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A educação e os meios de comunicação

Não creio que exista dúvida sobre o importante papel da mídia nos dias atuais. Sabemos de sua importância no campo da socialização de informações, da ressonância em publicidade no que toca ao cenário das políticas públicas, à democratização das informações e à necessidade de liberdade de sua ação no que se refere ao fortalecimento dos pilares da democracia. Não obstante sua importância, a mídia como veículo de informação na educação vem se revestindo, nas últimas décadas, de roupagens constrangedoras, complexas e perigosas.

O romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo, e os cortiços de hoje: reconhecendo as segregações socioespaciais na área da Lapa /RJ, por meio do trabalho de campo em Geografia
Geografia e Língua Portuguesa e Literatura

O trabalho de campo aqui apresentado nasce da ideia de aliarmos Geografia e Literatura, por meio do romance O Cortiço, de Aluísio Azevedo. Esse romance foi lançado pela primeira vez em 1890, e em sintonia com a doutrina naturalista, escola literária que nasceu na França e que buscava denunciar os fatos reais da sociedade, logo inspirando Azevedo, sendo esse o mais importante escritor naturalista aqui do Brasil.

Análise de desempenho em teste de agilidade: educação física escolar x iniciação esportiva em futsal
Saúde e Educação Física

A agilidade é uma capacidade física que permite ao indivíduo realizar movimentos rápidos e com grande vigor. É muito importante na prática esportiva em diversas modalidades, e no cotidiano em conjunto com outras capacidades físicas resulta em um indivíduo autossuficiente. O presente estudo teve como objetivo avaliar o nível de agilidade de crianças em âmbito escolar e praticantes de futsal. Foi avaliado o nível de agilidade de 14 escolares do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, e 14 praticantes de futsal também do sexo masculino com idade entre 10 e 12 anos, através do teste Shuttle Run, feito em três baterias, com intervalo de dois minutos entre cada bateria.

Vitamina C: concepções prévias e pós-experimentais com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental
Biologia e Biociências

Este trabalho visa a avaliar as concepções de alunos do Ensino Fundamental sobre vitamina C antes e após a realização de um experimento em sala de aula. A metodologia foi constituída por questionário prévio, experimentação e observação dos alunos durante a experimentação e questionário pós-experimental.

Timor-Leste: reaprendendo a língua portuguesa com a ajuda do Brasil

Hoje, em nossa era democrática, esperamos ter acesso a todo e qualquer tipo de informação, sem restrições de ordem moral ou política. Afinal, já não vivemos mais em uma ditadura, já existe liberdade de imprensa e a globalização promove uma maior integração entre os povos espalhados pelo mundo. Mais ainda: em busca de um fortalecimento cultural e mesmo econômico, os países de língua portuguesa estão se aproximando cada vez mais. Isso tem acontecido de forma constante, talvez o último exemplo seja o recente acordo ortográfico. Entretanto, por muito tempo, não tivemos acesso a informações sobre o Timor, e muitos ainda desconhecem aspectos importantes de sua história.

Conrad Gesner e a sistemática biológica

Um dos mais antigos ramos das ciências da vida, a sistemática biológica, lida com a descoberta e a organização dos padrões de diversidade dos organismos, representando sua história evolutiva através de classificações. O vasto edifício da sistemática moderna deve muito ao trabalho pioneiro de Conrad Gesner – Historia animalium, primeiro volume publicado em 1551, que forneceu importante arcabouço para o desenvolvimento daquela ciência.

Novas mídias, novos formatos, novas plataformas

A atual diversidade de canais de comunicação e de formas de expressão é, ao mesmo tempo, estimulante e confusa. Certas denominações e nomenclaturas também não ajudam no entendimento do que são na realidade. “Mídia”, “formato” e “plataforma”, por exemplo.

História passando na sua timeline: possibilidade de uso do Facebook nas aulas
Computação e Tecnologias, História e Vivências de Sala de Aula

O presente artigo é um relato de experiência resultante da prática docente em uma escola em Uruará, no oeste do Pará. O projeto tinha como objetivo integrar o estudo da disciplina de História ao acesso ao Facebook, na época a rede social de maior acesso dos alunos daquela unidade escolar. O uso previa que os alunos desenvolvessem o hábito de estudar além dos horários na sala de aula, aprimorando ainda outras habilidades importantes para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, como a argumentação, a produção textual e a confrontação com textos diversos. O projeto foi aplicado na escola durante todo o ano de 2017 e metade do ano de 2018, com alunos das três séries do Ensino Médio.

Jornal da EJA: uma experiência e tanto...
Vivências de Sala de Aula e Língua Portuguesa e Literatura

É consenso que a heterogeneidade caracteriza o corpo discente da EJA. Mais do que nas classes de ensino regular, cada turma e cada estudante tem uma história peculiar, em razão de competências específicas, de conhecimentos prévios particulares e de experiências vivenciadas ao longo de suas trajetórias de vida e de escolarização.

Contação de histórias como prática pedagógica na formação de leitores/escritores na metodologia sociointeracionista
Língua Portuguesa e Literatura

Uma investigação realizada em uma escola particular em Seropédica-RJ traz resultados sobre a prática pedagógica sociointeracionista, a fim de verificar a ação pedagógica dos professores e os resultados obtidos com a contação de histórias. Notou-se que as narrativas trabalhadas na escola nesse período tornaram-se efetivas para facilitar situações desafiadoras, como aguçadoras de curiosidades, construtoras de pensamento crítico, estimuladoras de leitores e fortalecedoras de vínculos sociais, educativos e afetivos.