Biblioteca
Filtrar os artigos
Aulas de Deleuze para todos – a experiência do filósofo na Universidade de Paris 8 Vincennes-Saint Denis
O Centro Universitário Experimental de Vincennes, fundado em 1969, surgiu como uma resposta aos eventos de maio de 1968. A instituição, situada perto de Paris, tornou-se espaço de discussão e liberdade de pensamento naqueles anos de chumbo, sendo por isso palco de violentos confrontos políticos ocorridos no pós-68. Tanto estudantes como professores de Vincennes eram caracterizados por uma postura política e um pensamento mais radical.
Pesquisa na escola: Utilização de plantas medicinais pela comunidade escolar
Alvo de interesse de muitas pessoas e assunto constante em programas de televisão, a utilização de plantas medicinais está presente em qualquer boa feira de ciências realizada por escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Ensinando Física no quinto ano do Ensino Fundamental: uma proposta envolvendo magnetismo
FísicaEste artigo apresenta proposta sobre a alfabetização científica para os anos iniciais aplicada em escola pública, baseada em atividades práticas nas aulas de Ciências. O objetivo é inserir tais atividades práticas nas aulas do quinto ano escolar. O tema escolhido para as atividades é o magnetismo. A metodologia pesquisa-ação e a utilização de mapas conceituais contribuem para que a aprendizagem dos estudantes seja significativa.
Expressões urbanas: falar é preciso
Cidadania e ComportamentoEste ensaio tem como objetivo introduzir o conceito de linguagem apresentado por Heidegger como visões de mundo e movimentações das condições interiores do ser. Além disso, propõe-se a relacionar esse conceito de linguagem com as manifestações e expressões artísticas urbanas. Nessa perspectiva, a linguagem seria mais do que apenas transmitir ideias, informações e opiniões, permitindo-nos dizer e nos apropriar de expressões e situações que antes pareciam indizíveis e inatingíveis. Se as ruas podem ser vistas como espaços de resistência e de protesto, é essencial que possibilitemos a visibilidade das manifestações contidas nelas.
Os objetivos da Educação Física na escola e sua relação com a saúde segundo professores de uma universidade federal no Rio de Janeiro
Educação FísicaAo entrevistar cinco professores de licenciatura em Educação Física, Felipe Lameu dos Santos tentou identificar qual é, na opinião deles, o principal objetivo da disciplina a ser trabalhado nas escolas.
Sexualidade
Crianças descobrindo as diferenças entre meninas e meninos... Pais que sequer trocam de roupa na frente dos filhos... Meninas com o lado masculino mais aguçado... Meninos brincando de boneca... Pais que não querem nem pensar nas manifestações sexuais dos filhos...
Os jornaleiros vendem alguns tesouros
Uma das coisas mais atraentes numa banca de jornal é a variedade de revistas. Pelas cores das capas, pelos variados títulos, pelas diferentes programações visuais. É uma diversidade que não se encontra, por exemplo, numa farmácia, numa loja de peças ou mesmo entre os jornais. Talvez num supermercado.
As inovações tecnológicas a serviço da educação
Desde fins do século XIX, as grandes invenções ou inovações tecnológicas do mundo das comunicações têm sido associadas ao seu potencial de uso pela educação. Primeiro foi o telégrafo, depois o telefone, em seguida o cinema, e assim por diante. Essa era a ideia que inventores e visionários tinham tanto da tecnologia como da educação. Juntavam uma a outra, porque as valorizavam ao máximo e desejavam ver suas invenções produzindo benefícios para toda a humanidade.
Um universo de descobertas
O Colégio Estadual Teotônio Brandão Vilela, colégio público da cidade de Itaocara, localizada no noroeste fluminense, desenvolve uma série de projetos com o intuito de melhorar os processos de ensino e aprendizagem das várias turmas dos segmentos de ensino fundamental e médio que oferece.
Tecnologia: primordial para a Educação?
Que ela já se tornou essencial para boa parte da sociedade, isso é fato, não se discute! Mas, e quanto à importância das novas tecnologias em sala de aula? Seria a tecnologia primordial ou não para a Educação?