Biblioteca

Filtrar os artigos

Pesquisar na Biblioteca

Selecione uma ou mais opções

Nível de ensino

Selecione uma ou mais opções

Natureza do trabalho

Selecione apenas uma opção

Categoria de Ensino

Selecione uma ou mais opções

Ciências Ambientais

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Educação

Letras, Artes e Cultura

Políticas Públicas


Filtros aplicados:

Busca: indisciplina uma forma de aprendizagem
Limpar filtros
Texto e contexto: a Linguística aplicada ao ensino de Língua Portuguesa

Este texto analisa as contribuições/implicações dos postulados da Linguística Contemporânea para o ensino de Língua Portuguesa, mais especificamente, abordando as alterações que ocorrem na metodologia de ensino dessa disciplina em virtude dos reflexos das investigações linguísticas.

Práticas de multiletramentos e letramentos críticos: outros sentidos para a sala de aula de línguas
Formação de Professores

Neutralidade na língua não existe. Todo e qualquer texto escrito traz em si um posicionamento ideológico, uma identidade, confere poder. Os textos são situados e posicionam o leitor. O ponto inicial para a aprendizagem é perceber que, com base na leitura crítica dos textos, os textos são representações parciais do mundo.

A professora que aprendeu a cantar
Vivências de Sala de Aula, Língua Portuguesa e Literatura e Música

Desde criança ela sonhava ser professora; roubava giz da sala de aula em que estudava para melhorar sua prática em casa, na sala de estar, no quadro-negro que ganhara. Na universidade sua competência era reconhecida por professores e colegas. Foi selecionada para trabalhar numa escola dos sonhos. Era seu primeiro dia, na série em que sempre desejou atuar. Aí aconteceu.

Natal, sempre Natal
Outras Mais Específicas

Não basta preparar os enfeites para ter uma ótima noite de Natal; é preciso recuperar a alegria, o conforto espiritual de uma consciência reta, a fé; é preciso deixar de lado raiva, tristezas e mágoas; é preciso ter o prazer da comunhão, do perdão e da paz.

Como administrar as finanças dos filhos
Cidadania e Comportamento

Se lidar com dinheiro é difícil para os adultos, quanto mais para crianças e adolescentes. Por isso, tal assunto interessa, recebe e divide a opinião de pais e filhos.

Flores de plástico não morrem... Mas podem matar

Há uns oito anos, uma amiga me disse que, quando fazia compras, não usava as sacolas do supermercado, enfiava tudo na mochila para não gastar plástico à toa. Achei interessante a ideia e comecei a imitá-la. Tanto as caixas do supermercado como os outros clientes da fila ficavam olhando, interrogativos. Nos dias de hoje, tal conduta exótica vem ganhando cada vez mais adeptos. Embora o número ainda seja pequeno, os olhares já não são de estranhamento total; a maioria entende de imediato o motivo da ação. Isso mostra que o exotismo de anos atrás virou uma questão de cidadania atualíssima, e os eco-chatos de outrora nada mais eram do que vanguardistas bem intencionados.

Textos na alfabetização
Formação de Professores e Vivências de Sala de Aula

Os textos a serem utilizados em processos de alfabetização devem ter como prioridade alguma ligação com a língua utilizada na oralidade e na escrita. Numa história, as frases transmitem informações, têm sentido, ainda que o texto em si seja simples. Assim será possível despertar nas crianças o desejo, o interesse por ler.

A Educação com Pessoas Jovens, Adultas e idosas (Epjai), a Matemática e o Cordel: a história de um encontro
Matemática e Vivências de Sala de Aula

O formato do resumo já diz ao que o texto vem:
ele vem escrito em versos não por desprezo ou desdém
das normas da Academia (nós sabemos que ela as tem!);
mas pra adiantar o tema, numa expressão enfática,
que é a articulação literária, política e didática
da Educação com jovens, gente adulta e com mais prática
com a arte do Cordel
e saberes de Matemática.

Tintas naturais como proposta de atividade de Educação Ambiental, Ciência e Artes
Ecologia e Meio Ambiente, Geografia e Educação Artística

Uma das formas de valorizar o meio ambiente é apresentar usos da natureza, numa prática interdisciplinar. Ao utilizar materiais de diferentes solos para a elaboração de trabalhos artísticos, é possível mostrar a importância dos recursos naturais e motivar os estudantes a mudar seus hábitos, melhorando suas práticas em relação à preservação do meio ambiente.