sala de aula invertida e a aprendizagem baseada em problemas. Elas ganham destaque neste trabalho por suas potencialidades para serem aplicadas na Educação a Distância, no ensino remoto emergencial, o qual foi caracterizado pela reestruturação educacional ocasionada pela pandemia da covid-19, e no ensino híbrido. Tendo isso em vista, este trabalho apresenta reflexões de metodologias possíveis e viáveis de serem executadas em sala de aula por meio da internet.

Jogo de tabuleiro: uma proposta didática para o processo de ensino-aprendizagem em Fisiologia Animal
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O estudo de Fisiologia Animal é bem complexo, uma vez que estuda a funcionalidade dos sistemas. Nesse contexto, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o rendimento da aprendizagem dos alunos, com o uso do jogo de tabuleiro, como metodologia ativa no ensino de Fisiologia Animal e na aplicabilidade do aparelho digestivo de animais poligástricos. Para a construção da intervenção pedagógica, recorremos às contribuições teóricas de livros de Fisiologia Veterinária e de metodologias ativas. Os resultados obtidos revelaram que a experiência de metodologia ativa foi essencial para a aprendizagem dos alunos.

Criatividade e expressividade na escola: performance e dramatização em aulas de literatura
Cinema, Teatro e TV e Língua Portuguesa e Literatura

O presente relato descreve a experiência docente que vivenciei no componente curricular obrigatório Estágio de Literatura: Ensino Fundamental, do curso de Letras – Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande. O trabalho teve como propósito desenvolver a expressividade oral e corporal e a criatividade.

Questões em aberto: uma discussão filosófica da pedagogia atual

Este texto procura apresentar uma visão – simples a meu ver – de como nós, professores, poderíamos trabalhar, caso as instituições públicas realmente desejassem ver as leis sendo cumpridas. Então coletemos boas ideias. Aí vão elas:

Erros e mentiras

Fiorello La Guardia pode estar destinado a entrar para a história basicamente como o padrinho de um aeroporto. Mas foi um grande prefeito de Nova York nos anos duros da Depressão e da Segunda Guerra. (Minha certidão de nascimento traz sua assinatura - pelo menos na forma de carimbo.) Também possuía em abundância a característica que apreciamos muito, mas raras vezes encontramos em pessoas que assumem uma posição de destaque - a disposição de admitir seus erros ocasionais e inevitáveis. Em sua tirada mais famosa, La Guardia disse certa vez: "Quando eu erro, erro bem!”.

O uso do Winplot como software educativo no ensino da função quadrática
Avaliação e Vivências de Sala de Aula

O Winplot é um software que se apresenta como excelente ferramenta computacional cuja principal função é plotar gráficos. Além disso, permite trabalhar os gráficos de forma dinâmica. A investigação foi concebida metodologicamente, conforme pressupostos de uma pesquisa bibliográfica, com abordagens qualitativas, destacando o objetivo de apresentar as principais contribuições e os desafios do software Winplot no ensino da função quadrática. A pesquisa teve interlocuções com autores como Sousa, Lins e Abreu, Valentim e Oliveira e Pereira. O estudo mostrou que o uso do Winplot possibilita aprendizagens para discentes e docentes.